Fotos: Diversas fontes.
Thomas Soares da Silva, o Zizinho, um dos maiores craques do futebol brasileiro, morreu no dia 8 de fevereiro de 2001 no Rio de Janeiro.
Zizinho, o Mestre Ziza, nasceu no dia 14 de setembro de 1921 em Niterói(RJ). O habilidoso meia-direita despontou no Flamengo (de 1939 a 1950), onde conquistou o tricampeonato carioca nos anos 40. De 1951 ao início de 1957 defendeu as cores do Bangu, depois transferindo-se para o São Paulo onde foi ídolo até 1958. Defendeu ainda em 1958, o São Bento de Marília e depois o Sporting Boy do Perú.
Pelo Tricolor do Morumbi, Zizinho participou de 66 jogos (40 vitórias, 14 empates, 12 derrotas) e marcou 27 gols. Conseguiu o título de campeão paulista de 1957.
Já com a camisa do Flamengo, onde iniciou a carreira, o Mestre Ziza participou de 318 partidas (187 vitórias, 56 empates, 75 derrotas) e anotou 146 gols.
Em 1950, Zizinho fez parte da seleção brasileira que foi surpreendida pelo Uruguai e ficou com o vice-campeonato mundial.
Aos 35 anos, ele deixou o futebol carioca para defender o São Paulo e ajudou o Tricolor Paulista a conquistar o título do Paulistão de 1957. Ele encerrou a carreira no Audax Italiano, do Chile. Pela seleção brasileira, Zizinho jogou 54 partidas e marcou 31 gols.
Zizinho no Flamengo.
Ataque do Brasil no Sulamericano do Chile em 1945: Tesourinha Zizinho, Servílio e Ademir.
Danilo Alvim, Nilton Santos e Zizinho.
Seleção Brasileira de todos os tempos. Em pé: Carlos Alberto - Nilton Santos - Bellini - Gilmar - Falcão e Domingos da Guia. Agachados: Didi - Garrincha - Romario - Pelé e Zizinho.
Formiga, Zizinho e Djalma Santos.
Gino Orlando, Zizinho e Dino Sani comemoram o título paulista de 1957, conquistado pelo São Paulo.
Zizinho e o goleiro Mundinho.
Poy, Zizinho e o técnico hungaro Bela Gutman.
No Vasco em 1955. Zizinho e Ademir.
Zizinho, capitão da Seleção Brasileira.
Zizinho, em 1959.
Zizinho, com 74 anos. Ao saber que várias famílias ficaram sem alimentação no "Dia das Crianças", mais uma vez Zizinho foi à luta e de porta em porta, pediu alimentação e guloseimas para alegrar a criançada.
Zizinho, em acrilico de Nelson Caban.
Zizinho (Bangu) e Hermes (Flamengo).
Zizinho com a camisa do Flamengo.
Zizinho e Cláudio. Zizinho o meio campo do Flamengo dá um abraço em Claudio Christovam, do Corinthians, em uma convocação da seleção brasileira em 1949. Na vitoria sobre o Chile. no dia 13 de Abril de 1949 por 2 X 1. Um gol de Zizinho e um gol de Claudio proporcionaram o resultado vitorioso da seleção do Brasil.
Zizinho e Leônidas da Silva.
Zizinho e Pelé.
Zizinho em ação pelo São Paulo, time pelo qual marcou 27 gols, em 66 jogos.
Zizinho no Flamengo. É o terceiro, agachado, contando a partir do homem todo de branco.
Zizinho com a camisa do Marília, de Marilia (SP), ao lado do jogador Tico.
Zizinho no Bangu.
Zizinho no Flamengo.
Zizinho no Flamengo. É o segundo agachado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário