quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fundado no dia 08 de agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão, o museu funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 9 às 11h30 e 15 às 17h30. Aos sábado, de 09 às 11:30h. O museu foi batizado com o nome de Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida), um alagoano que começou jogando no CSA, se transferiu para o Flamengo onde passou doze anos. Dida foi tri-campeão carioca em 1953/54/55.

Na decisão do tri-campeonato, no jogo Flamengo 4 x América 1, Dida fez os quatro gols do Flamengo. Deste clássico o museu guarda a camisa usada por Dida, que se encontra junto com as faixas do tri-campeonato. Dida também jogou na seleção brasileira de 1958, indo para a copa da Suécia como titular. Atuou na primeira partida contra a Áustria, se contundiu e perdeu o lugar para Pelé.

A faixa de campeão do mundo de Dida também se encontra o Museu. A camisa que Pelé vestiu na decisão da copa de 58 na Suécia é uma dos maiores troféus do Museu. A camisa azul do Brasil, quando campeão do mundo pela primeira vez, vestida por Pelé quando tinha 17 anos (camisa que somente jogou uma partida, a final contra a Suécia), Pelé trocou a camisa com Dida e este presenteou o Museu. Quatro campeões do mundo já visitaram o Museu – Dida, Orlando Peçanha, Nilton Santos e Zagalo (duas vezes).

No mergulho ao passado, o visitante encontra historias de todos os esportes do Brasil e, particularmente, de Alagoas. São fotos, jornais, revistas, faixas, camisas, flâmulas, escudos, troféus, taças, diplomas, fitas de vídeo e áudio, discos e muitas outras coisas documentando o esporte.

O Museu tem duas televisões, fax, telefone, dois vídeos cassete, aparelho de som, duas filmadoras, três ar condicionados, frigobar, computador etc. É um Museu particular que tem ajuda da FAPE (Fundação Alagoana de Promoções Esportivas), que libera todos os meses a importância de R$ 500,00 (quinhentos reais) para manutenção do Museu.

Telefone e fax: (82) 3326-6329.
Endereço: Avenida Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra
Andar térreo do Estádio Rei Pelé (Trapichão)

Club Athletico Paulistano, em 1901.

Club Athletico Paulistano, na década de 1900.

Formação do Flamengo, do Rio de Janeiro, em 1914.

Seleção Paulista de 1917.

Primeira formação do Santos F.C., em 1919.

Seleção Brasileira, campeã Sul-Americana de 1919.

Seleção Brasileira, em 1922.

Formação do Fluminense, do Rio de Janeiro, em 1924.

Inauguração do Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1927.

Formação do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, em 1929.

Seleção Brasileira em 1932.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Manifestações de amigos


Enviada: sábado, 21 de fevereiro de 2009 1:41:46
Para: nilodt@hotmail.com

Olá amigo, faço parte do Departamento de Divulgação do Sport Club São Paulo, de Rio Grande (RS) e estive a conferir o seu blog "Museu do Futebol". Primeiramente, parabéns pelo trabalho, divulgação e acervo.
Pois bem, pergunto-lhe se você não tem fotos históricas do Sport Club São Paulo para disponibilzar ao clube.
Trabalharemos muito em breve com a história do clube e daremos o devido valor aqueles atletas que em décadas passadas deram muitas alegrias aos nossos antepassados.
Desde já agradeço a atenção.

Tiago Goulart Collares - Departamento de Divulgação do Sport Club São Paulo.

Caro amigo Tiago

Na medida do possível procurarei atender seu pedido. Na verdade, eu dependo também da colaboração de amigos que tenham em casa acervos de fotografias de familiares que tenham jogado futebol. Por hoje, publico foto enviada pelo colaborador Cléo Lucas, residente em Rio Grande.