segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O futebol de Alvinópolis




Fotos: Autorizadas por José Silvério Divulgação: www.futebolamadordeminas.com - O Maior site de Futebol Amador do Brasil. 

Histórico

O Município de Alvinópolis teve sua origem no primitivo arraial de Paulo Moreira, criado por Decreto Imperial, em 1830, em terras pertencentes ao município de Mariana. A entrada das primeiras famílias na povoação deu-se entretanto um século antes, cerca de 1730, quando o território pertencia ainda à freguesia de Santa Bárbara.

Por volta de 1832, passou a denominar-se Freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, quando, motivado pelo crescente desenvolvimento, foi este patrimônio legado, pelo seu proprietário, o fazendeiro Paulo Moreira, a Nossa Senhora do Rosário.

O ano de 1887 é assinalado pela fundação de uma fábrica de tecidos, a “Cia. Industrial Paulo Moreirense”, que veio contribuir para maior progresso da localidade. Elevado à categoria de Vila, por força do Decreto de 5-2-1891, do então Presidente do Estado, Sr. Crispim Jacques Bias Fortes, passou a denominar-se Vila de Alvinópolis, em homenagem ao ilustre mineiro Dr. Cesário Alvim.

O progresso da cidade beneficiou-se com o impulso que lhe deu a “Cia. Industrial Paulo Moreirense”, hoje “Cia. Fabril Mascarenhas”, sob nova direção. A sede municipal é dotada de iluminação elétrica, fornecida pela Companhia Fabril que instalou no Município duas usinas elétricas; conta ainda a comuna com o hospital, posto de saúde e posto de puericultura, grupos escolares, escolas rurais, escola de comércio e de ensino agrícola, serviço de abastecimento de água, hotéis, cinemas, associações recreativas e de caridade, campo de pouso.

Há em circulação o semanário “O Progresso”, órgão literário e de notícias. Os principais festejos são em louvor a Nossa Senhora do Rosário, no mês de outubro de cada ano. (Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)