segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Corrigindo a história

Recebi do amigo Marlon Compassi, a seguinte explicação referente ao artigo publicado recentemente neste blog, intitulado "O Indio Capilé", com uma série de fotos sobre o C.E.Aimoré, de São leopoldo (RS), bem como um histórico da simpática agremiação. A correção é válida e o autor não coloca nenhuma dúvida sobre ela. O interesse do blog é divulgar o futebol, com ênfase a verdade histórica. Agradeço a colaboração, que certamente é bastante válida (Nilo Dias).  

"Sr. Nilo. Boa tarde!

Acompanho com vivo interesse seu blog e gostaria de fazer um reparo ao artigo sobre o Aimoré: O Aimoré NÃO foi vice-campeão gaúcho de 1959, com se afirma e que teve como 'iniciador' deste equívoco o sabe-tudo (e que nem respondeu meus e-mail sobre isto) Ruy Carlos Ostermann.
Na verdade, na era do profissionalismo, de 1942 até 1960, o Estadual era disputado por campeões Zonais. Em 1959 o Grêmio venceu o que se denominava Divisão Especial ou Zona Metropolitana, disputando em tres turnos contra Aimoré (vice), Inter (terceiro), Cruzeiro (quarto), São José (quinto) e Juventude (sexto). Não se classificaram para o terceiro turno: Floriano (sétimo) e Flamengo, de Caxias (oitavo). Como Campeão da Divisão Especial, o Grêmio disputou e venceu o Estadual de 1959 contra EC Cruzeiro (São Gabriel), Santa Cruz (Santa Cruz do Sul) e Farroupilha (Pelotas), respectivamente os vencedores das Zonas Fronteira, Sudoeste e Litoral.

Espero que tenha lhe auxiliado. Fico à disposição para eventualmente colaborar ou enviar dados que estejam ao meu alcance para enriquecer o seu ÓTIMO blog.

Outra coisa: estou em fase de encerramento dos meus dados sobre os Estaduais por zonas (1919-1960), mas me faltam inúmeras súmulas, principalmente de partidas de clubes da Fronteira. Se o Sr tiver algum contato que possa me auxiliar, agradeço muito.

Muito obrigado.

Marlon Compassi (marloncompassi@gmail.com)"