terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Santos F.C.: o time de Pelé (1)


1971. Foto autografada.

1969. Campeão Paulista. (Acervo do Santos F.C.)

1968. Taça de Prata. (Acervo do Santos F.C.)

Retorno da excursão a Europa. (Foto publicada na edição nº 1 do "Cidade de Santos", em 1/7/1967)

No retorno de uma excursão do Santos F.C. à Europa, Pelé foi recebido no aeroporto de Viracopos (Campinas/SP) pelo presidente do clube, Athiê Jorge Cury, e pelo diretor Nicolau Moran: todos de terno e gravata.

1967. Campeão Paulista. (Acervo do Santos F.C.)

1965. Campeão Paulista e da Taça do Brasil. (Acervo do Santos F.C.)

1965. (Acervo do Santos F.C.)

1964. Campeão da Taça Brasil, Campeonato Paulista e Torneio Rio São Paulo. (Acervo do Santos F.C.)


Nunca houve um time como o Santos dos anos 60. Na foto: Em pé:
Lima - Zito - Dalmo - Calvet - Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval - Mengálvio - Coutinho - Pelé e Pepe. (Acervo do Santos F.C.)

1963. Time dá a volta olímpica no Maracanã, depois de superar o Milan nas finais do Mundial. (Acervo do Santos F.C.)

1963. Jogadores na Itália. (Acervo do Santos F.C.)

1963. Foto autografada: Em pé: Lima - Zito - Dalmo - Calvet - Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval - Mengálvio - Coutinho - Pelé e Pepe. (Acervo do Santos F.C.)

(Acervo do Santos F.C.)

2001 - Selo em homenagem ao Santos F.C.

1961. Time bi-campeão com as faixas. (www,santistasloucos.net)

1961. Bi-campeão paulista. Em pé: Getúlio - Zito - Formiga - Dalmo - Mauro e Laércio. Agachados: Tite - Mengálvio - Dorval Pelé e Pepe (Foto: Gazeta Esportiva Ilustrada)

1960. Santos jogou em Itaú de Minas. Pelé é o segundo agachado. (Foto: A Gazeta de Itaú)

Esse jogo ficou na história de Itaú de Minas. Tudo começou no dia 15 de agosto de 1960, às 12:30hs, quando um avião da Real Cia. Aérea desceu no aeroporto de Itaú trazendo a delegação do melhor time da época no Brasil, o Santos Futebol Clube.

Estavam presentes centenas de populares e autoridades, como o presidente do Itaú Esporte Clube, senhor Silvio Taliberti, João Ilson Alcântara, Hugo Batista, João de Deus e Francisco Correa (Chiquinho Guerra). na ocasião o presidente do Santos recebeu das mãos de Silvio Taliberti um cartão de prata marcando o acontecimento.

O estádio estava completamente lotado. Um fato curioso aconteceu antes do jogo: um torcedor fanático, não havendo mais lugar para ele, afixou uma cadeira de ferro em um eucalipto atrás do gol para assistir o jogo. O time do Santos estava completo, contando com os melhores jogadores do mundo naquela época.

Participaram do jogo nada mais nada menos que Mauro, Zito, Pelé, Pepe e vários outros jogadores da seleção Brasileira. O time do Itaú Esporte Clube também era na época um dos melhores do interior de Minas Gerais, participando até do campeonato Mineiro da primeira divisão.

O jogo foi emocionante com o Itaú oferecendo resistência, inclusive fazendo o primeiro gol da partida. Este dia festivo contou com a presença da diretoria da Companhia de Cimento Portland Itaú, onde estavam presentes os doutores José Balbino, José Mario Tavares de Oliva, Milton de Souza Meireles e muitos outros.

O Itaú perdeu de virada por 2X1 com direito a gol de Pelé. O goleiro Aldo, dodo Itaú disse que para ele foi uma honra tomar um gol de Pelé. Este jogo ficou na história de Itaú porque na época o Santos nunca havia jogado em uma cidade do interior. As informações do jogo foram gentileza do senhor Vitinho

1957. (Acervo do Santos F.C.)

1957 - Dirigentes não identificados - Urubatão - Brauner - Hélvio Piteira - Manga - Ramiro - ??? e dirigente Reynaldo Ardito. Agachados: Dorval - Jair da Rosa Pinto - Pagão - Pelé - Tite e o massagista Macedo.

