sexta-feira, 10 de junho de 2011

O "Leão" cearense (Final)

Fotos: Acervo do Fortaleza E.C.

Histórico

Fortaleza Esporte Clube é uma agremiação esportiva sediada na cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil, e fundada em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores esportistas cearenses, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella na França.

No futebol, principal esporte em que milita, foi por duas vezes vice-campeão brasileiro, nos anos de 1960 e 1968, campeão do Norte-Nordeste em 1970, primeiro campeão regional do Nordeste quando conquistou a Copa Cidade de Natal de 1946, além de ser o maior vencedor de edições do Campeonato Cearense, com 39 títulos.

O clube possui o Estádio Alcides Santos, também chamado de Parque dos Campeonatos, e o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra. Além do Futebol, tem tradição em vários esportes olímpicos, sendo destaques os títulos de campeão brasileiro adulto de handebol feminino em 2001, e em 2004 no masculino; campeão nordestino de basquetebol em 2001 e em 2003; campeão do Norte/Nordeste de futsal em 2003 e da Liga Nordeste de Futsal de 2009; e campeão da Liga Nordeste de Handebol masculino, em 2010.

Dono da maior torcida do estado (dentre todos os clubes brasileiros), segundo o Instituto Ibope e o Jornal Lance,[3][4] ,a quarta na Região Nordeste [5] e a décima sexta Brasil. Em 2008, o Instituto Datafolha[6] já havia apresentado números referentes com relação na capital cearense. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no Amazonas, no Distrito Federal, no Pará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Roraima onde o clube possui embaixadas.

Em 1912, o futebol volta a ser praticado em larga escala na Fortaleza da Belle Époque[7], onde tinha a França como ponto de partida para seu processo de civilização e maior inspiradora dos valores e padrões que se difundiram na cidade, onde os filhos da aristocracia realizavam seus estudos.

Em sua volta da França em 1912, o jovem Alcides Santos funda um clube chamado Fortaleza, mas logo seria extinto, em 1918 no dia 18 de outubro, funda o Fortaleza Sporting Club (primeira denominação do clube) na rua Barão do Rio Branco. Participaram da primeira reunião : Alcides Santos (primeiro presidente), Oscar Loureiro, João Gentil, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso, Clóvis Moura, Jayme Albuquerque e Clóvis Gaspar, entre outros tendo as cores do clube : o azul, branco e vermelho originado da bandeira da França.

Em seu primeiro ano de vida, o Fortaleza sagra-se campeão de um dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense, dando início à sua trajetória de títulos, sendo o clube detentor de vários títulos estaduais, dois regionais e de dois vice-campeonatos brasileiros.

Com aproximadamente 80.000 habitantes, a Fortaleza dos anos 1920 era uma cidade em expansão, surgia no campo do Prado, a Associação Desportiva Cearense, homens e mulheres da sociedade cearense assistiam ao surgimento de uma nova potência no "foot-ball" local: um time com as cores inspiradas na bandeira da França, que venceria o também tricolor Guarany na final do Campeonato Cearense de 1920.

Nascia a denominação Tricolor de Aço, o aço por ser o elemento químico mais importante na liga metálica na época, mais tarde seria para diferenciar entre o Fortaleza Esporte Clube (o Tricolor de Aço) e o Ferroviário Atlético Clube (o Tricolor de Ferro).

Em 1921, vários clubes importaram muitos jogadores, três abandonaram o certame: América, Bangu, e o lanterna do ano anterior, Ceará; o Fortaleza aposta na prata da casa e vence novamente o Guarany e conquista o Bicampeonato.

A perda do tricampeonato em 1922 representaria o início da rivalidade entre Fortaleza x Ceará, no ano seguinte a terceira conquista, em 1924 conquista o bicampeonato com folga, oito vitórias em oito jogos, 30 gols marcados e 11 sofridos, no último jogo, goleada no Ceará por seis gols. A sede do clube é situada numa sala do Edifício Majestic Palace.

