quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Leão da Vila Municipal



Fotos: Acervo fotográfico do Nacional F.C. , de Manaus

O Nacional Futebol Clube é uma agremiação esportiva sediada na cidade de Manaus , no Estado do Amazonas . Foi fundado em 13 de janeiro de 1913 por jogadores brasileiros que decicidiram criar um clube que se perpetuaria como a maior agremiação esportiva do estado do Amazonas . Desde 1918 é o clube com maior número de conquistas de futebol profissional no Amazonas , ano este em que ultrapassou o Manaos A.C. , e desde então, jamais viu outro clube à sua frente em número de campeonatos conquistados.

Na homenagem do centenário do Nacional, que ocorreu na quinta-feria (6/01/2013), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), um jogador não poderia ficar de fora. Para representar os onze jogadores que ao longo dos 100 anos (que ocorreu em 13 de janeiro de 2013) estiveram defendendo o clube azulino, um atleta de destaque e com identificação com o clube foi escolhido: Robson Garanha, de 36 anos, que é torcedor declarado do clube. (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)

Nacional, campeão estadual de 2012.

2011. (Foto: Arquivo do clube)

2010. Lima, na volta ao Nacional segura trofeu e placa em comemoração aos 40 anos do estádio Vivaldo Lima, após amistoso contra o América.

Nacional enfrentou o Atlético-MG pela Copa do Brasil de 2008.

Time de 1992.


1984. Time que conquistou o Torneio de Marrocos.

 
1984. Félix - China - Marinho Macapá - Murica - Marcelo - Reginaldo e Antônio Carlos. Agachados: Bendelak - Carlos Alberto Garcia - Dario Maravilha - Hidalgo e Edu.

Centro de Treinamento inaugurado em 1980.

Time de 1980.

Time de 1979.

Time de 1975.


Toninho Cerezo jogou no Nacional em 1973. O time era comandado pelo técnico Barbatana.

1972. (Foto: Baú Velho)

Em 1972, Campos, que viera emprestado do Atlético Mineiro, foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 14 gols.

1971. Nacional (Foto: Baú Velho)

1969. (Foto: Baú Velho)


A imprensa amazonense abriu manchetes de capa, para o grande feito do Nacional.


O gol de Pepeta que deu a vitória ao Nacional, sobre o Maringá, no Maracanã.

Lance do jogo Nacional 1 x 0 Maringá.

1964. Primeiro campeão amazonense da era profissional.

Time de 1963.

A taça mais antiga é de um jogo em 1921.

Nacional no final da década de 1920.

Sede atual em Adrianópolis.

Vista aérea da antiga sede na Saldanha Marinho.

Antiga sede do Nacional na Saldanha Marinho no Centro, já demolida.
1913. Primeira equipe do Nacional. (Foto: Baú Velho)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O gigante do futebol colonial


Fotos: Acervo fotográfico do G.E. Índio

História

O Grêmio Esportivo Indio, do município gaúcho de Morro Redondo, teve o seu ínicio a partir de um grupo de jovens, que jogavam futebol no campo do senhor Antonio Reinhardt, próximo ao Armazém Reichow, que era atendido por um vendedor do café Indio. Este, vendo aquele grupo de jovens jogando, lhes ofereceu uma bola de couro, e em contrapartida deveriam colocar o nome de Índio ao time.

Surgiu ali, no dia 6 de fevereiro de 1944 o Grêmio Esportivo Índio, com as cores amarela e preta. Na época Morro Redondo era distrito de Pelotas. Com o passar dos anos tornou-se um dos clubes mais vitoriosos do futebol amador da região Sul, sendo chamado por seus torcedores de "gigante do futebol colonial".

Camiseta atual do G.E. Índio. (Foto: Camisas Gaúchas)

2012. G.E. Índio. (Foto:ACP)

2012. Veteranos do G.E. Índio. (Foto:ACP)

2012. Resevas do G.E. Índio. (Foto: ACP)

Estádio das Acácias, do G.E. Índio. (Foto: Pauinho Amaral)

1969.

Primeiro Estádio do G.E. Indio

O primeiro estádio foi construido onde hoje localiza-se o Bairro Eurico Fiss, tendo a sua transferência de local ocorrido na década de 60, quando o clube adquiriu um terreno e começou a construção de seu novo e atual "Estádio das Ácacias", localizado na Avenida das Acacias.

O local conta com uma ampla área verde, estacionamento para carros, churrasqueiras, banheiros, praça para as crianças, bar em dias de jogos e vestiários. Além de sua sede social que esta em fase final de conclusão, o que mostra a força deste clube e de sua torcida.

Inauguração do atual Estádio das Ácacias.



Imagens do Estádio das Acácias.

2009 - Campeão da Copa Intermunicipal, titulares.

2008 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.

2008 - Hexa-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

2004 - Penta-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

1984 - Tetra-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

1982 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.

1980 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.



1971 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (AC). Lance do jogo final, Índio 1 X 0 Montebonitense. (Fotos: Arquivo de fotos do G.E. Índio)

1944. Em pé: Adolfo Kutter - Elmar Wacholz - Darci Adam - Irineu Rommel - Edith Neumann - Willi Kruger - Henrique Hinz (Lico) - Rubens Buttow - Ivo (Pezinho) - Arnoldo Newmann - Júlio Machado - Norberto Milech e Derci Pereira. Agachados: Evaldo Thiel - Nelson Danda - Darci Munsberg - Nene Rommel - Egon Kuhn - Alex Danda - Rudi Ludtke e Bruno Muller. Crianças: Daniel e Carlos Buttow.

Foto antiga do G.E. Índio. (Foto: Acervo de fotos do clube)


Histórico de Morro Redondo

Um morro existente na localidade, cuja forma apresenta-se arredondada, originou o nome dados pelos tropeiros ao município de Morro Redondo. Possui aspectos predominantes da colonização alemã e portuguesa caracterizando uma arquitetura própria da região rural do sul do Estado, bela por sua simplicidade e homogeniedade.

O primeiro núcleo de moradores que estabeleceu-se na localidade data de 1865, eram agricultores descendentes de imigrantes alemães. Atualmente a constituição étnica de Morro Redondo, além de alemães (65%) conta também com italianos (15%) e mestiços (20%). Tem regiões priviliegiadas por sua natureza e tranqüilidade. A colônia da Cachoeira é um destes locais belíssimos, dispõe de diversas especialidades por ser rica em sua cultura.

A luta pela consquista da emancipação contou com o apoio de toda a comunidade, em 12 de Maio de 1988. Morro redondo pertencia ao município de Pelotas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Morro Redondo).