sexta-feira, 13 de março de 2009

Pelé em outros clubes

A maioria das fotos abaixo foram extraidas do site de Milton Neves, ums dos maiores jornalistas esportivos do país, e que realiza notável trabalho de preservação da memória futebolistica brasileira.

Pelé no Exército

Seleção militar de futebol, com Pelé, campeão sul-americana de 1959.


Em 1958, a Esportiva de Guaratinguetá ganhou por 4 X 3 da seleção do Exército “reforçada” pelo soldado Pelé. O ataque perdedor teve Bataglia, Parada, Pelé, Walter (ex-Bangu) e Parobé (ex-Juventus). (Foto do acervo do ex-jogador Tupi, da Esportiva nos anos 50 e 60. Ele “parou” Pelé. Na imagem, da esquerda para a direita: Lima, Baracho, Ronaldo, Pelé (de soldado) e René.)

Pelé com a camisa do Olaria

Foto do Santos, em 1964, com os jogadores envergando camisas dos times cariocas, como retribuição recebida pelo apoio durante as exibições no Maracanã, que culminaram com a conquista do Mundial Interclubes, em 1962”. Em pé: Lima (camisa do Campo Grande) - Ismael (camisa do Madureira) - Joel Camargo (Flamengo) - Olavo (Vasco da Gama) - Mengálvio (América) - e Gylmar (o único com a camisa do Santos). Agachados: Peixinho (Bangu) - Rossi (São Cristóvão) - Toninho Guerreiro (Portuguesa) - Pelé (Olaria) e Pepe (Fluminense. (Foto: Sarkis)

Pelé jogou no Vasco em 1957

Poucos devem se lembrar, mas Pelé jogou pelo Vasco da Gama. Isso aconteceu no torneio do Morumbi, realizado em 1957, com jogos disputados no Maracanã. Além do clube da cruz de malta também participaram Flamengo, Belenenses de Portugal e Dínamo da Iugoslávia.
O Santos cedeu alguns jogadores ao Vasco que tinha sua equipe principal jogando pela Europa. Entre os jogadores do Santos estava um menino, chamado Pelé, que já despontava como um futuro craque. Melhor para o clube de São Januário, que brilhou no torneio representado pelo combinado Vasco-Santos.
A estréia do Vasco no torneio foi arrasadora. Goleou o Belenenses por 6 x 1 com Pelé fazendo os três primeiros gols da partida ainda no primeiro tempo. Alvaro dois e Pires contra completaram o marcador para os brasileiros. Matateu fez o gol dos portugueses.
O jogo foi realizado no dia 19 de junho no Maracanã. O Vasco teve a seguinte formação: Vagner - Paulinho de Almeida e Belini - Urubatão - Brauner e Ivan - Iêdo (Artoff) - Pelé - Alvaro - Jair da Rosa Pinto (Waldemar) e Pepe.
Três dias depois, os vascainos voltaram ao campo para enfrentar o Dinamo de Zagreb. O resultado foi de 1 x 1. Pelé fez o gol brasileiro.
No dia 26, o jogo foi contra o Flamengo. Novamente 1 x 1. Dida abriu a contagem para o Flamengo e Pelé empatou para o Vasco.
Mais três dias, e o time de Pelé enfrentou o São Paulo no Pacaembú. Mais uma vez, um empate de 1 x 1. Gino marcou para o São Paulo e novamente Pelé fez o gol dos vascainos.
Começava, e muito bem, a carreira de Pelé junto aos cariocas. A torcida do Rio de Janeiro sentia que ali estava um futuro ídolo do futebol brasileiro. (Fonte: Jornal dos Sports-RJ

Em 1957, pelo combinado Vasco-Santos.

Pelé com as camisas de São Paulo e Palmeiras

Pelé foi o garoto-propaganda da campanha "Nestlé torce por você", realizada o ano passado. Para estrelar a peça, o Rei teve que vestir a camisa dos 20 clubes da Série A e dos sete times de maior torcida da Série B, entre eles o Corinthians.
A campanha distribuiu R$ 7 milhões em prêmios, entre milhares de ingressos para jogos do Campeonato Brasileiro, sorteios de camisas exclusivas dos times de futebol, viagens, além do prêmio final no valor de R$ 700 mil. (Fonte: Site do Milton Neves)

(Foto: Site do Milton Neves)

Em 2007, quando a equipe Sub-17 do São Paulo disputou o torneio “Desafio Pelé de Futebol Internacional”, em Sheffield, na Inglaterra, a garotada recebeu uma visita muito especial: Pelé, que estava acompanhado do presidente são-paulino Juvenal Juvêncio. O Atleta do Século aproveitou o momento e rasgou elogios ao clube paulista, que o presenteou com uma camisa personalizada.

(Foto: Globosport.com)

Pelé com a camisa do Fluminense

Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé vestiu a camisa do Fluminense em uma única ocasião. No dia 26 de abril de 1978, entrou em campo pelo tricolor na Nigéria para ajudar a divulgar uma excursão da equipe por campos africanos.
Naquela tarde, o Flu venceu por 2 a 1 o Racca Rovers, de Lagos. Os gols do time brasileiro foram marcados por Marinho e Artur.

Da esquerda para a direita vemos o técnico Paulo Emílio - Marinho Chagas - Miranda - Renato - Gildásio - Arthurzinho - Dário - Geraldão - Gilson Gênio - Edevaldo - Pelé e Rubens Galaxie.

Pelé no Flamengo

O rei do futebol, aos 39 anos, depois de eter abandonado a carreira, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da imensa nação rubro-negra, formando uma dupla de sonhos.
Este jogo histórico foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve 140 mil assistentes e renda revertida para as vítimas das enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.
Pelé atuou nos 45 minutos iniciais e depois foi substituido por Luizinho. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com Zico, relembrando a antiga dupla Pelé x Coutinho.
O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1, após empate de 1 x 1 no primeiro tempo. Os gols do Flamengo foram marcados por Zico (3), Luizinho e Cláudio Adão. O gol do Galo foi de Marcelo.
O Flamengo jogou com Cantarele - Toninho - Rondinelli (Nelson) - Manguito e Junior - Andrade - Carpegiani (Ramirez) e Zico (Cláudio Adão) - Tita - Pelé (Luizinho) e Julio Cesar (Reinaldo). O Galo atuou com João Leite - Alves - Osmar - Luizinho e Hilton Brunis - Cerezo - Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro - Serginho (Pedrinho) - Dario e Ziza (Vilmar).
Este jogo, certamente, entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções, brasileiras e regionais. Estes times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou sua brilhante trajetória, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país.
Marcou, ao longo de sua carreira, 1281 gols, em 1375 jogos, com a incrível marca de
0,93 gol por partida disputada (quase um gol por jogo).
Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional.

Pelé e Zico no Flamengo contra o Atletico Mineiro em 06-04-1979. (Foto: Jornal dos Sports-RJ)

Pelé, com Nelson a esquerda e Claudio Adão a direita.

No melhor estilo capacete Júnior tirou foto com Pelé no vestiário do Maracanã no dia em que o rei vestiu a camisa do Mengão.

Pelé ao lado de de Tita a esquerda e Nelson a direita.

Este quadro faz parte do acervo do bar Pirajá, em São Paulo. ( Foto: Marcelo Rozenberg)

Capa da revista Placar.