ESPANHA - 1982



Histórico
A Copa do Mundo de 1982, ocorrida na Espanha entre os dias 14 de junho e 11 de julho, recebeu 24 países. O aumento foi promovido pelo brasileiro João Havelange, que assumiu o comando da Fifa oito anos antes.
Os maiores beneficiários desse incremento de vagas foram a África e a Oceania. Cada um desses continentes levou dois participantes. A maior surpresa na América do Sul foi o Uruguai. A Celeste perdeu a vaga na competição após ser derrotada pelo Peru nas eliminatórias. Já na Europa, Holanda e Suécia também ficaram de fora.
O Brasil chegou ao torneio como grande favorito após a excursão pela Europa em 1981, quando derrotou pela primeira vez a Inglaterra em Wembley. O jogo foi 1 a 0 com gol de Zico, uma das estrelas do time.
A novidade da Copa de 1982 foi a seleção de Camarões. Os africanos encerraram sua participação de forma invicta, conseguindo três empates e surpreendendo o mundo. Os resultado, no entanto, foram insuficientes para classificar a equipe para a fase seguinte. No grupo C aconteceu a maior goleada da história dos mundiais: a Hungria bateu El Salvador com um incrível placar de 10 a 1.















