segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Um ex-goleiro de 105 anos


Saibam tudo sobre Fernando Ferreira Botelho, o "Fernandinho" primeiro goleiro profissional do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, visitando o blog www.nilodiasreporter.blogspot.com

As fotos publicadas abaixo foram publicadas no site ww.historiadofutebol.com.br 


Em fevereiro de 2017, Fernandinho foi entrevistado pela lenda do rádio brasileiro, Deni Menezes.

 Em 2016, a comemoração dos 103 anos.

 Em 2014, a comemoração dos 101 anos.



  Em 2013 Zico comemorou 60 anos e “Fernandinho”, 100.


Fenandinho, sua esposa dona Alaís e o ator Thiago Lacerda, antes do Fla X Flu que marcou o centenário do clássico, em julho de 2012, no "Engenhão".


Em 2011, Fernandinho e o goleiro Felipe.

 Em 2006 recebeu homenagem do Presidente do Flamengo Márcio Braga.

Em 1936 o Olýmpico foi ao Paraná jogar contra o Ferroviário.

Olympico, em 1935.

Flamengo em 1934.

Em 1933, Fernandinho teve o privilégio de ir com o Flamengo para o exterior, e para entrar para a história do clube novamente, realizando suas quatro primeiras partidas internacionais fora do Brasil. Jogou duas vezes contra o Peñarol (foto), uma contra o Nacional e uma contra a Seleção da Argentina.

Jogadores do Selecionado Academico no Palace Hotel em janeiro de 1933, antes dos jogos com São Paulo e Corínthians. Em pé: Ivan Mariz (Fluminense) - Duval Ernani de Paula (Diretor do Futebol) - Ary Tenório Albuquerque (Jornal dos Sports) - Vicentino (Flamengo)- ??? e Luizinho (São Paulo). Sentados: Paulinho (Paulo Goulart de Oliveira do Botafogo) - Affonso (Botafogo) - Ariel (Botafogo) - Cássio (Flamengo) e Fernandinho (Flamengo)

A foto mais famosa do Flamengo de 1932, que foi publicada na revista "Placar", com os 50 melhores times do rubro-negro, Possivelmente seja do antepenúltimo jogo no Estádio da Rua Paysandu, contra o Carioca, vitória de 2 X 0, com gols de Nelson e Vicentino.

Em pé: Adelino (Baianinho) - Vicentino - Darci - Nelson e Cássio. Agachados: Rúbens - Flávio Costa e Luciano. Sentados: Moisés, com um mascote -  Fernandinho - Bibi e o mascotinho mais famoso da época. (Foto: www.historiadordofutebol.com.br)

1932. Em pé: Moisés - ??? - ??? – Fernandinho – Darci – Almeida - Rúbens e Luciano. Agachados: Bibi e o mascotinho do Flamengo - artilheiro Nélson – Adelino - Cássio e Vicentino.

Foto do jogo contra o Andarahy no dia 07 de agosto de 1932, onde o placar final foi Andarahy 2 X 2 Flamengo, no Estádio da Barão de São Francisco, no Rio de Janeiro-RJ, onde Darci e Nelson marcaram para o Flamengo.

Em pé: Milton Caldas (Diretor de Futebol) – Moisés - Fernandinho e Bibi. Agachados: Rúbens - Flávio Costa e Luciano. Sentados: Adelino – Vicentino – Darci - Nelson e Cássio.

Entrega de medalhas ao Flamengo, campeão do "Torneio Preparatório", de 1932

Jogo amistoso em 13 de março de 1932, em General Severiano: Botafogo 7 X 1 Flamengo. "Fernandinho" é o antepenúltimo na foto, de braços cruzados e camiseta clara.


O time da “Medicina E Cirurgia”, em 1932. (Foto: www.historiadordofutebol.com.br)


Dois grandes goleiros do Flamengo, Kuntz e Fernandinho. Nesse dia Kuntz fez seu último jogo oficial pelo Flamengo, com a idade de 34 anos. Era o dia 14 de junho de 1931, diante do São Cristóvão.

Foto dos jogadores do Flamengo antes de um treino, possivelmente no ano de 1930, no Campo da Rua Paysandu. Fernandinho ainda era goleiro do terceiro ou segundo quadro do Flamengo.

Escalação: Em pé: Milton Caldas (Diretor de Futebol) – Sem identificação - Sem identificação (atrás) - Sem identificação – Fernandinho - Sem identificação (atrás) - Sem identificação – Segreto - Flávio Costa (com as mãos nas costas dos companheiros agachados) - Sem identificação - Sem identificação e Fernandão. Agachados: Sem identificação - Sem identificação – Pinheiro - irmão do Moderato, sem o nome e Moderato (autor do gol do título Carioca de 1927).

Fernandinho no time juvenil do Flamengo em 1927.