1956. Equipe do Santos antes de Pelé estourar para o mundo. (Acervo do Santos F.C.)

1956. 1956. A baleia "Moby Dick", símbolo do Santos F.C. (Jornal "A Tribuna")

1955. Campeão paulista. (Acervo do Santos F.C.)

1948. (Acervo do Santos F.C.)

1945. Athiê Jorge Cury assumiu a presidencia do Santos F.C.


Antoninho, craque santista nos anos 40.
1942. Capa do jornal "A Tribuna".

1940. A foto - do acervo de Laurindo Vaz - mostra a equipe do Santos F.C., campeã da série juvenil 1940 da Comissão Central de Esportes (CCE). Em pé: Lauro - Capp - Flamir - Lúcio - Ministrinho - Paulo - Flori - Laurindo - Pitta e o senhor Mulinari. Ajoelhados: Júlio - Gandula - Mulinari - Sergio - Odair - Negreiros - Rosário e Marinho. Sentados: Nilton e Ciro. (Foto publicada na página A-10 do jornal santista "A Tribuna", em 25 de maio de 2009 na seção "Foto do Passado".)

1939. Foto da equipe de bola ao cesto do Santos F.C. Em pé, a partir da esquerda: Alberto - Mair - Amorim e Bayard. Agachados, na mesma seqüência: Mosquito - Martins - Ary e Irineu. (Acervo de Rubens Leandro Ribeiro, o "Mosquito", por gentileza da família. Foto publicada na página A-10 do jornal santista "A Tribuna", em 14 de maio de 2009, na seção "Foto do Passado".)

Jornal de 1935.

Homenagem ao Santos F.C., campeão paulista de 1935.

1935. Campeão paulista. (Acervo do Santos F.C.)

1935. Santos F.C., campeão paulista
17-11-1935. Foto inédita do jogo que deu o primeiro título estadual ao Santos. Vitória de 2 X 0 sobre o Corinthians, no Parque São Jorge. No centro, saltando para cabecear, Mário Pereira, “o perigo loiro”, único remanescente da grande conquista. (Acervo do Santos F.C.)

Detalhes do jogo final do Campeonato Paulista de 1935
Data: 17 de novembro de 1935, domingo à tarde.
Local: Parque São Jorge
Corinthians 0 X 2 Santos - Primeiro tempo: 1 a 0
Corinthians: José - Jaú e Carlos - Brito - Brandão e Munhoz - Teixeira - Carlito - Teleco - Alberto e De Maria. Técnico: José Foquer.
Santos: Cyro - Neves e Agostinho - Ferreira - Martelete e Jango - Sacy - Mário Pereira - Raul - Araken e Junqueira. Técnico: Bilu.
Gols: Raul aos 36 minutos do primeiro tempo; Araken aos 17 do segundo.
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues.
Público: 15.000 pagantes.

1935. Mário Pereira o "perigo louro", pulando para cabecear.

Time do Santos com Mário Pereira, o "perigo loiro".

Sede do clube. (Acervo do Santos F.C.)

1933 - Araken Patusca, um dos primeiros grandes ídolos do Santos. (Acervo do Santos F.C.)

1931. Um dos primeiros jogos noturnos no recém inaugurado estádio santista. (Acervo do Santos F.C.)

1929. (Acervo do Santos F.C.)

21-04-1927. Feitiço ao centro vê o pontapé inicial da inauguração do Estádio de São Januário. O Santos venceu ao Vasco por 5 X 3. (Foto: Odir Cunha).

Santos em campo para enfrentar o Vasco, na primeira partida da historia do estadio de Sao Januário, goleada peixeira por 5 X 3 (Fonte: Álbum de Ouro do Santos F.C., Volume 2)

1919.

Time de 1913.

Urbano Caldeira foi um dos primeiros sócios. Morreu no dia 13 de março 1933. (Acervo do Santos F.C.)

O primeiro presidente. (Acervo do Santos F.C.)

Raymundo Marques, um dos fundadores. (Acervo do Santos F.C.)

3 comentários:

Retrato na Parede disse...

Muito bom o blog, parabéns!!

Anônimo disse...

PARABENS PELO ACERVO DE FOTOS DO SANTOS FC. ESTE BLOG ESTÁ AJUDANDO A PRESERVAR E RESGATAR A MEMÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. GRANDE ABRAÇO
ROBERTO DIAS ALVARES

Serrinha Acontece disse...

Excelente fonte de informação!!!
Parabéns!!!
Go... #Santos