O campeonato equilibrado de 1926 é decidido após um jogo extra. Em 1927 o torneio é realizado no Stadium Sport Cearense, construído no local onde ficava o Campo do Prado no qual a população se referia a tal praça esportiva. Em 1928 veio o tricampeonato invicto com sete vitórias em sete jogos.

Em 1929 quando liderava o segundo turno e partia para o inédito tetracampeonato, abandona a disputa no dia 6 de agosto licenciando seu departamento de futebol, motivado por divergências com a mentora do futebol cearense sobre julgamento de protestos. Na época, alguns jogadores transferiram-se para o Orion ,que com a base do Tricolor, tornasse campeão no ano seguinte.

Em 1932, o clube retorna ao campeonato cearense, ficando em 3º lugar com um time de garotos e com sede no subúrbio. No ano seguinte, inicia a cobrança de ingressos para os jogos do campeonato e volta a ser campeão perdendo apenas uma partida. No ano de 1934, três clubes abandonaram o torneio após serem derrotados pelo Tricolor: Liceu (4 a 2), Gentilândia (6 a 2) e Ceará (5 a 0); na final, o time tricolor derrota o poderoso América e seu "ataque de 100 gols", sendo campeão invicto.

Em 1937, conquista mais um título invicto. No torneio seguinte, no jogo contra o Iracema marca um recorde que perdura: o atleta Alemão marca oito gols, dos quais seis de cabeça. Jornais da época afirmaram que o juiz ainda anulou três deles.

Em 1941, a cidade com 180.000 habitantes ganha um novo estádio, batizado como Presidente Vargas, carinhosamente chamado de PV, estádio no qual e com ajuda de sua torcida, o clube alcança em 30 anos o vice-campeonato brasileiro de 1960 e o de 1968, uma competição regional em 1970 e os estaduais de 1946, 1947, 1949, 1953, 1954, 1959, 1960, 1964, 1965, 1967 e 1969.

Em 1946, é realizada a primeira competição regional da região Nordeste. No dia 14 de julho, a estréia do FEC acontece no Estádio Juvenal Lamartine, frente ao América (PE), numa vitória por 5 a 3. Após a vitória, a manchete do Correio do Ceará dizia: "Verdadeiros ídolos da torcida de Natal os cracks do Fortaleza".

Apenas em 21 de maio de 1947, depois de alguns adiamentos, é realizada a final do torneio no mesmo estádio onde ocorreram todos os jogos da competição, o Juvenal Lamartine, com vitória do Tricolor por 3 a 1, frente ao América de Natal, com gols de Jombrega (duas vezes) e Piolho, descontando Nonato para a equipe potiguar.

A formação do "esquadrão atômico", expressão utilizada pela imprensa local para chamar o campeão foi: Juju; Stênio e Natal; Jorge, Arrupiado e Torres (Zé Sérgio); Carlinhos, Pipiu, França, Jombrega e Piolho.

O Fortaleza Esporte Clube conquista o título do Norte-Nordeste em 1970. Na primeira fase classifica em primeiro lugar do Grupo 1, com 10 pontos ganhos. Na Segunda Fase fica no Grupo 3B do Nordeste, conquista sete pontos, classifica pro quadrangular final na segunda colocação, com três vitórias, um empate e uma derrota, marcando sete gols e sofrendo quatro.

No dia 13 de dezembro começa o quadrangular final, empata em casa em 0x0 com o Sport, três dias após empata com o Fast Clube em Manaus ,no dia 17 de janeiro de 1971, 0x0 com a Tuna Luso em Belém. Começa os jogos da volta do quadrangular no dia 24 de janeiro vencendo a Tuna Luso, três dias depois goleia o Fast por 4x1 e no dia 31 de janeiro de 1971 mesmo perdendo pro Sport em Recife por 2x1, vence o Norte-Nordeste pelo critério de desempate, pois ambos terminaram com o mesmo número de pontos. Festa na chegada a cidade de Fortaleza com seus 857.000 habitantes ao novo campeão do Norte-Nordeste.

