sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O "Coringão" centenário (Final)


Ídolos Corinthianos

Fotos: Acervo do S.C. Corinthians Paulista

Ronaldo.
Carlitos Téves.
Tupanzinho.
Dinei é o único jogador 3 vezes Campeão Brasileiro pelo Corinthians: 1990, 1998 e 1999. Além desse titulos Dinei conquistou também o Paulistão de 1999 e o Mundial de Clubes de 2000.
Marcelinho Carioca.
Biro-Biro.
Ronaldo, goleiro.
Neto.
Vladimir.
Zé Maria.
Gamarra.
Sócrates.
Carbone.
Rivelino.
Paulo Borges.
Gilmar, goleiro.
Cabeção.
josé Augusto Brandão, centro-médio e capitão do Corinthians.
Bataglia.
Osvaldo Brandão, grande técnico.
Baltazar.
Domingos da Guia.
Claudio.
Luizinho.
Idário.
Servilio.
Grané.
Del Debbio.
Jaú.
Neco.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O "Coringão" centenário (2)


Histórico resumido

Sob a luz do Cometa Halley, 1910 foi o ano da ousadia. O assunto que ganhava as ruas do bairro do Bom Retiro era o sonho de cinco operários, apaixonados por futebol, de criar um time de garra. Eram eles: Antônio Pereira, Carlos da Silva, Joaquim Ambrósio, Rafael Perrone e Anselmo Correia. Após o trabalho, os cinco amigos percorriam os campos nas várzeas convidando jogadores a se juntar ao time ainda em gestação. À noite, sob um lampião de gás, faziam o balanço da jornada.

À euforia com a organização do novo time foi acrescida a notícia da vinda ao Brasil do Corinthian Football Club, célebre team inglês criado em 1882 e espécie de embaixador do esporte bretão. Em 31 de agosto o esquadrão inglês derrotou a Associação Athlética das Palmeiras por 2 a 0 - nada a ver com o velho rival. A façanha impressionou.

Em 1º de setembro os cinco rapazes ganharam o reforço de oito amigos. Juntos resolveram fundar um time que, para alguns, deveria se chamar Carlos Gomes ou Santos Dumont, mas para a alegria da Fiel Torcida se chamou Corinthians. Assim mesmo, com um "s" a mais, já que a imprensa esportiva da época se referia aos jogadores do fabuloso esquadrão inglês como "os corinthians".

E foi em um sábado ensolarado, em 10 de setembro, que o time entrou em campo pela primeira vez. Desafiou o temível União da Lapa e perdeu por 1 a 0. Um ligeiro tropeço, mas, no jogo seguinte, a sina de vencedor se manifestou contra o Estrela Polar. Luiz Fabi abriu o placar, fazendo o primeiro gol da história do Sport Club Corinthians Paulista, e Jorge Campbell, o segundo. Resultado final: 2 a 0. Uma história de tradição e glórias mil estava apenas começando...


Maquete do futuro estádio do S.C. Corinthians Paulista, a ser construido na zona leste de São Paulo.
Festa do centenário.
2009. Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians campeã da Copa do Brasil.
2009. Campeão da copa do brasil.
2009. Campeão da Copa do Brasil.
2009. Campeão paulista.
2005. Campeões com o presidente Lula.
2005. Campeão brasileiro.
2002. Campeão da Copa do Brasil.
1999.
1998.
Troféu Ramon de Carranza, ganho em 1996. (Fonte: Arquivo Victor Hugo)
1995. Campeão dos campeões. Marcelinho comemora o gol contra o Palmeiras. (Fonte: (Fonte: Livro "A História do Campeonato Paulista", de Valmir Storti)
1994.
1990. Campeão brasileiro. (Fonte: Livro "A História do Campeonato Paulista", de Valmir Storti)
1983. O último título da geração Sócrates. (Fonte: Livro "A História do Campeonato Paulista", de Valmir Storti)
1982. Campeão, com a chamada "Democracia Corinthiana. (Fonte: Livro "A História do Campeonato Paulista", de Valmir Storti)
1977.
1977. Corinthians volta a conquistar o título. Basilio marcou o gol contra a Ponte Preta, que quebrou um tabu de 23 anos no campeonato paulista. (Fonte: Livro "A História do Campeonato Paulista", de Valmir Storti)
1974. Placa "Homenagem da Diretoria".
1973. (Fonte: Acervo do S.C. Corinthins Paulista)
1968-1969.
1965. (Fonte: Acervo do S.C. Corinthins Paulista)
1963. (Fonte: Acervo do S.C. Corinthins Paulista)
Anos 60. A bola quadrada.
Todo clube tem em sua torcida muitos fatos estranhos e de paixão. Com o Corinthians não poderia ser diferente, e alguns fatos de seus "fanáticos" serão mostrados a seguir, a fim de esclarecer o que o time exerce em seus torcedores.

O primeiro fato que mencionaremos, talvez um dos mais engraçados, é o de uma bola quadrada até hoje guardada no clube. Durante uma partida do Corinthians, foi jogada em campo uma bola quadrada que ninguém sabe quem jogara, mas o que importou é que foi o corintiano se divertiu muito e mantém a história viva, porém oculta, até hoje na história do clube.

Outro caso é do torcedor José da Costa Martins que, na década de 20, a cada gol que o Corinthians marcava nos jogos acendia um charuto. Por esse motivo Martins ficou conhecido como torcedor "mosqueteiro corinthiano" (mascote do time), que está sempre fumando um charuto. Esse fato mostra as manias que muitos corintianos têm em relação ao clube, retratando a paixão de torcedor.

1960. Em pé: Oreco - Ari Clemente - Olavo - Egidio - Cabeção e Roberto Belangero. Agachados: Lanzoninho - Luizinho - Joaquinzinho - Rafael e Guimarães. (Fonte: Acervo do S.C. Corinthians Paulista)

1959.

Oreco e Benê.
1955. Troféu mais querido do Brasil. (Fonte: Arquivo Victor Hugo)
As Organizações Victor Costa (futura Rede Globo) promoveram um concurso para escolher o time mais querido do Brasil, através do voto popular. Com 471.450 votos, o Corinthians ficou a frente do Flamengo (155.300 votos) e levou mais esse belo troféu para casa.