quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O vitorioso time da ADC Frum

Vovô coruja não tem jeito mesmo. O Manoel Cardoso já antevê que o seu primeiro netinho, o Lorenzo, que está com um mês de vida, será um habilidoso meia da ADC Frum e da Seleção Brasileira. Que assim seja.

Esta foto é de um time formado por ex-jogadores da ADC Frum, em um jogo de confraternização. O amigo Manoel Cardoso está na foto. E nela também aparece o ex-jogador Lima, que atuou no Corinthians Paulista e Cruzeiro, de Belo Horizonte. É o penúltimo agachado, a contar da esquerda para a direita.

Time da ADC Frum Vila Maria, Vice Campeão da Copa Arizona de 1980. No jogo final perdeu para o Francisco Xavier (RJ), por 1 x 0. O jogo foi em Teixeira de Castro, estadio do Bonsucesso.

Time da ADC Frum Vila Maria, na Copa Arizona 1980.

Time da ADC Frun, que se sagrou campeão da Copa Arizona de 1979, com uma categórica vitória de 3 X 1, sobre o Kosmos, do Piauí. O quinto jogador em pé, da esquerda para a direita é o nosso amigo Manoel Cardoso.

Os campeões comemoraram muito a bonita conquista.

Ainda a comemoração.

A foto abaixo é da equipe juvenil do ADC Frum, da Vila Maria, em São Paulo, que ganhou tudo que disputou em 1975. O amigo Manoel Cardoso, que teve a gentileza de enviar a foto jogava nesse time, é o segundo agachado, da esquerda para a direita.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O time dos proletários (Final)


Fotos: Acervo do Bangu A.C.

História

A história do Bangu Atlético Clube começa realmente em fins do século XIX. Dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os filhos da terra ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva.

Das conversações, nasceu a idéia de fazermos um "field". "Field"era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Mas...e as bolas? Já havia uma trazida pelo técnico Thomas Donohoe, ou melhor, seu Danau (essa bola o que tudo indica, foi a primeira bola de futebol da Cidade Maravilhosa).

Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da Fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Alguém foi a Londres a seviço da Fábrica. Eis que um dia ao ser aberta, na fábrica, uma dessas caixas, encontrou-se bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enche-la e alguns pares de chuteiras.

Uma das primeiras formações do Time do Bangu (14/05/1905): da esquerda para a direita, última fila: José Villas Boas (Diretor), Frederick Jacques e João Ferrer (Presidente Honorário); fila do meio: César Bochialini, Francisco de Barros, John Starck, Dante Delocco e Justino Fortes; fila da frente: Segundo Maffeo, Thomas Hellowell, Francisco Carregal, William Procter e James Hartley.

Ao iniciar-se pois, o século XX, já se praticava o futebol em Bangu, em uma área cedida pela Companhia Progresso Industrial de Bangu (Fábrica Bangu) e que seria, como foi, um campo provisório, localizado bem ao lado direito das salas de trabalho então existentes.

Em dezembro de 1903, retornando de um passeio que fizera em sua terra natal, a Inglaterra, o Sr. Thomas Donohoe trouxe mais duas bolas de futebol. Sentindo o entusiasmo que despertava em todos, o novo jogo, o Sr. Andrews Procter sugeriu uma fundação de um "club". Após uma reunião preparatória, na qual tomaram parte os Srs. Andrew Procter, John Starck, José Villas

Boas, Thomas Donohoe, Clarence Hibbs, William French, William Procter, Martinho Dumiense, José Medeiros, José Soares, Frederich Jacques e Thomas Hellowell, quando se decidiu, defenitivamente, fundar-se o "club", dias após, precisamente a 17 de abril de 1904, na casa de número 12 da Rua Estevão (depois Rua Ferrer e hoje Av. Cônego de Vasconcelos) foi oficialmente fundado o Bangu Athletic Club, com a presença dos Srs. Andrew Procter, Clarence Hibbs, Frederich Jacques, John Starck, José Soares, Segundo Maffeu, Thomas Hellowell, William French, William Hellowell e William Procter.

Deixaram de constar na Ata de Fundação os nomes dos Srs. Thomas Donohoe, José Villas Boas e James Hartley. Acreditamos, todavia, que os referidos senhores terão deixado de assiná-la por algum lapso ou por motivo relevante os tenha impedido de comparecer a esta histórica reunião. Cremos que por justiça, deverão eles serem considerados como fundadores do Bangu Atlhetic Club. Seus nomes figuram ali, como Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal da Diretoria então eleita.

Primeiro Campeonato

No ano de 1906 foi disputado o primeiro Campeonto de Futebol do Rio de Janeiro e o Bangu, como um dos fundadores da Liga, tomou parte no mesmo. Sua estréia verificou-se no dia 20 de maio, no campo do lactose intolerantú, contra o Football and Athletic ao qual venceu de 3x1. A equipe do lactose intolerantú formou-se com os seguintes elementos: Manoel Mala, James Hartley e William. Paulo Maranhão, John Farrigton e Dante Delocco. Tom Harrinsom, Alfredo Guedes de Mello, Alexandre Leigh, Charles Hill e Robert Cross.

Primeiro time do Bangu, em 1906:

A Sua primeira partida internacional foi jogada em 24 de maio de 1919, no campo do Bangu A.C., quando fez um "match" treino, com a Seleção Argentina que disputou, na época, o Campeonto Sul Americano do Rio de Janeiro. Esta partida terminou com um empate de 1x1.

As razões das cores Vermelho e Branco do Clube

As cores vermelha e branca instituídas como as cores do Clube, são devidas a iniciativa dos próprios ingleses, em homenagem, por certo, a São Jorge padroeiro da Inglaterra, ou relembrando, quem sabe, o Southamptom F.C., Clube antiquissimo da Inglaterra, cujo Brazão é representado por três rosas (duas vermelhas e uma branca) e as camisas são iguais.

2008.
2005.
1999. (Foto: Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos)
1997.
1996.
1989. Em pé: Pestana - Bimba -Paulo Campos - Marcão - Paulo Paiva e Vágner. Agachados: Maciel - Robinho - Serginho - Marcelinho e Jorge Luís.
1988. Gilmar - Oliveira - Joel - Macula - Toby e Márcio Nunes - Gilson - Arturzinho - Gil - Israel e Pedrinho Vicençote.

1987. Campeão da Taça Rio de Janeiro. Bangu 3 x 1 Botafogo. Em pé: Gilmar - Márcio Rossini - Oliveira - Mauro Galvão - Racinha e Jacimar. Agachados: Marinho - Arturzinho - Tobi - Paulinho Crisciúma e Ado.

domingo, 16 de janeiro de 2011

O time dos proletários (II)

Fotos: Acervo do Bangu A.C.

1985. Vice-Campeão Brasileiro. Bangu 1 x 1 Coritiba. Em pé: Marinho - Jair - Oliveira- Baby - Márcio Nunes e Cléber (Preparador Físico). Agachados: Gilmar - Lulinha - João Cláudio - Mário - Ado e Israel.
1983. Em pé: Fernandes - Tião - Gílson Paulino - Tecão - Mococa e Lima. Agachados: Marinho - Arturzinho - Fernando Macaé - Mário e Ado.
1981.
1979.
1978. Em pé: Serjão - Edinho - Ademir - Sérgio Cosme - Cacau e Luís Alberto. Agachados: Fernandinho - Jorge Nunes - Luisão - Didinho e Gilberto.
1977.
1976.
1972.
1970.
1969.
1968. Em pé: Lincoln - Luís Alberto - Ubirajara - Pedrinho - Fidélis e Jai.me Agachados: Gijo - Sabará - Milton - Juarez e Aladim.
1966. campeão carioca. Em pé: Mário Tito - Ubirajara - Luiz Alberto - Ari Clemente - Fidélis e Jaime. Agachados: Paulo Borges - Cabralzinho - Ladeira - Ocimar e Aladim.
1965. Estadio Guilherme da Silveira.
1965. Em pé: Ubirajara - Luís Alberto - Pedrinho - Ari Clemente - Fidélis e Jaime. Agachados: Ladeira - Parada - Norberto - Ocimar e Aladim.
1964. Em pé: Fidélis - Aldo - Mário Tito - Paulo - Nilton dos Santos e Ocimar. Agachados: Pastinha - Paulo Borges - Bianchini - Parada - Roberto Pinto e Cabralzinho.
1963. Estadio Guilhermem da Slveira.
1963. Em pé: Hélcio Jacaré - Ubirajara - Mário Tito - Zózimo - Ocimar e Nilton dos Santos. Agachados: Paulo Borges - Bianchini - Parada - Roberto Pinto e Mateus.
1962.
1961. Em pé: Joel - Ubirajara - Zózimo - Romeu - Ananias e Nilton dos Santos. Agachados: Zé Maria - Bianchini - Ademir da Guia - Válter e Vermelho.
1960. Em pé: Joel - Ubirajara - Darci Faria - Zózimo - Hélcio Jacaré e Nilton dos Santos. Agachados: Ivo Medeiros - Rubens dos Santos - Décio Esteves - Beto e Djair
1959.
1958. Em pé: Joel - Ubirajara - Darci Faria - Zózimo - Hélcio Jacaré e Nilton dos Santos. Agachados: Ivo Medeiros - Rubens dos Santos - Décio Esteves - Beto e Djair.
1956. Em pé: Mário Tito - Aparecido - Ladeira - Gavilan e ???. Agachados: Dorival - Zizinho -Mário - Décio Esteves e Nívio.
1955. Em pé: Décio Esteves - Nadinho - Darcy - Bibi - Zozimo e Nilton. Agachados: Calazans - Hilton - Zizinho - Maneca e Nivio.
23-05-1954. Bangu 5 x 3 Santa Cruz (Espanha). Em pé: Hilton - Vaccari - Fernando - Torbis - Zé Alves - Alaíne e Hélio da Guia. Agachados: Xavier - Menezes - Zizinho - Luís Carlos e Nivio.
1953.
1952.
1951.