segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O time da "Baixada Rubra"


Fotos: Arquivo da S.E.R. Caxias do Sul, clube que deu seguimento ao G.E. Flamengo e Associação Caxias de Futebol.

1971. Foi o último ano do G.E. Flamengo. Diante de uma crise financeira, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, originando, no dia 14 de dezembro daquele ano, a Associação Caxias de Futebol. 

A entidade, que usava uniforme nas cores preto e branco, teve Cláudio Eberle como seu primeiro presidente. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.

Antigo Estádio Estádio Baixada Rubra.

1963.


1962.


1958.

1957.

1953. Campeão da cidade.

1952. Em pé: João Pacheco - Maninho - Findiga - Isaldo - Getúlio - Isaias - Gordinho e Russo. Agachados: Neixinho  -Raul Marçal - Sebastião  -Vital e Deomar.

Time de 1951, campeão da cidade.

Formação campeã de 1951.

Os campeões caxienses de 1951.

1951. Lance de jogo.

1951. Comemoração do título de campeão da cidade.

1951. Três atletas campeões pelo G.E. Flamengo.

1951. Time campeão da cidade. (Foto: A. Pastori)

1951. Campeão da cidade.

1951. Inauguração do Estádio da Baixada.

1950.

1947. Campeão da cidade. Ari - Detânico - Higinio - Ariosto - Chicão - Letti - Chibarro - Pavão - Machado - Alemãozinho - Ladi - Sadi - Sarará e Cruz. Na foto não aparece Pussuca, que participou da decisão.


O Grêmio Esportivo Flamengo (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) foi fundado no dia 10 de abril de 1935. O time nasceu da fusão dos clubes Rio Branco e Rui Barbosa.

As circunstâncias que envolveram o surgimento do Flamengo, estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival, o Juventude. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Rui Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. Eles pensavam que se unindo forças iriam ter condições de enfrentar os maiores rivais, especialmente o Juventude que dominava o futebol de Caxias do Sul na época.

A primeira diretoria do Grêmio Esportivo Flamengo foi formada por Sílvio Toigo (presidente), Bôrtolo Facchin e Germano Pisani (vice-presidentes), Alfredo Caberlon e Mário Menegaz (secretários), Guerino Bedin e Ítalo Bertuzzi (tesoureiros). (Na foto o time de 1935)

Casa onde o G.E. Flamengo foi fundado.