segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Histórias do Pari XI

Estrela de Primeira Grandeza

Mais uma formação do tradicional Estrela do Pari. Identificados apenas o treinador, “seu Dito” e no meio do ataque, “Jacaré”. (Foto: Arquivo do “Mingo”)


Infantil do Serra Morena, anos 60

Esta foto pertence aos Arquivos da Associação Atlética Serra Morena, que foram franqueados pelo seu presidente de então, senhor Celso Lopes. Na verdade a acolhida que tive no Serra Morena foi muito boa. Recebemos várias informações por parte do próprio Celso, do senhor Tito (ex- presidente) e senhor Lica, do Lívio.

A parte técnica, onde foram transpostas as fotos, que estavam em quadros com vidro à frente , para o nosso blog, foi executada pelo José Fernando Rebelo Gonçalves, com grande apuro e esmero.  

Enfim, esta foto da década de 60, que para muitos pode parecer uma foto simples, tem um todo de trabalho especial por trás de sua exibição. Na verdade, ela é a primeira de uma série de fotos que postaremos aos poucos e que visam homenagear um clube, que no nosso bairro dá show de bola no quesito organização, sem absolutamente desmerecer aos demais.

O clube foi fundado na década de 20, por dois portugueses na rua Canindé. O nome foi fundado em homenagem ao lugar que ambos nasceram e que faz uma das  divisas de Portugal com a Espanha. 

A foto acima é  de um trecho da serra Morena. Voltemos ao nosso Serra Morena, a foto é do Infantil, que jogava aos domingos na hora do 
almoço, no horário entre o Extra e o Esporte. 

Posso relatar alguns nomes apenas, infelizmente, como o Vitor Português, o Evaristo, o Luizinho, o Wagner e o senho Guiomedes. Era um time bom. (Jayme Antônio Ramos)

Montreal Club

Maio de 1962, o grande Montreal. Vemos o Mingo, Valdir, Wilson, Duro, Tito e José "Salmoura" Rodrigues em pé. Agachados: Pascoal, Vicentinho, Carlinhos, Aldinho, Souzinha e Mário. Alguns nomes não foram lembrados. (Foto: Arquivo do Domingos Curci Sobrinho)

Estrela Forte

Alguns atletas de uma das muitas formações fortes que teve o Estrela do Pari F. C. em sua brilhante história. Nesta foto do Arquivo do Domingos Curci Sobrinho vemos o Odair, o Paulinho, o Waldir, o Jacaré e o Apito.

América do Pari


Foto do arquivo do Aderbal Amaral, que comandava zaga do América.

Bandeirantes do Pari


Esta foto, pertencente ao arquivo de Domingos Curci Sobrinho é do time do Bandeirantes, em um jogo entre Casados X Solteiros, que terminou empatado em 1 X 1 e foi realizado no campo do Silva Telles.

O campo ficava onde até há pouco tempo se situava a Balanças Filizola, na hoje Avenida Marginal com a rua Joaquim Carlos. Por sua vez o Bandeirantes, nessa época ( 19/10/58), era uma equipe forte. A sua sede era no bar da rua Itaqui com a Paganini. Na foto vemos, entre outros. o Chicão, o Albella e o Tito.