quinta-feira, 1 de junho de 2017

Recordações de um futebol antigo

Manuseando algumas fotos antigas de meu pai Antônio Balbis Duarte, já falecido, encontrei esta de um jogo disputado entre o Club Sportivo Bangu (1937) e o Sport Club União (1939).

Infelizmente não foi anotado a data desta partida ou o nome dos jogadores, meu pai seria o segundo agachado da direita para a esquerda próximo a flamula do Sport Club União.

Estes foram alguns dos times que deram início a Liga Pelotense de Futebol. Se algum familiar gaúcho conseguir mais alguma informação ou dados será de grande valia para nós. (Fonte: Página de Fabio Nogueira Duarte, no Facebook)

Cidreira Praia Clube, nos anos 70

E assim passa o verão, da pelada a campeonatos patrocinados e craques com cachês generosos. Há lembranças de times impávidos na praia, como o esquadrão do Cidreira Praia Clube, campeão gaúcho do futebol de praia em 1973.

Na foto ao lado, do CPC, o segundo garoto agachado é hoje o radialista Nando Gross, o goleiro é o Barata, ex-futsal do Grêmio, e o técnico é o Fernando Sebinho com Julio Cesar Cipriani, Agenor Galo Rodrigues e Neusa Helena Raupp. (Fonte: Luiz Antonio Volpato)

Futebol bagual

Esse é o verdadeiro futebol gaúcho, ou como dizem no Sul, futebol sem frescura. Na imagem uma pintura de um dos grandes clássicos do interior gaúcho, Guarany x Bagé, o tradicional Ba-Gua.

Notem o fardamento, jogadores usando bombachas e o juiz apitando a cavalo. Esse é o meu Rio Grande, que eu me refiro. (Fonte: Foto retirada do site www.esportche.com.br e crédito para Vinícius Conrad)

Galeria da Saudade por Klaus Jürgen Mahrenholz

Uma bela foto de 1900 no Clube Pinheiros , Chácara White, no Bom Retiro, São Paulo (SP).

O Bom Retiro era considerado uma região moderna no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto com o único parque público da cidade, o “Jardim da Luz”, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes.

Também um local de concentração industrial, viu na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco ceder seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem. (Foto e texto Internet saudadesampa.nafoto.net).

Um domingo no Pacaembu

Uma bela foto de 1945 de um domingo no Pacaembu em São Paulo. Aqui podemos ver a chamada "Gasosa" em garrafas de vidro para acompanhar o jogo de domingo, no Pacaembu. Detalhe para a bonita meia listrada. (Foto de Peter Scheier - Foto e texto Internet saudade sampa).