segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Fluminense de Feira de Santana (BA)

Histórico

O Fluminense foi fundado no dia 1º de janeiro de 1941,por um grupo de jovens feirenses, que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro.

A paixão era tanta que as cores eram similares as do homônimo carioca. O seu primeiro presidente foi Wilson da Costa Falcão e a diretoria era composta por nomes como Osvaldo Coelho Torres (vice-presidente); Laudelino Lacerda Pedreira, Otto Emanuel de Carvalho (secretários); Ariston Carvalho (diretor-técnico); Simonidas Carneiro (assistente); Fernando Garcia (diretor de sede); Colbert Martins (orador);Adroaldo Dórea, Alberto Oliveira e Valter Mendonça (médicos) e Humberto Luiz Portela e João da Costa Falcão (advogados).

A primeira escalação, ainda como amadores, era formada por Newton (goleiro), Chico (lateral-direito), Zé Barros (zagueiro central), Brasilton (volante), Bianchi (volante), Tuta (lateral-esquerdo), Nogueira (ponta-direita), Heitor (meia-direita), Pamponet (centroavante), Tó (meia-esquerda) e Carlito (ponta-esquerda). Newton ainda se tornou prefeito da cidade em 1970.

A equipe se filiou à Liga Feirense em 1944 e, após três anos de filiação, o Touro do Sertão, como é conhecido o clube, conquistou o primeiro de quatro títulos amadores.

As outras conquistas vieram em 1949, 1950 e 1953. Em 1953 o troféu de tricampeão foi recebido, já que o campeonato não foi disputado em 1951 e 1952.

Em 1954 aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Baiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e em 6 de junho do mesmo ano empatou com o Vitória no estádio da Fonte Nova por 1 a 1 em sua estréia. O gol da equipe foi marcado por Alfredo.

Durantes 13 anos o Flu foi o único time do interior a participar da primeira divisão do Campeonato Baiano. Nesse período conquistou o vice-campeonato em 1956, perdendo a final para o Bahia, mas sete anos depois o título finalmente veio em cima do Tricolor baiano.

A partir de 1967, outros clubes do interior, juntaram-se ao Fluminense e aos grandes da capital para disputar a primeira divisão. O Touro do Sertão dois mais tarde, em 1969, o time conquistou de forma brilhante o título estadual, de maneira antecipada e com direito a criação do slogan “Durmo líder e acordo líder”.

É o time também no interior baiano com maior participação em competições nacionais tendo inclusive disputado o Campeonato Brasileiro em todas as suas divisões (A, B, C e D). Conta com uma legião de torcedores não só em Feira de Santana, mas em outras cidades espalhadas pela Bahia. 

O Touro do Sertão é respeitado e admirado por todos e mesmo outras equipes tendo conquistado títulos estaduais, o Flu é quem continua ostentando a condição de ter estado em sete finais de competição, sendo que conquistou dois títulos estaduais e outros cinco vice-campeonatos.

Estádio Joia da Princesa, do Fluminense, de Feira de Santana, com capacidade para 16.274 pessoas.

Sede social do clube. (Fonte: Botões para sempre)

2016. (Foto: Anotando Futebol)

1976. 

1971. (Foto: Anotando Futebol)

(Foto: Anotando Futebol)

1966. (Foto: Anotando Futebol)

1966. (Foto: Anotando Futebol)

1964. (Foto: Anotando Futebol)

1963. (Foto: Anotando Futebol)

1960. (Foto: Anotando Futebol)

1958. (Foto: Anotando Futebol)

1957. (Foto: Anotando Futebol)

Fluminense, campeão amador de Feira de Santana, em 1947. (Foto: Anotando Futebol)

Fluminense, 1945. (Foto: Anotando Futebol)

Sem o ano (Foto: Anotando Futebol)