sexta-feira, 26 de abril de 2019

Futebol de Reriutaba (CE)


Histórico do município de Reriutaba

Segundo a lenda popular e sustentada em poucos registros, a história de Reriutaba começa quando os índios Reriús decidiram se estabelecer na região.

Os Reriús eram nômades do grupo Tapuia e provavelmente habitavam a região que vai desde as margens do rio Acaraú até a Chapada da Ibiapaba.

Acredita se que sua extinção se deve aos conflitos com os índios tabajaras. Reriús significa "beber água em concha" e taba "moradia indígena. O município se encontra em uma depressão.

Já a sua história política inicia em 1923 quando o coronel José Teodoro Soares foi nomeado primeiro prefeito, sendo desmembrada do município de Guaraciaba do Norte e adotando o nome de Santa Cruz.

No dia 25 de setembro de 1923 tomou posse Teodoro Soares, como seu primeiro prefeito.

O decreto 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu a autonomia de Santa Cruz, que foi definitivamente restaurada no dia 3 de maio de 1935, conforme o decreto de nº 1.540.

A vila de Santa Cruz foi elevada a categoria de cidade pelo decreto de lei de nº 448, de 20 de dezembro de 1938. A denominação atual de Reriutaba, foi oficializada pelo decreto de nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

A paroquia local de Reriutaba foi criada em 1936, sob a proteção de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A cisão mais recente se deu quando o distrito de Varjota separou-se politicamente em 1984.

Localiza-se na microrregião de Ipu, mesorregião do Noroeste Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 23.235 habitantes. A sua extensão é de 366 km².

Um dos acessos para Reriutaba a partir de Fortaleza se dá pela BR-020 até o município de Canindé, seguindo pela CE-257 até o município de Santa Quitéria e de lá pela CE-366 até Reriutaba, passando pelo município de Varjota. Este trajeto tem a extensão de aproximadamente 300 km e tempo aproximado de 3 horas.

Fotos: Blog Futebol Reriutabense

Santa Cruz, em 2014. (Foto: Blog "Esporte Reriutabense")


Santa Cruz Reriutabense ficou mais de 2 Anos invicto dentro do futebol reriutabense e regional.

Time Reriutaba. Em pé: Bascui – Nezim – Wellington – Jaine – Tadeu - Sá Neto e Zequinha. Agachados: Guarani – Pipa - Chico Zé - Toínho do Banco e Getúlio.

Areia Futebol Club, em 1998. Em pé: Rildo – Ribinha – Gamarra – Adiodato - Tau e Zé Antônio.  Agachados: Mauricio – Heidir - Clerton Miro – Elídio - Marcos e Hélio.

Seleção de Reriutaba, em amistoso na cidade de Granja (CE), em setembro de 1978.

Campo Lindo em 1989. Em pé: Welliton - Antônio Belita - Zé Antônio - Zé Candido - Genésio e Antônio Amadeu. Agachados: Antônio Raimundo – Fubica - Das Chagas - João Beiel e Albino.


Estádio de Reriutaba. O nome ''Dr. Jose Silveira e Sá" (Silveirão), é uma  homenagem ao grande desportista e ex-prefeito de Reriutaba. (Foto: Reriutaba Notícias) 

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Campeões estaduais de 2019

PAULISTA


Após 80 anos, o Corinthians alcançou o Tri do Campeonato Paulista em noite de quebra de recorde de público da Arena de Itaquera (46.481 pagantes / 46.903 total). 

Com uma vitória conquistada graças a gol de Vagner Love aos 44 minutos do segundo tempo, o Timão fez 2 a 1 no São Paulo e repetiu as trincas 22/23/24, 28/29/30 e 37/38/39. Agora, só o clube do Parque São Jorge é Tri no Estado por quatro vezes.



CARIOCA

Neste domingo, o Flamengo conquistou o título de campeão Carioca 2019 em vitória em cima do Vasco. O Vasco da Gama enfrentou o Flamengo às 16h no Maracanã mas não resistiu à pressão e perdeu por 2 X 0. 

Depois de vencer a partida de ida por 2 X 0, o Flamengo voltou a derrotar o Vasco neste domingo (21) e ficou com o título do Campeonato Carioca de 2019. Maior campeão da história do torneio, esta foi a 35ª vez que os flamenguistas conquistaram o Estadual.



GAÚCHO


Com uma campanha incontestável, o Grêmio conquistou na noite desta quarta-feira (17), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o bicampeonato gaúcho ao derrotar o arquirrival Internacional nos pênaltis por 3 X 2, após empate em 0 X 0 nos dois jogos da decisão do Estadual. 

