quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Santos F.C.: o time de Pelé (Final)


Histórico

Foi no início do século XX que a Cidade de Santos começou a realmente ser de grande importância para o Brasil. O porto despontava como um dos maiores do mundo. Por ele, passava a maior parte do café, produto forte na época, exportado pelo país.

A vida social do município crescia rápido movida ao dinheiro dos barões do café e de seus negócios milionários com o porto. Em 1912, Santos já era a principal cidade exportadora de café do mundo. Os negócios iam bem e a cidade atraía cada vez mais o dinheiro dos fazendeiros do Interior.

No entanto, na parte esportiva só se praticavam esportes aquáticos, remo principalmente. Pouco se falava em futebol. Os raros praticantes eram pertencentes a famílias inglesas, que começavam a difundir a idéia do desporto no País.

Foi nessa mesma época que três brasileiros legítimos se apaixonaram pelo esporte bretão. Mário Ferraz, Argemiro de Souza e Raymundo Marques decidiram, no mesmo ano, que a cidade já estava precisando ter um clube de futebol realmente seu, com características que fugissem do estilo inglês e mostrassem a cara do Brasil.

Primeiros anos

Havia menos de 20 anos que o jovem Charles Miller, precursor do futebol no Brasil, havia aportado em Santos com as duas primeiras bolas de futebol utilizadas no País, quando três esportistas santistas resolveram fundar um clube de tal esporte, até então pouco praticado na cidade.

A fundação do Santos Futebol Clube deu-se a 14 de abril de 1912, domingo, por iniciativa de Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, três esportistas da cidade, que convocaram uma assembléia, por volta das 14 horas, na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário — atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol.

Durante a reunião, foi discutido o nome para a agremiação, dentre as sugestões estavam: Concórdia, Euterpe e Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião, por unanimidade, aceitaram a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-ball Clube. O primeiro presidente do clube, eleito na reunião, foi Sizino Patusca.

Na mesma reunião foram decididas as cores do clube. O uniforme oficial escolhido era constituído por uma camisa com listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio dourado, em homenagem ao Clube Concórdia, local daquela reunião.

Na noite daquela data distante, enquanto nascia o clube, o Titanic afundava nas águas geladas do Oceano Atlântico Norte. Um grande titã mundial substituía o outro. E não haveria data melhor para nascer o clube que dominaria o futebol mundial por muitos anos.

Isso porque, em 14 de abril de 1895, portanto 17 anos antes, aconteceu a primeira partida de futebol no Brasil, organizada por Charles Miller.

O primeiro jogo-treino foi realizado no dia 23 de junho, contra um combinado chamado Thereza Team. O Alvinegro, até então tricolor, venceu por 2 a 1, com gols marcados por Anacleto Ferramenta da Silva e Geraule Moreira Ribeiro.

O primeiro jogo oficial ocorreu apenas em 15 de setembro daquele ano. O Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por 3 a 2. O primeiro gol oficial da história do clube foi marcado por Arnaldo Silveira.

Ary Patuska, filho do primeiro presidente do clube, Sizino Patuska, foi o primeiro brasileiro a jogar em um clube estrangeiro. Como era costume naquele tempo, Ary Patuska havia sido mandado por seu pai para estudar na Suíça.

Lá, entrou para o Brühl St. Gallen e foi campeão suíço de futebol, chegando até a jogar na seleção helvética. Depois de quatro anos na Europa, retornou ao Santos. Foi o artilheiro do time em 1915, com 19 gols. (Fonte: Wikipédia)

Estádio Urbano Caldeira, no bairro de Vila Belmiro (Foto: Prefeitura de Santos)

A Seleção dos Melhores.

A Musa do Santos F.C.

2010. Campeão da Copa do Brasil. (santistasloucos.net)

2010. Campeão Paulista. (UOL)

Neymar, ídolo santista. (Acervo do Santos F.C.)

Marta, a grande jogadora do time feminino. (Acervo do Santos F.C.)

2009. "Sereias da Vila", campeãs da Copa Libertadores Feminina. (Acervo do Santos F.C.)

2008. Equipe feminina campeão da Copa do Brasil. (Acervo do Santos F.C.0

2007. Bicampeão Paulista. (Terra)

2006. Campeão Paulista. (Foto: Pelé.Net)

2004. Campeão Brasileiro. (Acervo do Santos F.C.)

2004. Campeão Brasileiro. (Foto Ernesto Rodrigues/Agência Estado)

2002. Camepeão Brasileiro. (Foto: jornal "Lance)

2002. (Acervo do Santos F.C.)

1997. Campeão do Torneio Rio-São Paulo. (Acervo do Santos F.C.)

1995. Em pé: Narciso - Marquinhos Capixaba - Grillo - Vagner - Marcos Paulo e Edinhho. Agachados: Robert - Carlinhos - Jamelli - Giovanni e Marcelo Passos (Foto: revista "Placar")

1995. Homenagem prestada aos campeões de 1935. (Acervo do Santos F.C.)

1990. Sepultamento do jornalista De Vaney, cujo caixão foi coberto com a bandeira do Santos F.C., seu time de coração. (Acervo do Santos F.C.)

De Vaney. (Acervo do Santos F.C.)

Anos 80. (Foto: Revista "Manchete Esportiva")

(Acervo do Santos F.C.)

1978. Campeão Paulista. (Foto: Revista "Placar")

1978.(Acervo do Santos F.C.)

Outra de 1977. (Acervo do Santos F.C.)

1977. (Foto: "A Tribuna", de Santos)

Nenhum comentário: