sábado, 27 de dezembro de 2014

Milagre do Natal

No Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, soldados inimigos deixaram as trincheiras e fizeram uma trégua. Durante seis dias, eles enterraram seus mortos, trocaram presentes e jogaram futebol

Memorial em homenagem ao Batalhão de Futebolistas em Longueval (Foto: Reprodução / 1914.org)

Cartaz da 1ª Guerra Mundial (Foto: Johnson, Riddle & Co., Ltd., de Londres/ING)

Capa do livro de Riddoch mostra jogadores do batalhão disputando um jogo (Foto: Reprodução)

Soldados observam jogo de futebol durante a 1ª Guerra. (Foto: Getty Images)

Soldados ingleses e alemães jogando futebol durante a 1ª Guerra Mundial. (Foto: Chester Chronicle)

Time do Exeter City em 1914, primeiro adversário da Seleção Brasileira na história.Sete de seus jogadores foram a guerra. (Foto: Autor desconhecido)

Todo o time do Hearts, da Escócia, participou da I Guerra. (Foto: Autor desconhecido)

Soldados alemães e ingleses na trégua de Natal de 1914. (Foto: The Daily Mirror)

Soldado inglês e alemão, confraternizando durante trégua natalina na 1ª Guerra Mundial. (Foto: Autor desconhecido)

Ilustração da época mostra soldado alemão abordando britânicos com árvore de natal (Foto: Getty Images)

Ingleses e alemães batendo bola em 1914, durante a trégua de Natal (Foto: Autor desconhecido)

Gravura mostra soldados ingleses e alemães confraternizado durante a trégua de Natal, em 2014. (Foto-Gravura: Autor desconhecido)

Ingleses e alemães juntos. (Foto: Autor desconhecido)

O filme "Feliz Natal", retrata de forma excepcional esse episódio marcante da história. (Foto-Gravura: Autor desconhecido)

Soldado alemão em trincheira britânica. (Foto: Autor desconhecido)

domingo, 21 de dezembro de 2014

Sociedade Esportiva e Recreativa de Vila Anastácio - SERVA



Fotos: http://www.serva.com.br/historia_da_serva.htm

O Bairro de Vila Anastácio, situado na Zona Oeste de São Paulo, é considerado uma ilha, cercado pela Marginal Tietê e início da Via Anhanguera. O Bairro povoado em sua maioria por Imigrantes Europeus, desde a década de 30, sempre formou várias equipes de futebol.

O bairro possuía mais de cinco campos de futebol, o que propiciava formação de equipes e nascia assim um grande celeiro do Futebol Paulista e Brasileiro. Sabe-se oficialmente da existência de duas equipes no Bairro o Corinthians, onde Teixeirinha, iniciou sua carreira, Guarani e também o Fluminense, cujo campo ficava no quilômetro 10, no local onde atualmente está o Extra Supermercados.

Nas décadas seguintes foram surgindo inúmeras equipes: Santo Estevam, América, XI Paulistas, Primavera, Flor do Anastácio, Águia de Ouro, Anastácio, Camacan, Corintinhas do saudoso senhor Castilho e o Fiat. Praticamente o bairro formava uma liga independente da várzea Paulista, onde campeonatos eram organizados, surgindo a rivalidade entre as equipes. 

As sedes de cada equipe eram em locais variados, bares, lojas, residências, etc. O Santo Estevam tinha sede própria onde eram realizados bailes, reuniões, ping-pong. Era um clube em sua maioria formado por imigrantes ou filhos de húngaros. Por isso suas cores eram, vermelho, branco e verde. 

No final da década de 50, o Santo Estevam, foi surpreendido, pois sua sede fora passada de forma ilegal a outra entidade. Revoltados com o ocorrido, um grupo composto pelos senhores Lajos Beres, Antonio Dús, Américo Csengeri Netto, Manoel da Silva Lemos, Carlos Silva, André Doman, José Cortez Filho, Felipe Kost, Pedro Dús, Waldemar Trumpauskas, Luiz Rodrigues Liberado e Helio Lourenço fundou em 25/01/1959 o Grêmio Esportivo e Recreativo Santo Estevam. 

A Ata de Reunião e os Estatutos Sociais foram registrados no dia 12/02/1959, sob o protocolo A, nº 11, sob nº 215.266. No dia 22/08/1959 o nome foi Mudado para Sociedade Esportiva e Recreativa de Vila Anastácio-SERVA, que permanece até hoje.

2003.

1996.

1995.

1991. Veteranos.

1984. Veteranos.

1980.

1978.

1971.

1969.

1968.

1967.

1966.

1965.

1963.

1962.

1961.

1960.