sábado, 25 de julho de 2009

O mais querido do Brasil (final)

FOTOS: FLAESTATÍSTICA E FLAPÉDIA

Histórico do Flamengo

Data de Fundação

O Clube de Regatas Flamengo foi fundado no dia 17 de Novembro de 1895 (porém comemora no dia 15, data da Proclamação da República e feriado nacional), na casa nº 22 da Praia do Flamengo (porém a idéia surgiu no Café Lamas, no Largo do Machado), com o nome "GRUPO DE REGATAS DO FLAMENGO", que mudaria para Clube de Regatas Flamengo em 1902, por sugestão de Mario Pederneiras.
As primeiras cores: Azul(da Baía da Guanabara) e o Ouro(das riquezas brasileiras), que em 1896 foram trocadas para o Vermelho e Preto atuais, devido ao Azul e Ouro desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra.

Os Fundadores

- José Agostinho Pereira da Cunha;
- Mario Espinola;
- Augusto da Silveira Lopes;
- Nestor de Barros.
- Além de : José Félix Cunha Meneses, Felisberto Laport, Napoleão Coelho de Oliveira, Francisco Lucci Collas, José Maria Leitão da Cunha, Carlos e Eduardo Sardinha, Mauricio Rodrigues Pereira, Desiderio Guimarães, George Lenzinger, Emido José Barbosa e Domingos Marques de Azevedo (Guarda Marinha que foi escolhido como o 1º presidente do clube). Todos os nomes citados assinaram a ata de fundação do clube em 1895.

Os uniformes

- Papagaio Vintém (Preta e Vermelha quadriculada) : Primeiro uniforme do futebol usado em 1912 e 1913, além de amistosos no ano de 1995, ano do centenário. Esta camisa foi criada para diferenciar do uniforme do remo a pedido dos atletas do remo.
- Cobra Coral (Preta, Vermelha com frisos brancos entre as listras): 1914 a 1916, trocadas devido a semelhança com as cores da Alemanha que era inimiga mundial, durante a primeira guerra mundial.
- Vermelha e Preta (horizontalmente) : A partir de 1916 (no jogo Flamengo 3x1 São Bento em 04/06/1916, usada até hoje com algumas variações na espessura das listras e com o escudo do clube sendo colocado em 1999 no lugar das letras CRF (abreviatura de Clube de Regatas Flamengo). Em 29/09/2004 no jogo Flamengo 0x0 Corinthians (SP) pelo Campeonato Brasileiro a camisa vermelha e preta, volta a ter estampado as inicias C.R.F no lugar do escudo, porem sem as 4 estrelas brancas referentes aos 4 tris e seu lugar fica apenas a estrela dourada em referencia a conquista do mundial interclubes.
- 2º Uniforme (camisa branca com uma faixa horizontal rubro negra no centro, com o escudo do clube) : Criado em 1937 para ser utilizada basicamente em jogos noturnos ou para diferenciar de outros adversarios que fossem rubro-negros também. Mudando em 1981 para ombros e manga vermelho e preto e o restante branco. Durou até o segundo semestre de 1992, voltando para a faixa horizontal rubro negra no centro, com o escudo no centro .
Outros Uniformes : Na decada de 90 foram criados mais 3 uniformes, com a seguintes descrições.
- Camisa toda vermelha com frisos pretos nos ombros e nas laterais: camisa criada no ano de 2000 como terceiro uniforme e utilizada no torneio Rio-São Paulo do mesmo ano, que porém não trouxe muita sorte, pois o clube sofreu 4 derrotas em 4 jogos. Foi usada também no último jogo do segundo turno do campeonato carioca de 2000 contra o Vasco, com o resultado de 0x0 e definitivamente aposentada.
- Camisa toda preta com frisos vermelhos nos ombros e nas laterais : Camisa criada em 1999 como a primeira tentativa de um terceiro uniforme e usada apenas no jogo contra o Gremio (RS) no dia 21/07/1999 e logo aposentada.
- Camisa com listras nas cores azul, ouro, vermelha e preta horizontalmente em degradeé : Criada em 1995 para homenagear o centenário do clube, porém esta camisa não foi utilizada em nenhum jogo, devido a reprovação do Conselho Deliberativo.

Os Mascotes

O Popeye : Criado nos anos 40 pelo cartunista argentino Mollas, que representava a força e a valentia com que o clube revertia situações quase que impossíveis.
O Urubu : Em 1969, o urubu surge como símbolo oficialmente. A ave aparece em campo com uma bandeira do clube no pescoço pouco antes do início de Flamengo x Botafogo, onde o Flamengo vence, quebrando um tabu. O mascote foi estilizado pelo cartunista Henfil, do Jornal do Sports. A troca foi realizada principalmente pelo Popeye ser um herói americano, porém nunca deixou de ser lembrado.

