quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Futebol pelo mundo

Considerado o melhor jogador inglês de todos os tempos, Bobby Charlton atingiu o auge de sua carreira na campanha vitoriosa de 1966. Tinha 29 anos e dois Mundiais na bagagem (1958, como reserva; e 1962), quando liderou o time da casa. Sua marca registrada era o poderoso chute de longa distância. Mas era também técnico, veloz e elegante no toque de bola. Charlton foi o líder da equipe campeã, com três gols. Um deles é antológico. Contra Portugal, ele disparou um torpedo de fora da área impossível de ser defendido.

1982. Mês de maio. Na Copa do Mundo da Espanha os jogadores Kenny Samson, Gary Bailey, Kevin Keegan, Glenn Hoddle e Tony Morley, da Seleção Inglesa. (Foto: The Football Archivist)

1972. Mês de abril. Francis Lee. do Manchester City. (Foto: The Football Archivist)

1972. Mês de maio. George Best descansa a bordo de um iate. George Best (Belfast, 22 de maio de 1946 – Londres, 25 de novembro de 2005) foi um futebolista norte-irlandês. Se consagrou no time inglês do Manchester United, sendo considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos e o melhor jogador irlandês e britânico da história.

O significado de seu sobrenome, em inglês, é "melhor", o que gerou um ditado popular em sua terra natal: "Maradona good. Pelé better. George Best [Maradona, bom. Pelé, melhor. George, 'O' melhor]".

1971. Torcedores do Liverpool, no Old Trafford, na semi-final da FA Cup (Copa da Inglaterra), contra o Everton. (Foto: The Football Archivist)

1971. Mês de março. Lance do jogo entre Liverpool X Everton, pela semi-final da FA Cup (Copa da Inglaterra), em Old Trafford. (Foto: The Football Archivist)

1970. Lance de um jogo entre Arsenal X Tottenham. (Foto: The Football Archivist)

1970. Mês de março. Lance de um jogo entre Inter de Milão  X Lazio, no Estádio Olímpico de Roma. (Foto: The Football Archivist)

1970. Festa social do West Ham United, no London Hotel. Na foto estão Jimmy Greaves, Peter Grotier, Bobby Moore, Clyde Best Harry Redknapp. (Foto: The Football Archivist)

1966. Mês de julho. Durante a Copa do Mundo da Inglaterra, os jogadores italianos Giacinto Fachetti e Tarcisio Burchnich, remando no rio Wear. (Foto: The Football Archivist)

1966. Foto aérea do Olf Trafford, estádio do Manchester United, na final da Copa do Mundo. (Foto: The Football Archivist)

1963. Time do Real Madrid, junto com Di Stefano. (Foto: The Football Archivist)

1961. Mês de outubro Ferenc Puskas, superstar do Real Madrid, fazendo malabarismo com a bola para um grupo de crianças. (Foto: Tthe Football Archivist)

1954. John Charles e Tommy Burden, do Leeds United, da Inglaterra. (Foto: Tthe Football Archivist)

1948. CSKA Moscou. (Foto: The Football Archivist)

1934, mês de abril. Os jogadores Bill Dale e Laurie Barnett, do Manchester City, na final da FA Cup (Copa da Inglaterra), em Wembley, contra o Portsmouth. Vitória do City por 2 X 1. (Foto: The Football Archivist)

1932. Mês de fevereiro. Jogadores do Chelsea: Barber, O’Dowd,  Law,  Cheyne e Pearson, treinando para a FA Cup (Copa da Inglaterra). (Foto: The Football Archivist)

1928 - Chuteiras de Roberto "Chueco" Figueroa, jogador do Uruguai, usada na final de futebol dos Jogos Olímpicos de Amsterdan, contr a Argentina. (Foto: The Football Archivist)

1923.Mês de abril. Torcedores no Wemblwy Stadium para assistir a final da FA Cup (Copa da Inglaterra), entre West Ham United X Bolton Wanderers. (Foto: The Football Archivist)

1913. Mês de março. Lance de um jogo entre Sunderland X Burnley,  pela semi-final da FA Cup (Copa da Inglaterra). Sunderland 3 X 2. (Foto: The Football Archivist)

1912. Mês de abril.  Tottenham Hotspur, quando de um jogo contra o Woolwich Arsenal. (Foto: The Football Archivist)

Walter Chauncey Camp (7 de abril de 1859 – 14 de março de 1925) foi um jogador, treinador e visionário do futebol americano, além de escritor que ficou conhecido como "Father of American Football" ("O Pai do Futebol Americano").

Com John Heisman, Amos Alonzo Stagg, Pop Warner, Fielding H. Yost e George Halas, Camp foi um dos principais personagems da história do futebol americano. Ele jogou futebol americano universitário pela Universidade de Yale de 1876 a 1882.

Walter então passou a ser treinador pela Yale de 1888 a 1892 antes de se mudar para a Universidade de Stanford onde ele treinou o time da faculdade em 1892 e de 1894 a 1895. O time de futebol americano de Yale treinado por Camp, em 1888, 1891 e 1892 foi agraciado com o título de campeão nacional. Camp entrou para o College Football Hall of Fame como treinador em 1951. (Foto: Sports Archives)