quarta-feira, 18 de março de 2009

Personalidades do mundo

Muitas personalidades importantes do mundo inteiro estiveram envolvidas com o esporte. Na sequência abaixo mostramos momentos significativos de alguns desses homens que deixaram seus nomes gravados na história: Che Gevara, Papa João Paulo II, Papa Paulo VI e Fidel Castro, são apenas alguns deles.

Time do Madureira em excursão a Cuba em maio de 1963, recebeu a visita de Che Guevara. (Foto: Acervo do Madureira E.C

MADUREIRA NA TERRA DE FIDEL CASTRO E CHE GUEVARA

O país ainda respirava ares do bem-sucedido Pan-Americano de São Paulo e se preparava para sediar o Mundial de Basquete. Carlos Alberto Torres e Jairzinho eram as revelações da seleção medalha de ouro, numa época em que o futebol brasileiro, bicampeão do mundo no Chile, um ano antes, vivia seu esplendor. Mas o que marcou aquele inesquecível maio de 1963 foi a visita do Madureira a Cuba, onde seria recebido com honras e reverenciado por Ernesto Che Guevara, um dos líderes da revolução que levou Fidel Castro ao poder em 1959 e figura proeminente de seu tempo.
“O contato com Che Guevara foi extremamente amigável. Ele foi carinhoso. Visitou-nos no hotel e, no jogo a que assistiu, distribuiu flâmulas”, lembra o ex-apoiador Jorge Farah.
A passagem do Madureira de Farah, Peixe-Galo e Batata pela ilha fez parte de uma excursão pelas Américas, dois anos depois de o clube ter-se tornado o primeiro do Brasil a dar uma volta ao mundo, e Che Guevara ter sido condecorado em Brasília pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul. No mesmo período, Flamengo, Fluminense e Bangu viajavam pela Europa e o Bonsucesso arrumava as malas para faturar alguns dólares em Guaiaquil, no Equador.
Os amistosos, negociados por José da Gama Correia da Silva, o Zé da Gama, português que presidiu o Madureira no biênio 1959/60 e atuava como empresário de futebol, começaram na Colômbia, seguiram-se na Costa Rica, passando por El Salvador e México. Em Cuba, o Madureira fez um total de cinco jogos, vencendo todos: Industriales (campeão local, 5 a 2), Municipalidad de Morrón, da Província de Camaguey (6 a 1), um combinado universitário (11 a 1) e uma seleção de Havana (vitórias por 1 a 0 e 3 a 2). A segunda, no dia 18 de maio, foi presenciada por Che, na época ministro da Indústria.
“Ele vestia aquele uniforme verde-oliva do Exército. Depois da partida, entrou em campo e saudou um por um”, recorda-se Farah. “Pareceu um homem íntegro.”
Em 1963, Cuba completava quatro anos sob o regime comunista, implantado após o triunfo do Movimento 26 de Julho. A delegação carioca se hospedou no lendário Hilton Havana, símbolo da opulência americana durante a ditadura de Fulgêncio Batista e rebatizado
“Havana Livre” por Fidel. Passados 45 anos, muitas lembranças se esvaíram, mas Farah não se esquece de Che e do fascínio despertado pelo Madureira no povo cubano.Fonte: Fábio Juppa e João Máximo - http://oglobo.globo.com/jornal/esportes/)

Tche goleiro. (Foto: Livro Notas de Viaje", de Che Guevara.

Che e os companheiros da equipe Yporá Rugby Club, onde jogou em 1948. (Foto: livro "Notas de Viaje", de Che Guevara.

A motocicleta "Poderosa II", com a qual Guevara e Granado viajaram pela América do Sul. (Foto: livro “Notas de Viaje”, de Che Guevara)

Fidel Castro posa com bola de basquete na escola onde foi considerado o melhor atleta.

Fidel Castro jogando ping-pong.

Foto de 1991: jogadoras da seleção brasileira de basquete, com Fidel Castro.

Fito de 2005: Maradona entrevista Fidel Castro para seu programa na TV argentina.

Fidel Castro jogando beisebol.

Fidel e o presidente da Venezuela Hugo Chávez trocam presentes, após uma partida de beisebol.

Foto de 1959: Fidel Castro e o comandante Camilo Cienfuegos, com uniformes de beisebol.

Vaticano, anos 80, o Papa recebe a delegação do São Paulo F.C.

Em foto do arquivo pessoal do goleiro Abelha, Marco Aurélio Cunha a esquerda e o presidente do São Paulo F.C., Juvenal Juvencio, a direita de mãos dadas com o então Papa João Paulo II, em meados dos anos 80.

João Paulo II em uma estação de eski.

Papa no Estádio Olímpico de Roma, abençoando os cerca de 70 mil torcedores que foram assistir o jogo entre Seleção da Itália X Resto do Mundo, em outubro de 2000.

Papa em visita ao Brasil ostenta a bandeira do Jesus Cristo Futebol Clube.

Pelé cumprimentando o Papa Paulo VI, em 1966 na biblioteca do Vaticano.