sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Lembrando velhos clubes


Petropolitano conquistou o título de "Campeão dos Campeões". Depois de uma campanha dificil e brilhante, a equipe do Petropolitano Futebol Clube conquistou o honroso título de campeão fluminense em 1944.

Em pê: Tecini - Herculano Burgar -Paiva - Olívio - Evaldo - Villegas - Camarinha - Alvinho - Farah - Sílvio e o senhor Arlindo Scudese, diretor de futebol. Ajoelhados: Russo - Balbina - Odilon - Quadrelli - Assis - Nezinho - Telê -  Jardel - Nenna e Vino. (Foto: Jornal "A Noite")


Criado por um pequeno, mas abnegado grupo da sociedade da cidade, a 3 de setembro de 1911, inaugurou a sua primeira praça esportiva. Mesmo sendo do antigo estado do Rio de Janeiro, o clube chegou a disputar um Campeonato Carioca de Futebol (relativo ao então Distrito Federal) em 1912. 

Contudo, o clima de guerra que envolvia toda a Europa a partir do inicio dos confrontos refletiu em Petrópolis, cidade iminentemente colonizada por alemães. Em conseqüência, o clube entrou em crise e encerrou suas atividades em 1915.

Porém, no dia 20 de junho de 1920 renasceu o Petropolitano Foot-Ball Club, após uma assembleia composta de um número muito maior de pessoas que anteriormente o clube tivera. Foram definidos o escudo, a bandeira e a flâmula do Petropolitano: eram nas cores preto e branco.

O clube inaugurou seu campo de futebol no dia 19 de março de 1922, numa partida contra o Fluminense, estádio que atualmente tem capacidade para 5.500 torcedores.

Ainda sem sede social, o clube alugou uma confortável pensão no centro da cidade e iniciou as primeiras atividades sociais, realizando reuniões dançantes para os sócios. A compra da sede esportiva só foi realizada em 18 de outubro de 1939. 

O complexo esportivo tinha 17.783 m², situava-se no bairro Valparaíso. Há mais a se inferir: coube ao presidente Arlindo Scudese assinar, em 2 de abril de 1947, a escritura de promessa e, em 13 de dezembro, a escritura definitiva. Estava adquirida e sede social da rua Roberto Silveira, com 8.000 m².

Em 7 de janeiro de 1923, o Petropolitano conquistou seu primeiro campeonato de futebol na cidade.


O clube ainda conquistou o Campeonato Fluminense de Futebol da temporada de 1944, relativo ao antigo estado do Rio de Janeiro.Time-base campeão de 1944: Odilon; Camarinha e Alvinho; Farah,Sílvio e Evaldo; Quadrelli - Zezinho - Telê,Jardel e Assis. 

Contudo, após a profissionalização do Campeonato Fluminense em 1952, manteve-se amador e abandonou as disputas de caráter profissional. (Texto: Wikipédia)



1943 - São Cristóvão, campeão do "Torneio Inicio", do Campeonato Carioca. (Foto: Jornal "A Noite")



1939 - Carioca Sport Club, do Rio de Janeiro. (Foto:  Revsta "Sport Illustrado"). Foi fundado em 23 de novembro de 1933, a partir da fusão do Carioca Football Club, que foi fundado como Club Sportivo Victorioso, no dia 16 de março de 1907, com o Gávea Sport Club. (Texto: Wikipédia)



Quadro principal do Galícia, o clube da colônia espanhola da Bahia e que conquistou o título de campeão do Torneio Inicio de 1939. (Fonte: “Revista Sport Illustrado")



1938- Yankee F.C., de Salvador, Bahia, que disputou o campeonato baiano. Um dos clubes que surgiu e desapareceu rapidamente no futebol da Bahia foi o Yankee. Seus dirigentes foram os responsáveis pelo primeiro contrato profissional na época, quando trouxeram o treinador uruguaio Humberto Cabelli. 


No entanto, por serem contrários ao profissionalismo, resolveram acabar com a equipe. Participou pela primeira vez do Campeonato Baiano de Futebol da 1ª Divisão em 1920 terminando na 8ª colocação entre 12 clubes.

No ano seguinte terminou na 10ª colocação entre 12 clubes sendo rebaixado à Segunda Divisão, competição a qual disputou em 1922 sagrando-se vice-campeão ao perder o título para o Auto Bahia Futebol Clube.

Em 1923 sagrou-se campeão ao vencer a Segunda Divisão, em seu retorno a elite no ano seguinte terminou na 6ª colocação entre nove clubes. De 1925 a 1927 terminou a competição sempre na última colocação, porém sem sofrer rebaixamento.

Em 1928 terminou em penúltimo, retornou a 1ª Divisão apenas em 1937 quando foi último colocado e rebaixado pela última vez. (Texto: Wikipédia. Foto: Revista "Sport Illustrado")


Yankee F.C. em 1920. (Foto: Revista "Vida Sportiva")



Uma das primeiras formações do G.E. Pampeiro, de Soledade (RS). A foto foi guardada por Rubens Franco e mostra, entre outros Miranda, Corote, Harry, Nanico, Dêncio, Zaia Agnelo e Alcides.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Santa Maria, de Santos


O Santa Maria Atlético Clube foi fundado no dia 8 de outubro de 1925 e se constituiu em um dos mais antigos integrantes do quadro associativo da Liga de Futebol Amador de Santos e da Federação Paulista de Futebol.

Seus fundadores foram Antônio Maia, Antônio Martins, Manuel Franchine, José Amado Ferreira, além de outros. Foi campeão da 1ª Divisão Santista nos anos de 1945, 1948 e 1952, o Campeonato da 1ª. Divisão.

Em 1954 conquistou de maneira invicta os títulos de primeiros e segundos quadros. E, por várias vezes levantou o Torneio Início. Disputou o Campeonato da 1ª. Divisão de Amadores, em 1957, destacando-se suas atuações com a conquista de títulos honrosos para a sua galeria de feitos memoráveis.

Seu patrimônio era representado por seu campo de esportes e sua sede social, com salão de festas e sala de TV.

Conforme relato da senhora Soraya dos Santos Nieto, a sede do clube era em frente a padaria Santa Maria, de propriedade dos Turienzo Nieto, ao lado da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Jardim Santa Maria, zona noroeste santista. (Fonte: Federação Paulista de Futebol)

Fotos: Blog Gigi na Rede


Mario Bellini Ferreira e Armando Turienzo Nieto, com o uniforme do Santa Maria e a faixa de Campeão Invicto do Quarto Centenário, em 1954. (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto para o Jornal Eletrônico Novo Milênio)

Time do Santa Maria, sem o ano. Ladeando o goleiro, Mário Bellini Ferreira e Armando Turienzo Nieto. Pressume-se que seja de 1954. (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto)


Time do Santa Maria, sem o ano. No meio, agachado, Armando Turienzo Neto, e do lado direito Mario Bellini Ferreira (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto para o jornal "Novo Milênio")


Em pé, Bochecha, agachados, Armando Turienzo Nieto e Nilton Justo. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)

Apaixonado pelo Santa Maria, Alemão ou Turienzo, também jogou no infantil do Americana. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)

1948. Em pé: Pirilo - Biná - Manequinho - Ciciá - Orlando e Fernandes. Agachados: Cardoso - Batata - Bianco - Oswaldo e Aristides.


Salustiano Turienzo Nieto, participou da 1ª Diretoria do Clube, como 2º Tesoureiro. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)