Como surgiu o título "O mais querido do Brasil"

Foi em 1927 que o Flamengo ganhou outra importante disputa com o Vasco. Tudo aconteceu quando o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher "O Clube mais querido do Brasil". O vencedor levaria a "Taça Salutaris", troféu de cerca de um metro e meio, banhado em prata, oferecido por uma engarrafadora de água mineral do mesmo nome.
O procedimento do torcedor era levar o rótulo do produto preenchido com o nome do seu time na sede do Jornal do Brasil. Ao final quem tivesse mais votos, Flamengo ou Vasco, ganhava o concurso. Simpatizantes dos dois clubes mobilizaram-se para a batalha. Os portugueses encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes tinham maior poder aquisitivo é claro.
Mas os Rubro-Negros não se deram por vencidos e brilhantemente reverteram o golpe português, que saiu pela culatra. No dia da apuração, disfarçados (com escudinhos do vasco na lapela e sotaque lusiatno) receberam os cupons dos "patrícios" e depejaram tudo fora. No começo, nas latrinas do predio do jornal e mais tarde , no poço do elevador.
Saiu o resultado e a "Salutaris" é levada em triunfo para a Praia do Flamengo, onde se segue um longo e debochado carnaval. Os vascaínos protestam , fazem questão de divulgar o episodio, achando que com isso iriam estragar a reputação Rubro-Negra. Mas outra vez o tiro sai pela culatra. O cartaz do Flamengo só faz aumentar. Afinal, a imaginação, inteligência, criatividade e a audácia de seus torcedores superaram o poderio economico e as armações vascaínas. Armações que vemos até hoje e que na maioria das vezes destruímos dentro e fora de campo. O vasco que enxugue as lágrimas sempre.

O maior artilheiro

Zico (Arthur Antunes Coimbra - data nascimento: 03/03/1953 - Quintino - RJ) 508 gols em 727 jogos.

O jogador que mais vezes jogou

Júnior (Leovegildo Lins Gama Júnior - data nascimento: 29/06/1954 - João Pessoa - PB) 857 jogos e 73 gols.

As maiores goleadas já aplicadas

C.R. Flamengo 16 x 2 Mangueira (RJ) Campeonato Estadual - 03/05/1912
C.R. Flamengo 16 x 2 River (RJ) Campeonato Estadual (AMEA) - 14/05/1933
As maiores goleadas já sofridas :
C.R. Flamengo 2 x 9 Botafogo (RJ) Campeonato Estadual - 29/05/1927
C.R. Flamengo 2 x 9 Motherwell (Escócia) Amistoso - 26/04/1960
O Maior artilheiro em um jogo : Durval - 7 gols
C.R. Flamengo 13 x 1 Campos (Campos - RJ)
Amistoso
30/04/1950 - Estadio: ? - Campos dos Goytacazes - RJ
Time: Garcia, Newton, Job, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Durval, Beto e Esquerdinha.
Gols: Durval(7), Esquerdinha(2), Arlindo(2) e Aloísio(2).

O autor do primeiro gol da história do clube e a ficha técnica da primeira partida

1ª Partida : C.R. Flamengo 16 x 2 Mangueira (RJ)

Campeonato Carioca - 1º Turno
03/05/1912 - Estádio: Campos Sales - Rio de Janeiro
Time: Baena, Píndaro, Nery, Curiol, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.
Gols: Gustavo*(5), Arnaldo(4), Amarante(4)Alberto Borgeth(2),Galo.

Autor do 1º Gol da História

Gustavo (Gustavo Adolpho de Carvalho - Nascimento: 19/02/1894 - local : Sorocaba - SP)

Ata de fundação.

O marinheiro Popeye

O argentino Molas foi o criador de vários símbolos da torcida dos clubes de futebol que ainda perduram. O Flamengo era reconhecido por um Popeye pela sua força; o Vasco da Gama, pelo Almirante; o Fluminense, por um Cartola; o América, por um Diabinho; o Botafogo, um inquieto Pato Donald, só para dar alguns exemplos. Na Argentina, os grandes clubes também eram reconhecidos pelos desenhos espirituosos deste artista.
Com o Flamengo Molas tem uma estória cativante. Num dos campeonatos vencidos pelo Flamengo, propôs ao diretor do jornal, Mário Filho, fazer um desenho que ocuparia toda a página e a idéia foi aceita. Molas desenhou o casamento de Miss Campeonato com Popeye numa igreja com todos os detalhes, inclusive com um padre casando-os.
Os demais clubes foram personificados conforme já relatado, mas do lado de fora da igreja; eles apenas olhavam o prêmio que o Flamengo levava. Foi um êxito fantástico no ano de 1943. A edição esgotou-se e no dia seguinte teve que ser repetida com idêntico sucesso, a pedido dos leitores.
Na época em que o Brasil era governado pelo Presidente Getúlio Vargas e quando o Flamengo ganhou seu primeiro tricampeonato, Molas desenhou na capa o Popeye, numa pose clássica, mas na forma de posar de Getúlio — no lugar do cachimbo desenhou o tradicional charuto habitual nas mãos do Presidente.
O desenho era enorme e foi assim intitulado: Flamengo, o ditador do futebol novamente campeão. Houve confusão na redação, mas infundada: vendeu-se toda a edição. No dia seguinte, Getúlio solicitou o desenho original para pendurá-lo no seu gabinete.

Ídolos históricos

Zizinho.

Zico.
Zico e Pelé.
Sávio.
Rubens.
Renato Gaúcho.
Mozer.
Júnior.
Joel Martins.
Joel Santana, técnico.
Em pé: Gerson, Frade e Dida. Agachados: Joel e Babá.
Doval.
Dida.
Dequinha.

Biguá.
Bebeto e Zico.
Bebeto.
Andrade.
Adriano.
Adílio.
Fleitas Solich, técnico.
Rondinelli.
Flávio Costa, técnico.
Evaristo de Macedo;
Domingos da Guia.
Benitez.
Romário.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O mais querido do Brasil (4)

FOTOS: FLAESTATÍSTICA E FLAPÉDIA



Flamengo, 2008.
Flamengo, 2007.


Flamengo, 2004.




Flamengo, 1999.





Flamengo, 1993.
Flamengo, 1992.

Flamengo, 1990.
Flamengo, 1989.

Flamengo, 1987.
Flamengo, 1986.
Flamengo, 1985.
Flamengo, 1984.

Flamengo, 1982.
Flamengo, 1981.