quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Verdadeiras relíquias


Distinta Atlético Clube, agremiação do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O campo de jogo do Distinta ficava na Rua Nestor, em Santa Cruz, onde atualmente fica o condomínio de Furnas. (Foto: Arquivo de Sérgio Melo, em História do Futebol)

Clube do Remo, de Varjota (CE). Sem identificação. (Fonte: Arquivo de Antônio Valdeci Vale)


Em pé: Gordinho - Oziel - Carritel - Wellington - Leandro - Fábio Dourado - Pitó e Erivelton Xolinha. Agachados: Zé Iran - Márcio - Fábio do Lara - Biriba - Henrique - Wendell e Cristóvão. (Foto do arquivo de Antonio Rodrigue de Lima, conhecido como "Varjota Cholinha", torcedor do Remo, onde foi campeão várias vezes como técnico e fundador do Fortaleza)



Fotos da passagem do ponta bicampeão mundial com a seleção brasileira, Mané Garrincha, pelo Maranhão, mais especificamente atuando pelo Bacabal Esporte Clube, no "Estádio Merecão". 

A data da foto é de novembro de 1969, quando Garrincha, já no final da carreira, atuava por algumas equipes Brasil afora,a nível de exibição. 

Sobre a passagem do craque pelo BEC, que veio por intermédio do falecido desportista Antônio Bento (ex-presidente do Sampaio Corrêa), uma curiosidade: antes da partida, contra a seleção bacabalense, os organizadores do evento foram buscar Garrincha no hotel,mas, para espanto, o craque havia sumido. 

O encontraram algumas horas depois. Garrincha pegou uma gaiola e se meteu no mato, atrás de passarinho, uma das suas maiores diversões quando ainda era garoto, no Rio de Janeiro. (Fonte: Futebol Maranhense)

1962, Santana Esporte Clube, de Santana, tri-campeão amapaense de futebol. (Fonte: Icomi Notícias)


1961. Mixto Esporte Clube de Cuiabá. (Foto: Futebol Cuiabano)


Operário, de Cuiabá, em 1949. Em pé: Jorge Mussa - Alito - Gonçalo - Caetano - Nonô Sapateiro - Assis - Benedito Sapateiro - Boalva - Lindolfo - Ciro e Zé Simeão. (Foto: Futebol Cuiabano)

Ginásio Guedes de Azevedo, campeão invicto amador Bauru (SP), em 1939. (Fonte: Jornal Gazeta Esportiva)