Pelo Tricolor, converteram Diego Tardelli, Matheus Henrique e André, já Rafael Sóbis e Paolo Guerrero converteram pelos Colorados. Destaque para o goleiro Paulo Victor, que defendeu três cobranças.



MINEIRO

Um início de temporada irretocável. O título do Campeonato Mineiro, conquistado no sábado, após o empate em 1 X 1 com o Atlético-MG, no Independência, ratifica a excelente performance que o time comandado por Mano Menezes teve nos pouco mais de três meses e meio de temporada.

A Raposa é a única equipe entre aquelas que participarão das Séries A e B do Campeonato Brasileiro que ainda não perdeu em 2019. Em 20 partidas disputadas, foram 15 vitórias e cinco empates, com a expressiva marca de 44 gols marcados (média de dois gols por jogo) e apenas nove sofridos (média de 0,45 gol por partida).


CANDANGO


Não faltou emoção na final do Campeonato Candango de 2019, neste sábado. A decisão coroou o Gama como melhor time do Distrito Federal após empate por 2 a 2 com o Brasiliense, no Mané Garrincha, em Brasília. O Alviverde havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, e podia perder por até um gol de diferença para levar o título no tempo normal.



CEARENSE

O Fortaleza volta a conquistar o torneio depois de dois anos. A última vez que levantou a taça foi em 2016, logo depois a aposentadoria de Rogério Ceni. Após rápida passagem pela direção técnica do São Paulo, ele acertou com o Fortaleza no começo do ano passado e havia conquistado o Brasileiro da Série B.

Ceni soma 11 jogos invicto, sendo que o Fortaleza que não sofreu gols nos últimos seis. O Fortaleza ainda está na semifinal da Copa do Nordeste - enfrenta o Santa Cruz, em partida única no Castelão - e, do outro lado, estão Botafogo-PB e Náutico, equipes que integram a Série C do Campeonato Brasileiro. Já o Ceará, vice-campeão, demitiu o técnico Lisca após as duas derrotas por 1 X 0 na final cearense.



BAIANO

O futebol brasileiro teve outros 11 campeões estaduais neste domingo. Um dos destaques foi o Bahia. O time tricolor faturou a taça ao derrotar o Bahia de Feira, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No primeiro jogo, a equipes haviam empatado por 1 X 1.

A curiosidade é que o gol da partida, anotado por Gilberto, veio em pênalti marcado pelo VAR. Depois, o VAR também viu um pênalti para o time do interior baiano, mas Vitinho cobrou e o goleiro Anderson defendeu.
Com o título baiano, o Bahia se tornou o segundo maior campeão estadual do Brasil, com 48 conquistas. O líder do ranking é o ABC, com 55.



PARANAENSE

Em Curitiba, o Athletico faturou o bicampeonato paranaense. Usando um time reserva, chamado de aspirantes, devolveu o 1 X 0 sofrido em Toledo, na Arena da Baixada. Nos pênaltis venceu por 6 X 5.

Adriano chutou a sexta cobrança do Toledo e o goleiro Léo defendeu com os pés. Depois, Khellven acertou pela sexta vez para o rubro-negro. Os rubro-negros levantaram a taça pela 25ª vez. O maior campeão é o rival Coritiba, com 38 títulos.



CATARINENSE


O Avaí é o campeão catarinense 2019! O Leão da Ilha venceu a Chapecoense nos pênaltis por 4 X 2 após o empate por 1 X 1 no tempo normal. Este é o 17º título estadual do clube do Sul da Ilha.


PERNAMBUCANO

Também nos pênaltis, o Sport sofreu para conquistar o título Pernambucano em 2019 na Ilha do Retiro. Depois de sair na frente no começo da partida, o rubro-negro tomou a virada para o Náutico, perdeu por 2 X 1, mas ficou com o título ao vencer por 4 a 3 nas penalidades. O Náutico perdeu duas penalidades, enquanto os donos da casa fizeram todos.



GOIANO

O Goiás perdeu a chance de faturar o segundo pentacampeonato estadual. Na Serrinha, em Goiânia, o time esmeraldino precisava reverter uma desvantagem de 3 X 0, não conseguiu reagir e acabou perdendo para o Atlético-GO, por 1 X 0.

O Atlético chegou à sua 14ª conquista e acabou com a confiança do Goiás antes do retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Os mais de oito mil torcedores esmeraldinos que estiveram na partida protestaram contra o técnico Maurício Barbieri, ex-Flamengo, e o goleiro Sidão, ex-São Paulo.



