terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mensagens de amigos

Nilo, o teu trabalho é um verdadeiro resgate de fatos e personagens do nosso futebol. Nota 100, para lembrar o saudoso CANAL 100. Quando retornar a São Gabriel, vou te enviar mais um material.Este teu blog está maravilhoso. Grande e Colorado Abraço.

Muito bom, parabéns amigo Nilo.

Nilo, tá beleza o site, só não gostei mesmo do fundo vermelho com as letras pretas, por causa do Sport , hahaha. Já comecei a divulgar com os torcedores do Santa Cruz. Vamos ver o que a gente consegue mandar pra você. Abração.

Mauricio Neves disse...
Sensacional, Nilo, parabéns!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Em minha peregrinação por livrarias e sebos de todo o Brasil, tenho encontrado verdadeiras reliquias, como a edição de número 4, da revista "Resenha Esportiva Pelotense", datada de junho de 1948. Abaixo, as fotos publicadas na revista.

(Reprodução de legenda da foto) - Nossa Capa

Enedino Tavares, o craque pelotense cujo clichê ilustra a capa de “Resenha Esportiva”, inscreveu-se no Grêmio Esportivo Brasil, cujas cores vem defendendo sem solução de continuidade, no ano de 1937.
Tavares, iniciou sua carreira futebolística no Areal F.C., clube em que militou até o ano em que passou a fazer parte do esquadrão do rubro-negro.
Nasceu Tavares, na Vila do Areal e conta 31 anos de idade. Por duas vezes já figurou destacadamente no selecionado brasileiro nos anos 40 e 41.
Elemento dos mais disciplinados e valor dos mais positivos do futebol da cidade, Tavares destaca-se como um dos craques mais populares, que desfruta da mais ampla estima e admiração nos meios esportivos onde a sua figura sempre se impôs.
Profissional dos mais conscientes e jogador dos mais perfeitos, Tavares, é um verdadeiro mestre do esporte bretão. (Foto de João Carvalho e clichê da Fotogravura Arcirus)


Lances do primeiro clássico Bra-Pel, no campeonato municipal de 1948.

Reliquias coloradas

Augusto Solano Lopes Costa é advogado e radialista, em São Gabriel (RS). Quando não está defendendo alguma causa nos Foros de São Gabriel e região, Solano brinda os ouvintes da Rádio São Gabriel com seus comentários esportivos inteligentes e atuais. Também é ardoroso torcedor do S.C. Internacional, de Porto Alegre. Foi ele quem enviou ao blog as reliquias que publicamos abaixo. Eis, na integra o recado enviado pelo amigo Solano e que acompanhou as fotos:

Nilo

Recebi de um gremista (claro que é gozação)

Eu desconheço o conteúdo de TODAS AS FOTOS, mas como tu és um colorado de quatro costados, REPASSO. (Guarde é um relicário).

Abraços,Solano

1940. Inter, bi-campeão municipal de Porto Alegre.

1940. Campeão gaúcho.
1944. Penta-campeão gaúcho.
1945. Inter, exa-campeão gaúcho invicto.
1952. Inter, tri-campeão gaúcho.
Seleção Gaúcha, campeão panamericana de 1956. A base era o time do Internacional.
Time do Inter em 1961.

1972. Time tetra-campeão.
Time de 1975.
1976 - Inter, bi-campeão brasileiro.

Time de 1978.


Timaço do Inter, tri-campeão brasileiro invicto em 1979.
Time de 1980.

Time de 1984.
Seleção Brasileira na Olímpiada de 1984. A base era o time do Internacional.
Time do Inter em 1986.
1997. Campeão gaúcho.
2002. Inter, campeão gaúcho.
2003. Bi-campeão gaúcho.



2006. Camepeão do Mundo em Tókio, no Japão.
2006. Campeão do Mundo FIFA.
2007. Campeão da Recopa.
2008. Campeão gaúcho.
2008. Campeão da Copa Dubai.


História do Sport Club Internacional

Em 1º de julho de 1934 foi realizado em Porto Alegre no Estádio Chácara das Camélias, pertencente ao antigo clube de futebol Porto Alegre, o anfitrião do torneio que incluia todos os times filiados à AMGEA, com a exceção do Grêmio que tinha uma excursão marcada para Novo Hamburgo.

O Torneio Flores da Cunha que homenageava o então interventor federal Flores da Cunha, teve a participação de Internacional, Cruzeiro-RS, São José-RS, Americano, Força e Luz e Porto Alegre.
O Internacional acabou sendo o campeão do torneio recebendo o troféu das mãos do próprio Flores da Cunha.

JOGOS DO INTERNACIONAL:
- Internacional W x O Grêmio
- Internacional 0 x 0 Força e Luz
- Internacional 1 x 0 São José-RS
- Internacional 2 x 0 Força e Luz.