sexta-feira, 24 de junho de 2016

A Locomoriva do Amapá


HISTÓRICO

O clube foi fundado em 1º de janeiro de 1947, sendo seus principais fundadores os ferroviários Bellarmino Paraense de Barros, Benedito Malcher, os irmãos Osmar e Arthur Marinho, Walter e José Banhos, além de outros.

O diferenciado nome do clube nada mais é do que uma homenagem ao bairro onde foi fundado e a profissão exercida por seus fundadores, todos eles ferroviários. Este, por sua vez , recebeu o nome no início do século XIX. 

Naquela época, foram encontrados na Avenida Feliciano Coelho de Carvalho vestígios de alguns trilhos de trem, que possivelmente serviram como meio de transporte do material para a construção da cidade.

Tendo sua sede situada num dos mais importantes bairros de Macapá. O Trem Desportivo Clube já foi por 5 vezes campeão amapaense e possui um invejável histórico no velho "Copão da Amazônia". Foi pentacampeão de 1985 a 1989.

O Torneio Integração da Amazônia foi uma das antigas competições regionais disputadas no Brasil. Era composto por participantes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. O Trem é o clube que mais vezes foi campeão entre todos os Estados com 5 títulos e em segundo lugar o Rio Branco-AC com 3.

No profissionalismo, o Trem passou a enfrentar diversas dificuldades. Afastado de 1994 a 1999, o clube ensaiou a possibilidade do seu retorno ao futebol profissional em 2001, mas preferiu esperar um pouco mais e continuou trabalhando no seu projeto de restauração do clube.

Atualmente, o clube do Trem é o mais bem estruturado do estado do Amapá. Em um acordo com o governo do Estado, restaurou o seu ginásio poliesportivo, que além da quadra para a prática de esportes, possui dormitório para os atletas. 

A sede campestre também sofreu reformas e está em condições para uso. É nela que os jogadores de futebol do clube treinam, quando estão em atividade. No ano de 2011, a "Locomotiva" pretende inaugurar o seu estádio e assim se tornar o único clube do Amapá com estádio próprio.

No ano de 2007, o Trem conseguiu sagrar-se campeão estadual profissional, depois de mais de 20 anos sem levantar a taça e em 2010 tornou-se bi-campeão do campeonato profissional vencendo os dois turnos sob o comando da presidente Socorro Marinho e do técnico Roberto Foguetinho. 

Em 2011, a Locomotiva levantou mais um caneco tornando-se tricampeã do futebol profissional amapaense novamente com Socorro Marinho e com o técnico Fran Costa.

Socorro Marinho tem adotado uma política de valorização das categorias de base para que os jogadores formados no Trem sejam aproveitados no profissional, além de priorizar contratações de jogadores que residam no Estado do Amapá.


Sede do Trem. (Foto: Globo Esporte)


Ginásio do Trem (Foto: Wellington Costa)


Presidente Socorro Marinho, na Sala de Troféus do clube. (Foto: Jonhwene Silva GE - AP)


Socorro Marinho, presidente do Trem. (Foto: Jonhwene Silva GE - AP)


2015 - Jogadores do Trem e Ypiranga reunidos antes da bola rolar. (Foto: Rafael Moreira, GE - AP)

2015 - Time Sub-20.  (Foto: Jonhwene Silva do GE-AP)

2014 - Time do Sub-20 do Trem, antes de uma viagem.  (Foto: Jonhwene Silva do GE-AP)

2014 - Nos 68 anos do Trem um encontro de gerações: Léo Frazão, Sandro Macapá, Fanta e Mário Sérgio.  (Foto: Jonhwene Silva do GE-AP)

2013 - (Foto: Jonhwene Silva do GE-AP)

2011 - Bicampeão amapaense. (Foto: AP Esportes)

2010 - Campeão amapaense. (Foto: Revista Placar)

207 - Campeão amapaense. (Foto: Acervo fotográfico do clube)






1952 - Campeão amapaense. (Foto: Campeões do Futebol)



Time do Trem sem identificação. (Foto: Arquivo do ex-atleta Mário Sérgio)

Sem o ano. Jogadores da Locomotiva na entrega de faixas pela conquista do "Copão da Amazônia". (Foto: Jonhwene Silva GE - AP)