MATO-GROSSENSE

O Cuiabá faturou o tricampeonato mato-grossense ao empatar com o Operário, por 2 X 2, na Arena Pantanal, mas havia vencido o primeiro duelo por 2 X 0. Pela primeira vez na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá não sabe o que é perder em nível estadual há quase dois anos. 

A última derrota do Dourado ocorreu no dia 7 de maio de 2017, no segundo jogo da final do Estadual, 1 X 0 para o Sinop, fora de casa, mas o Cuiabá ficou com o título nos pênaltis.



SUL-MATOGROSSENSE

O Águia Negra perdeu o jogo, mas ficou com o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019. Na decisão, neste domingo (21), no estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o Rubro-Negro foi derrotado por 1 X 0, pelo Aquidauanense, mas por ter a melhor campanha da competição, jogava por dois resultados iguais. 

Como havia vencido a primeira partida da decisão por 2 X 1, no domingo passado, em Aquidauana, poderia até perder por um gol de diferença, como ocorreu, para ficar com o título.


MARANHENSE

O Imperatriz é o primeiro clube campeão estadual de 2019. O Cavalo de Aço foi até a capital São Luís e ganhou de virada do Moto Club por 3 a 2, no Castelão, na tarde deste sábado (13). Com o resultado, o Colorado sagrou-se campeão maranhense. 

Os gols da partida foram marcados por Léo Paraíba e Mateus Mendes, de pênalti, para o Papão do Norte, mas Tibir, Lucas Campos e Adauto anotaram os tentos que renderam ao Imperatriz o seu terceiro título maranhense.


PARAENSE

Com o mangueirão lotado neste domingo, dia 21, se enfrentaram pela segunda partida da final da final do campeonato paraense de futebol, Remo X Independente, sendo que o Clube do Remo venceu por 2 X 0 e sagrou-se  bicmpeão Paraense 2019.


Na primeira partida o Independente havia vencido o Remo por 1 X 0, com um gol contra de Marcão. Nesta partida, precisando vencer, o Remo foi pra cima do Independente e logo no início do primeiro tempo fez 1 X 0. No segundo tempo, o Remo marcou mais um, vencendo por 2 X 0.



ALAGOANO


Quanto vale um bom goleiro? João Carlos estava no CRB no ano passado, chamou atenção e se transferiu para o rival. No CSA, ele fez a diferença na grande decisão deste domingo. 

O Azulão perdeu para o CRB por 1 a 0 no tempo normal, gol de Hugo Sanches, e chegou a vez do goleiro brilhar nas penalidades. João pegou as cobranças de João Paulo e Lucas e garantiu o bicampeonato alagoano para o CSA. 

Luciano Castán converteu o último pênalti e também foi decisivo para a conquista da 39ª taça do time no estadual.



PIAUIENSE


O torcedor do River pode soltar o grito que estava preso na garganta: River Atlético Clube é campeão piauiense 2019. O "Galo" conquistou seu 31º título na noite deste sábado (13/04) em partida disputada no "Estádio Albertão" contra o Altos. 

O River venceu o "Jacaré" com o placar de 3 X 0 sendo que já tinha vencido o primeiro jogo que ocorreu na última quarta-feira (10/04) no "Estádio Felipão", em Altos, com o placar de 3 X 2, ficando o placar agregado de 6 X 2.


SERGIPANO

O sábado foi de decisão no Campeonato Sergipano da Série A1 de 2019, o Frei Paulistano recebeu o Itabaiana, na “Arena Batistão”. O duelo além de ser marcado pela final do estadual, também foi o de duas equipes da região agreste do estado.

Com a bola rolando o Frei Paulistano demostrou a sua superioridade desde o início da partida. No primeiro tempo já vencia por 2 X 1. Na etapa final o time campeão fez mais um, terminando o jogo em 3 X 1.


Com o resultado o Frei Paulistano levantou o troféu que levou o nome do saudoso desportista Juca Dantas, conhecido carinhosamente por “Juca Bala”. Essa foi a primeira vez que o Frei Paulistano conquistou o título do Campeonato Sergipano da Série A1.


PARAIBANO


O Botafogo é tricampeão do Paraibano. A conquista veio na tarde deste sábado, no Estádio Almeidão, onde venceu Campinense por 2 X 0, com gols marcados por Clayton e Paulo Renê, no jogo de volta da final. Na ida, o time botafoguense havia vencido por 2 X 1.