
O Fluminense Football Club que representava a elite da sociedade carioca, teve sua fundação em 21 de julho de 1902, onde sua seção de fundação, realizada em 21 de julho de 1902, foi presidida por Manuel Rios e secretariada por Oscar Cox como presidente do clube, na residência de Horácio da Costa Santos, na Rua Marquês de Abrantes.
Em 17 de outubro deste mesmo ano o clube já estava instalado, com sua sede em Laranjeiras, bairro nobre do Rio de Janeiro.
Em julho de 1910, a Proclamação da República estava próxima dos seus doze anos. A febre amarela era a grande preocupação da população. O melhor meio de transporte era o bonde.
Os esportes favoritos dos cariocas eram o remo e o turfe. O futebol, esporte introduzido no Brasil, por Charles Miller, já era bem organizado em São Paulo, que realizava o seu primeiro campeonato. Mas no Rio de Janeiro não despertava tanta atenção.
O jovem Oscar Cox, que voltava da Suíça em 1901, onde estudou no Colégio La Ville, em Lausane, e aprendeu a gostar de futebol, acabou por fundar um time de futebol, com seus companheiros, e partiram para Niterói para enfrentar outro time formado por ingleses, no campo do Rio Cricket and Athletic.
O primeiro jogo do Fluminense foi em 19 de Outubro de 1902 contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu Cricket Club, onde “massacrou o adversário, vencendo por 8 a 0”.
Fato que o tornaria o primeiro clube de futebol carioca, sendo o mais antigo entre os grandes clubes brasileiros, a implementar o futebol, até porque o Fluminense surgiu como clube específico para futebol.
A camisa inicialmente era cinza, mas em 15 de julho de 1904, após Assembléia Geral Extraordinária, o Fluminense trocou a camisa anterior pela tricolor.
















