segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Estádios históricos que não existem mais


O estádio que viu o primeiro gol da história das Copas do Mundo já não existe mais. O palco do primeiro título mundial conquistado pela seleção brasileira, também não. 

Assim como as casas que presenciaram os melhores momentos de Juventus, Arsenal e Atlético de Madri.

O futebol está em constante processo de renovação, e isso leva ao abandono de antigos e tradicionais estádios em prol da construção de novas, modernas e tecnológicas arenas multiusos.

O processo não acontece apenas no exterior. Aqui no Brasil, Palmeiras e Grêmio agora jogam em estádios mais confortáveis para o torcedor e com cheirinho de novos.

Relembre abaixo sete estádios que tiveram papel importante para o futebol mundial e que deixaram de existir.

SARRIÁ

A antiga casa do Espanyol foi o palco de uma das maiores tragédias da história do futebol brasileiro, a derrota por 3 X 2 do time de Falcão, Zico e Sócrates para a Itália na Copa do Mundo-1982.

O "Sarriá" foi o estádio do segundo clube mais importante de Barcelona durante 1923 e 1997 e também recebeu a final da Copa da Uefa de 1988 e partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 1992. 

Vendido para melhorar a saúde financeira do Espanyol, o estádio deu lugar a condomínios de apartamentos de classe média alta.

RASUNDA

O estádio que viu Pelé, Garrincha e Didi golearem a Suécia na decisão da Copa de 1958 e conquistarem o primeiro título mundial da história da seleção brasileira permaneceu em pé por 75 anos. 

A história do "Rasunda" chegou ao fim de 2012, quando milhares de suecos foram ao local para ajudarem em sua demolição e levarem um pedacinho da antiga casa do futebol local para casa. 

O espaço onde ficava o Rasunda hoje é ocupado por prédios comerciais. E um novo estádio, o "Friends Arena", foi construído a cerca de 1 km do local onde o Brasil entrou no hall dos campeões mundiais de futebol.

POCITOS


O estádio que viu o primeiro gol da história das Copas do Mundo (marcado pelo francês Lucien Laurent, na goleada por 4 X 1 sobre o México, em 13 de julho de 1930) teve vida curta. 

Construído em 1921 para ser a casa do Peñarol, ele foi abandonado 12 anos depois porque o clube uruguaio passou a mandar suas partidas no Centenário. 

No local onde ficava o Pocitos, hoje há estabelecimentos comerciais e um pequeno monumento que lembra o estádio.

DELLE ALPI

Construído para a Copa do Mundo de 1990, aos pés dos Alpes italianos, pertencia à prefeitura de Turim e foi a casa dos dois principais clubes da cidade, Juventus e Torino, até 2006. 

Tradicionalmente criticado por não oferecer uma visão muito boa do campo aos espectadores, o "Delle Alpi" começou a ser demolido em 2008 e, três anos mais tarde, deu lugar ao Juventus Stadium, arena multiuso que pertence apenas à Juve e onde a atual vice-campeã europeia tem mandado seus jogos.

HIGHBURY

O estádio localizado no norte de Londres foi a casa do Arsenal durante 93 anos, viu o clube conquistar todos os 13 títulos ingleses de sua história e até recebeu bombardeios do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. 

Devido à impossibilidade de área para ser expandido e aumentar sua capacidade de público, "Highbury" foi fechado em 2006 e deu origem a um conjunto de prédios residenciais. Desde a demolição de sua antiga casa, o Arsenal atua no "Emirates Stadium".

VICENTE CALDERÓN


O estádio que serviu como casa do Atlético de Madri por 51 anos recebeu sua última partida profissional em 2017 (vitória do Barcelona sobre o Alavés, pela decisão da "Copa do Rei"). 

A área ocupada pelo "Vicente Calderón", às margens do rio Manzanares, vai virar um bairro com conjuntos residenciais e área verde. 

Para substituir sua antiga casa, o Atlético comprou da prefeitura o "Estádio Olímpico de Madri", fez uma reforma completa na antiga estrutura e o transformou no novíssimo "Wanda Metropolitano".

PARQUE ANTÁRCTICA


Também conhecido como "Parque Antarctica", começou a ser utilizado em 1902 e se tornou propriedade do Palmeiras no começo da década de 1920. O "Palestra Itália" foi usado quase que ininterruptamente pela equipe alviverde durante mais de 90 anos. 

Em 2011, foi demolido para dar lugar a uma moderna arena com capacidade para receber partidas de futebol e grandes shows musicais, o "Allianz Parque", fruto de uma parceria entre o clube paulistano e a construtora W.Torre.

Nenhum comentário: