terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O primeiro time de Felipão




O Grêmio São Cristóvão foi fundado em 29 de outubro de 1959, no bairro Igara de Canoas. Em sua sede social a entidade promovia bailes para seus associados e a comunidade local.

O nome do time foi posto em homenagem ao padroeiro da igreja São Cristóvão, situada no mesmo bairro Igara. O São Cristóvão permanece ainda hoje, porém, não tem mais a mesma expressão de anos anteriores.

No clube São Cristóvão, como era conhecido, o adolescente Luiz Felipe participava de comportadas reuniões dançantes. Não havia ainda um campo de futebol e a turma do São Cristóvão jogava bola em praças e campos baldios, até que Demétrio Machidonski, um taxista que trabalhava na capital gaúcha, ficou com pena dos guris e providenciou um uniforme na loja Cauduro.

Era um jogo de camisetas azuis com duas listras verticais amarelas. Demétrio mandou colocar o distintivo do Grêmio São Cristóvão e o time passou a disputar campeonatos de várzea contra equipes de Canoas e adjacências.

Luiz Felipe Solari fez parte do quadro de jogadores do São Cristóvão. Foi seu primeiro time. Jogava como zagueiro.

Natural de Passo Fundo, onde nasceu em 9 de novembro de 1948. Filho de Benjamim e de Cecy (Leda) Scolari.  Seus pais  mudaram-se para a cidade de Canoas, onde construíram residência no Bairro Igara.

Em Canoas já viviam tio Alcides e tio Alberto, que eram sócios de uma transportadora de Passo Fundo e possuía uma frota de caminhões-tanque. Em 1954, Alcides trocou Passo Fundo por Canoas, para expandir seus negócios.

Um ano depois, Alberto o acompanhou.  Compraram um terreno à beira da BR 116, movimentada rodovia que corta a cidade de Canoas, e começaram a construir um posto de gasolina, inaugurado em 1959.

Em 1964, eles chamaram Benjamim, que veio com  Leda, e os filhos Luiz Felipe e Cleonice para Canoas. Cleuza, a irmã mais velha de Felipão, preferiu ficar. Tinha constituído família em Passo Fundo. Casada com Euclides Schneider, ela tem quatro filhos:  Darlan (preparador físico que trabalhou no Grêmio e no Cruzeiro, além de integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002), Tarcísio, Elson e Delano.

Em Canoas, Benjamin virou sócio dos irmãos na transportadora  de combustível, enquanto Leda costurava e fazia roupas para fora. Luiz Felipe tinha que ajudar no sustento da casa e passou a trabalhar  no posto de gasolina dos tios, enquanto estudava no curso técnico de contabilidade.

Assim era a rotina do jovem, até que conheceu Olga Pasinato,com 16 anos de idade,  filha do dono do hotel localizado em frente ao posto de gasolina dos tios. O casamento aconteceu nove anos depois, em 1973. Dos 17 aos 19 anos Luiz Felipe jogou no time de várzea de Canoas, enquanto acalentava o sonho de tornar-se jogador de futebol profissional.

Como profissional, Luiz Felipe jogou no Aimoré, de São Leopoldo e no Futebol Clube Montenegro, da cidade de mesmo nome, depois foi para o Caxias e o Juventude, jogando sempre como zagueiro, posição na qual recebeu o título de melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho de 1978, quando então jogava  pelo Caxias. (Fonte e fotos: Blog "O Povo do Sul - http://darisimi.blogspot.com)

Sede social do Grêmio São Cristóvão situada na rua Mamoré, Bairro Igara, Canoas (RS).


Foto do ano de 1967. Em pé: Roberto Taylor – Telmo - José Rubens - Luiz Felipe Scolari - Luizão e Hilton. Agachados:  Sérgio Potrich – Volmar - Nereu Rampon - Demétrio Machidonki Filho e Luiz Fontella. (Fotografia de Toninho Silva)


Em pé: Nivaldo - Luiz Santos - Luiz Felipe Scolari - Carlinhos - Hilton - Roberto - Fabrício e  Darci T. de Moraes (diretor de futebol). Agachados: Demétrio Machidonski Filho - Clóvis Rampon - Volmar - Telmo e Julio.

Foto do ano de 1965, publicada no jornal "Diário de Canoas", edição dominical de 10 de março de 2002. Em pé: Antônio Bittencourt (Técnico) - Luizão - Fabrício - Luiz -  Luiz Felipe Scolari - Ilton - Adelmo e a madrinha do time Mariza Amaral da Silva. Agachados: Rui Fontella - Telmo - Clóvis  Rampom - Peixinho - Volmar e Luiz Fontella. 

Foto de 1967, tirada no campo do São Cristóvão, hoje transformado no Centro Olímpico Municipal de Canoas. Luiz Felipe Scolari, Hilton e agachado Volmar.