quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Futebol de Lavras do Sul (RS)


Histórico do município

As terras de Lavras do Sul aglomeram partes do município de Bagé que originou-se em Rio Grande e Caçapava do Sul, que originou-se de Rio Pardo.

Provavelmente o povoamento tenha se estabelecido em 1825, mas portugueses, espanhóis e índios já estavam trabalhavam em mineração. Acredita-se que tenham vindo para o Sul com bandeirantes paulistas e foram atraídos pela quantidade de ouro existente na cidade.

O primeiro nome estabelecido foi Santo Antônio das Lavras; que é o Santo Padroeiro do município. A Igreja Matriz atual está construída no mesmo local da Capela originária.

O município emancipou-se em 1882, passando à cidade em 1938. No final do século 18, bandeirantes vindos de várias partes do país chegaram às margens do arroio Camaquã, entre Caçapava do Sul e Bagé, atrás de uma lenda.

Um garimpeiro teria achado nas águas do arroio uma grande pepita com o formato da imagem de Santo Antônio. A notícia se espalhou e os primeiros aventureiros logo perceberam a semelhança entre o solo do lugar e as terras de Minas Gerais e de Mato Grosso.

Colocavam suas bateias a funcionar, e os palpites se confirmaram. Em 1796, ocorreu a primeira descoberta de ouro no município. Logo a seguir a região começou a ser habitada, erguendo-se a vila de Lavras do Sul. Ingleses, e depois belgas, exploraram o veio de ouro. (Fonte: cnm.org.br)

FOTOS: CASA DE CULTURA DE LAVRAS DO SUL

Vista Aérea do Estádio de Lavras do Sul.

Time do Atlético, quando de um jogo contra o Tamandaré, de Caçapava do Sul. Sem o ano.

Time de Futebol de Campo do Ibaré no Torneio Intermunicipal de 1989. 

Time de Futebol de Campo do Rincão dos Soares, no Torneio Intermunicipal de 1989. 

1989 - Torneio Intermunicipal de Futebol de Campo. 

1989 - Torneio Intermunicipal de Futebol de Campo. 

1989 - Torneio Intermunicipal de Futebol de Campo. 

1986 - Time do Atlético. (Fotos: Victor Vidal Gonçalves)

Time de futebol do Núcleo Poty Medeiros, sem identificação.

1967 – Time dos Funcionários Públicos e Bancários. Em pé: Teseu – Altamiro Franco – José Édson Brito (Zeca) – Ari – Antônio C. Martins (Toninho) e Arli Monteiro (Teco). Agachados: Darci Flach – Orlando Rosa – Egeu Belmiro Torbes e Valter Lemos (Leleco).

 1960 – Time não identificado.


1956 - Time do Vasco.


1955 - Grêmio Estudantil Lavrense.

1954 - Outra foto do América Futebol Clube.

1954 - América Futebol Clube.

Cruzeiro, sem identificação do ano. Em pé: Luiz Paulo do Canto (Paulinho) – Arli Costa Monteiro (Teco) – Eloi Garrido – Anselmo Freitas – Carnaval e Doutor Henrique Saraiva (Técnico). Agachados:  Bey Souza Kluwe - ??? - ??? - ??? e Nenê Severo.  

Vasco da Gama, sem o ano. Em pé: Ataídes de Assunção (Presidente) – Antônio Martins (Toninho) – Apodi Duarte Lastra – Rui Elem Teixeira – Arli Costa Monteiro (Teco) – Adão Gonçalves – Lalico e Doutor Henrique Ribeiro Saraiva (Técnico). Agachados: Didi Machado – Delco Ferreira Coutinho – Gilberto (Corsan) e João de Deus dos Santos Leon.

1920 - Sport Club 20 de Setembro. Pela ordem: Orlando Souza - Gil Souza - Raul Souza - Geni Souza - João Bulcão - José Fabrício - Antônio Guterres - Macedinho - Nenê kluwe - Bidinho e Castelhano. O bandeirinha é Waldemar Codevila. (Foto enviada pelo Doutor Bruno L. Bulcão)