domingo, 22 de janeiro de 2017

Memória do futebol de Caçapava do Sul (I)

Todo o material sobre o futebol de Caçapava do Sul me foi enviado pelo amigo Nilvo Torres Dorneles (nilvovotorres@yahoo.com.br), que mantém uma coluna na imprensa local, denominada "Memória do Futebol Caçapavano".

Nesta primeira publicação, o Nilvo me enviou cinco fotos com os respectivos textos para cada clube. As principais agremiações de Caçapava do Sul são Caçapava, Aymoré, Gaúcho e Floriano. Destes, apenas Caçapava e Floriano ainda estão em atividade.

O material do Corinthians é importante também, pois, embora não fosse da primeira divisão, era uma espécie de time para formação de jogadores,  que depois eram disputados pelos outros clubes. A propósito, o time do Nilvo é o Caçapava, o maior vencedor em número de títulos e de maior torcida. Os textos estão exatamente como foram publicados.

Ele também tem algum material (menos fotos) de times de São Gabriel que vinham jogar em Capava do Sul na década de 40, que será publicado no blog.

Ele também tem algum material (menos fotos) de times de São Gabriel que vinham jogar em Capava do Sul na década de 40, que será publicado no blog.
O século XX estava finalizando sua segunda década e o futebol já estava criando raízes para se tornar o esporte mais amado pelos brasileiros.

Em Caçapava do Sul, um grupo de cidadãos, liderados por Hermínio Pinós Duarte, decidiram criar um clube de futebol para introduzir de forma organizada este esporte em nossa cidade. E assim, em 12 de outubro de 1919, à sombra das Casuarinas, nascia o Caçapava Futebol Clube com as cores vermelho e branco.

Foi um acontecimento para a cidade, várias pessoas, entre adultos, jovens e crianças, participaram da solenidade de fundação. O fardamento inicial e a bola foram doados por Hermínio Duarte, o baluarte da fundação do Caçapava.

Provavelmente, os fundadores não faziam ideia da dimensão do que estavam criando, pois o Caçapava F.C., em pouco tempo, viria a se tornar o clube mais popular e de maior torcida em toda a história do futebol de Caçapava do Sul.

O esquadrão que disputou a partida inaugural em 20 de janeiro de 1920 estava assim formado:

Guarda-valas: Esteliano Silva. Beques: Luiz Coelho Leal, Paulo Mariath. Alfes: João Feliciano Chaves, Felício Trípoli, Sebastião Machado. Linha: Francisco Cunha, Remy Gorga, Percival Godói Ilha, Hermínio Duarte, Argeu Cheuiche

Não encontramos registro sobre qual foi a equipe que enfrentou o Caçapava na partida inaugural. Porém, sobre o local de sua fundação, embora muitas pessoas pensem que foi junto à árvore Magnólia da Rua 15 de Novembro, a solenidade, na verdade, ocorreu junto às árvores da espécie Casuarina que existiam no terreno da família Duarte.

A partir da criação do Caçapava, seguiram-se outros clubes de futebol, alguns de vida curta e outros que se tornaram tradicionais, como o Gaúcho, Aymoré e Floriano.



AYMORÉ ESPORTE CLUBE

A partir da fundação e do desenvolvimento das atividades do Caçapava F.C., a prática do futebol começou a ganhar admiradores, aumentando o interesse da população por este esporte.

Como um único clube de futebol não era suficiente para que todos os interessados pudessem participar e jogar, um grupo de cidadãos formado principalmente por pecuaristas, decidiu fundar outro clube de futebol. Assim, em 08 de setembro de 1924, originado do Clube Militar, surgia o Aymoré Esporte Clube, o tricolor de Caçapava do Sul com as cores azul, vermelho e branco, também chamado de “Índio-Caçapavano”.

Em poucos anos o Aymoré E.C. viria a se tornar o principal rival do Caçapava F.C., rivalidade esta que foi a principal responsável pelo desenvolvimento do futebol na cidade.

Ao longo de sua existência, o Aymoré sempre esteve muito ligado ao meio rural, recebendo, inclusive, apoio financeiro de muitos pecuaristas do município, o que foi importante para o desenvolvimento de suas atividades.

No início dos anos 70, o Aymoré viria a se consolidar como referência no futebol de nossa região, tendo sido, inclusive, campeão estadual de amadores em 1974, título que coroou as comemorações de seu cinquentenário (1924-1974).


A fotografia abaixo é datada de 1929 e mostra uma das primeiras formações do Aymoré. 



ESPORTE CLUBE GAÚCHO

Na quarta década do século XX o futebol já havia se consolidado como uma das principais atividades de entretenimento para a população de Caçapava do Sul. O futebol vinha sendo praticado na cidade a cerca de 20 anos e, durante este período, a rivalidade entre Caçapava F.C e Aymoré E.C. foi formada, criando na cidade algo semelhante a rivalidade da dupla Gre-Nal no Estado.

No contexto desta nova paixão esportiva, um grupo de cidadãos liderados pelo doutor Paulo, funcionário do Departamento de Produção Animal, de Caçapava do Sul, decidiram fundar um clube de futebol, com o objetivo de criar uma nova via esportiva para a população, além da dupla Ca-Ré.