Em 1954 os clubes europeus propõem a criação de um campeonato continental disputado pelos campeões de cada país, propuseram a Confederação Sulamericana a criação do seu campeonato para que, ao final de cada competição, fosse organizado um desafio entre o campeão de cada continente, até então todos os países da América do Sul tinham o seu campeonato nacional, mas o Brasil ainda não.

Em dezembro de 1954, Castelo Branco reuniu o departamento técnico da CBD e decidiu pela instituição da Taça Brasil e o título de Campeão brasileiro de clubes ao detentor do troféu e com as participações dos campeões de cada estado, firmado que o Campeonato Brasileiro teria início em 1959, por causa que o calendário trienal do futebol já estava aprovado e não poderia sofrer alterações por causa da Copa do Mundo de 1958.[8]

O Fortaleza Esporte Clube disputa à primeira, de suas vinte participações da Série A do Campeonato Nacional, em 1960, sendo vice-campeão brasileiro em 1960 e em 1968..[8]

Em 1960 chega a final da competição, após eliminar o ABC, o Moto Clube o Bahia e o Santa Cruz, perde a final do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras. O time base era: Pedrinho; Mesquita e Sanatiel; Toinho, Sapenha e Ninoso; Benedito, Walter Vieira, Moésio Gomes, Charuto e Bececê (artilheiro da comepetição).[8]

No ano de 1968 chega a mais uma final do Campeonato Brasileiro, após eliminar o Bahia e o Naútico, empata o primeiro jogo da final por 2x2 contra o Botafogo de Jairzinho, Paulo César Caju e [Roberto Lopes MirandaRoberto Miranda]] , tricampeões mundiais com a seleção brasileira em 1970, mas perde o jogo decisivo no Maracanã por 4x0 para o Botafogo

A última participação do Fortaleza na Série A, aconteceu em 2006, quando ficou na 18ª posição com 38 pontos sendo rebaixado para a Série B de 2007. O tricolor foi comandado por cinco treinadores diferentes: Toninho Cecílio, Márcio Bittencourt, Hélio dos Anjos, Roberval Davino e Daniel Frasson.

Em 2011 o clube disputa a Copa do Brasil pela décima sétima vez, sua melhor participação foi no ano de 2001 , quando eliminou Sampaio Corrêa, Internacional e Bahia, quando chegou até às quartas-de-final, sendo eliminado nesta fase pela Ponte Preta.

Presidente Lula, com a bandeira do Fortaleza.

Raimundo Fagner, torcedor ilustre.

Ônibus do Fortaleza.

Douglas, a muralha do tri em 2009.

.2009, campeão.

2009.

2005, campeão.

2003.

2000.

1992.

1991.

1987.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O "Leão" cearense (1)

Fotos: Acervo do Fortaleza

1983.

1974.

1973.

1973.

1973.

1970.

1969.

1968. Esquadrão tricolor no "Nordestão".



Geraldino Saravá, seu irmão Nena e Garrincha.


Garrincha atuou pelo clube em 1967, contra o Fluminense

1966.

Pedrinho, o "Paredão" tricolor na década de 1960.

1965.

Moésio recebe de Gumercindo a faixa de Campeão Invicto de 1964.


Geraldino Saravá recebendo o troféu de maior artilheiro do "Castelão"
Geraldino Saravá.

1962. Embarque do time para uma excursão a Paramaribo.

1960. Time vicecampeão da Taça do Brasil.

1960 - Famoso juvenil Tricolor, invicto por cerca de 100 jogos na década de 60.

1954.

1953.

Ao fundo da foto o Edifício Majestic Palace, onde o clube tinha uma sala onde era sua sede.

1949.
1947.
1947.

1946.

1938.

1927. Campo do Prado, palco dos primeiros jogos do futebol cearense e do Tricampeonato do clube.

1926.

1923.

1914. Formação do Stella Foot Ball Club.