quarta-feira, 31 de julho de 2019

Estádios de nomes bonitos

"Brinco de Ouro da Princesa", em Campinas (SP). Pertence ao Guarani Futebol Clube e tem capacidade para 29 mil lugares. Foi inaugurado em 1953.

O nome curioso foi dado por um jornalista, em virtude do formato circular do estádio lembrar um brinco de ouro, numa fusão com o apelido de Campinas, “Princesa D’Oeste”.


"Moça Bonita". Nome oficial: Estádio Guilherme da Silveira Filho. Pertence ao Bangu Futebol Clube, do Rio de Janeiro. Capacidade: 9 mil lugares . Inauguração: 1947.

O estádio já recebeu jogo da seleção brasileira, três meses antes da Copa de 1970, empate em 1 X 1 contra o Bangu, diante de 32 mil pessoas. Reza a lenda que o apelido se deve a presença constante de uma jovem que acenava da janela de casa para o trem que passava na estação do bairro.


"Colina Melancólica". Nome oficial: Presidente Vargas, em Santa Maria (RS). Capacidade: 6 mil lugares. Inaugurado em 1943. Pertence ao Sport Club Internacional.

O estádio possui esse apelido curioso por estar próximo ao cemitério municipal de Santa Maria. A cidade ficou conhecida pela tragédia na "Boate Kiss", quando morreram 242 pessoas num incêndio.


"Zerão". Nome oficial: Milton Corrêa. Cidade: Macapá-AP. Capacidade: 13 mil lugares. Inauguração: 1990. Propriedade: Estadual.


O apelido se deve ao fato de a linha do meio de campo seguir a linha do Equador, estando um lado no hemisfério Sul e outro no Norte. Sedia jogos dos times locais: Amapá, Macapá, Trem e Ypiranga.

"Fonte Luminosa". Nome oficial: Ademar Pereira de Barros. Cidade: Araraquara (SP). Capacidade: 20 mil lugares. Inauguração: 1951. Propriedade: Municipal.

A alcunha ficou mais famosa que o nome oficial, em virtude de o estádio ser vizinho do chafariz conhecido como "Fonte Luminosa". Por ironia, o estádio só recebeu refletores em 1959.

"Morada dos Quero-Queros", é nome oficial. Cidade: Alvorada (RS). Capacidade: 1 mil lugares. Propriedade: Sport Club Internacional, de Porto Alegre.

O estádio pertencia ao "Pedra Branca", sucessor do RS Futebol Clube, equipe de Paulo Cesar Carpegiani, responsável por revelar Thiago Silva, Naldo e Ederson. Hoje é usado por categorias de base do Internacional.


"Passo das Emas", é o nome oficial. Cidade: Lucas do Rio Verde (MT). Capacidade: 10 mil lugares. Inauguração: 2004. Propriedade: Municipal.


Foi ampliado e reformado após a chegada do Luverdense à Série B do Campeonato Brasileiro.


"Boca do Jacaré". Nome oficial: Elmo Serejo Farias. Cidade: Taguatinga (DF). Capacidade: 28 mil lugares. Inauguração: 1978. Propriedade: Governo do Distrito Federal (GDF).


O nome oficial, que homenageia o governador do Distrito Federal na época da inauguração do estádio, foi ofuscado pelo apelido, que se deve ao mascote do Brasiliense, o "Jacaré".


"Nossa Senhora do Ó", é o nome oficial. Cidade: Ipojuca (PE). Capacidade: 5 mil lugares. Propriedade: Municipal.


O estádio foi sede do Intercontinental, clube que disputou o Pernambucano em 2002 e 2003, e que tinha incríveis seis cores no escudo, em menção a todos os continentes.


"Madre de Deus" é o nome oficial. Cidade: Madre de Deus (BA). Capacidade: 5 mil lugares. Propriedade: Municipal.


Casa do Madre de Deus Sport Clube, campeão da 2ª divisão baiana em 2008.

"Arena da Paz", é o nome oficial. Apelido: "Olho do Furacão". Cidade: Campo Grande (MS). Capacidade: 1.200 lugares. Inauguração: 2011. Propriedade: Cene.

O clube proprietário do estádio pertence a Igreja da Unificação, fundada pelo sul-coreano Reverendo Moon, junto com o Atlético Sorocaba. A seita prega a paz universal, daí o nome do estádio.

"Amigão". Nome oficial: Ernani Sátyro. Cidade: Campina Grande (PB). Capacidade: 19 mil lugares. Inauguração: 1975. Propriedade: Estadual.

O estádio homenageia o governador que inaugurou dois estádios iguais em dias seguidos, com seu nome em ambos: o de Campina Grande num domingo, e o de João Pessoa na segunda. 

No mesmo ano, o da capital foi rebatizado para José Américo de Almeida Filho. Ernani Sátyro era chamado de "Amigo Velho" e "Amigão".

"Loucão". Nome oficial: Luiz Gonzaga Prata Braga. Cidade: Maracaju (MS). Capacidade: 6 mil lugares. Inauguração: 1980. Propriedade: Municipal.

O prefeito Luiz Gonzaga foi considerado louco por construir um estádio numa cidade de 10 mil habitantes, daí o apelido da casa do Maracaju A.C.. Sua gestão também inaugurou o ginásio "Louquinho".

"Aflitos". Nome oficial: Eládio de Barros Carvalho. Cidade: Recife (PE). Capacidade: 22 mil lugares. Inauguração: 1939. Propriedade: Clube Náutico Capiberibe do Recife.

O estádio que voltou a ser usado pelo Náutico desde a inauguração da Arena Pernambuco, em 2013, herdou o nome do bairro dos Aflitos.