Desse movimento nasceu o Esporte Clube Gaúcho, fundado no ano de 1943, com as cores vermelho e preto por influência do doutor Paulo, que era torcedor do Flamengo, do Rio de Janeiro.

Para a partida inaugural foi convidado o Caçapava F.C., o qual aceitou honradamente o convite para ser o padrinho do novo clube de futebol da cidade. A partida inaugural foi realizada no Campo do Engenho, no dia 14 de janeiro de 1943 (não encontramos registro sobre o escore da partida).

Logo após sua fundação, o Gaúcho iniciou, de forma organizada as suas atividades, tendo à frente um grupo de dirigentes entusiasmados que começou a trabalhar ativamente, conseguindo, entre outras coisas, tornar o Gaúcho um clube com apelo popular.

Ao longo de sua história o Gaúcho se consolidou, também, como um clube formador de atletas, pois pela sua base passaram vários jogadores que fizeram história no futebol da cidade.


A fotografia abaixo é datada de 14 de janeiro de 1943 e mostra a primeira formação da história do Gaúcho, sendo esta a equipe que disputou a partida inaugural com o Caçapava F.C., no Campo do Engenho. 

Infelizmente, somente cinco pessoas puderam ser identificadas, são elas: Orlando Alves, José Trindade e Oscar Fagundes (1º, 2º e 8º agachados da esquerda para direita, respectivamente), Tita Martins (4º de pé da esquerda para a direita) e Rivadávia Severo (o mascote bem na frente da equipe).


GRÊMIO ESPORTIVO CORINTIANS

Em 1951 foi criado no município o Curso de Admissão ao Ginásio, curso que deu origem ao Colégio Estadual Nossa Senhora da Assunção. Um grupo de alunos deste Curso, movidos pelo entusiasmo estudantil, decidiu criar um clube de futebol, para, entre outras finalidades, promover a congregação da recém formada comunidade estudantil.

Assim, no segundo semestre do ano de 1951, foi fundado o Grêmio Esportivo Corintians, com as cores bordô, verde e branco. Devido a esta “origem estudantil”, o Corintians, durante sua existência, sempre esteve ligado ao Colégio Estadual. Esta ligação era tanta que, invariavelmente, as pessoas o identificavam como o “time do Ginásio” ou o “time dos alunos do Ginásio”.

A partida inaugural foi realizada no areião da Praça Oswaldo Aranha, na data de 20 de setembro de 1951, tendo como adversário um time da cidade chamado Esperança.

O primeiro presidente do Corintians foi o senhor Eno Miranda, que também era zagueiro do time. A honra de ser o primeiro capitão coube ao senhor Amauri Machado.

A agremiação participou dos campeonatos da 1ª divisão até o ano de 1955. A partir de 1956 passou a disputar somente os campeonatos da 2ª divisão, participando, também, de torneios realizados no interior do município.

O primeiro título conquistado foi em 1953, onde sagrou-se campeão do "Torneio da Independência", competição realizada na Semana da Pátria que teve a participação de várias equipes da cidade e interior.

A fotografia é datada de 20 de setembro de 1951 e mostra a formação que disputou a partida inaugural, equipe composta pelos seguintes jogadores:

Em pé – Nicanor Silveira (árbitro), Aldo Melo (Tinguinha), Telmo Gonçalves, Adão Tavares, Pedro Marques, Eno Miranda, Pedrinho, Rivadávia Severo. Agachados – José Abascal, Jair Amaral, Amauri Machado, Martim Mayora, Silvio Chaves.


GRÊMIO ESPORTIVO FLORIANO

A década de 1950 foi, sem dúvida alguma, uma época de ouro para o futebol de Caçapava do Sul. Já existiam várias agremiações na cidade e no interior, a Prefeitura havia construído o campo de futebol municipal (embrião do atual Estádio Aristides de Macedo), a Liga Municipal de Futebol foi reorganizada e o futebol dominava os assuntos nos Cafés e nas rodas de amigos.

Neste contexto, em 07 de setembro de 1955, nasce o GRÊMIO ESPORTIVO FLORIANO, originado de uma fusão entre os times Fronteira e Cruzeiro, este último ligado a Família Taschetto. As cores escolhidas foram o azul e branco.

Com o passar dos anos o Floriano, sempre capitaneado pela Família Taschetto, se tornou uma importante agremiação da cidade, disputando em igualdade de condições as competições municipais com o Caçapava F.C. e o E.C. Aymoré.

O Floriano atingiu seu auge em meados dos anos 60, época em que formou grandes times, mesclando jogadores caçapavanos com jogadores “importados” de outros municípios.

A fotografia é datada de 1965 e mostra a melhor formação da história do G.E. Floriano: Em pé: Izoel Lima, Garibaldi, João Clóvis, Vilmar Seixas, Carlos, Valtinho. Agachados: Josué Lopes, Robertinho, Catulino, Ita, Adãozinho.

O segundo jogador em pé (Garibaldi e o último agachado (Adãozinho) eram jogadores de São Gabriel que vinham jogar em Caçapava. Garibaldi era zagueiro da melhor estirpe. Adãozinho era um ponta esquerda fantástico.

Nenhum comentário: