sexta-feira, 26 de abril de 2019

Futebol de Reriutaba (CE)


Histórico do município de Reriutaba

Segundo a lenda popular e sustentada em poucos registros, a história de Reriutaba começa quando os índios Reriús decidiram se estabelecer na região.

Os Reriús eram nômades do grupo Tapuia e provavelmente habitavam a região que vai desde as margens do rio Acaraú até a Chapada da Ibiapaba.

Acredita se que sua extinção se deve aos conflitos com os índios tabajaras. Reriús significa "beber água em concha" e taba "moradia indígena. O município se encontra em uma depressão.

Já a sua história política inicia em 1923 quando o coronel José Teodoro Soares foi nomeado primeiro prefeito, sendo desmembrada do município de Guaraciaba do Norte e adotando o nome de Santa Cruz.

No dia 25 de setembro de 1923 tomou posse Teodoro Soares, como seu primeiro prefeito.

O decreto 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu a autonomia de Santa Cruz, que foi definitivamente restaurada no dia 3 de maio de 1935, conforme o decreto de nº 1.540.

A vila de Santa Cruz foi elevada a categoria de cidade pelo decreto de lei de nº 448, de 20 de dezembro de 1938. A denominação atual de Reriutaba, foi oficializada pelo decreto de nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

A paroquia local de Reriutaba foi criada em 1936, sob a proteção de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A cisão mais recente se deu quando o distrito de Varjota separou-se politicamente em 1984.

Localiza-se na microrregião de Ipu, mesorregião do Noroeste Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 23.235 habitantes. A sua extensão é de 366 km².

Um dos acessos para Reriutaba a partir de Fortaleza se dá pela BR-020 até o município de Canindé, seguindo pela CE-257 até o município de Santa Quitéria e de lá pela CE-366 até Reriutaba, passando pelo município de Varjota. Este trajeto tem a extensão de aproximadamente 300 km e tempo aproximado de 3 horas.

Fotos: Blog Futebol Reriutabense

Santa Cruz, em 2014. (Foto: Blog "Esporte Reriutabense")


Santa Cruz Reriutabense ficou mais de 2 Anos invicto dentro do futebol reriutabense e regional.

Time Reriutaba. Em pé: Bascui – Nezim – Wellington – Jaine – Tadeu - Sá Neto e Zequinha. Agachados: Guarani – Pipa - Chico Zé - Toínho do Banco e Getúlio.

Areia Futebol Club, em 1998. Em pé: Rildo – Ribinha – Gamarra – Adiodato - Tau e Zé Antônio.  Agachados: Mauricio – Heidir - Clerton Miro – Elídio - Marcos e Hélio.

Seleção de Reriutaba, em amistoso na cidade de Granja (CE), em setembro de 1978.

Campo Lindo em 1989. Em pé: Welliton - Antônio Belita - Zé Antônio - Zé Candido - Genésio e Antônio Amadeu. Agachados: Antônio Raimundo – Fubica - Das Chagas - João Beiel e Albino.


Estádio de Reriutaba. O nome ''Dr. Jose Silveira e Sá" (Silveirão), é uma  homenagem ao grande desportista e ex-prefeito de Reriutaba. (Foto: Reriutaba Notícias) 

Nenhum comentário: