sexta-feira, 5 de abril de 2019

Juventude, de Candelária (RS)


HISTÓRICO

O Grêmio Esportivo Juventude é uma agremiação do município de Candelária (RS).  O surgimento do clube foi no dia 19 de março de 1944, um ano de grande efervescência com a realização da “2ª Guerra Mundial”, a qual uniu as forças armadas de mais de 70 países e mobilizou mais de 100 milhões de militares.

Foi o maior conflito sangrento da história, que ocasionou a morte de mais de 70 milhões de pessoas, cerca de 2% da população do mundo, na época.  

O time de futebol surgiu através de uma ideia dos amigos Walter Filter, Teodoro Filter, Perceval Martin e Darci Martin, que jogavam futebol em um time chamado Flamengo, nos anos 1930.

Com o fim desta equipe, os amigos decidiram formar uma nova. A denominação, Juventude, foi uma forma de homenagear a mocidade da época.

O primeiro campo ficava localizado na propriedade de Nestor Graeff. Na época o campo era cercado de árvores de camboim. A origem do primeiro nome “Grêmio” foi uma homenagem aos gremistas. E as cores vermelho e branco do uniforme, foi uma homenagem aos colorados da época, quando já existia a rivalidade Grenal.

Os primeiros jogadores do Juventude foram Arnaldo Wink, Mimi Fonseca, Perceval Martin, Bruno Marx, Edegar Ensslin, Arno Schiling, Adão Mença, Salvador, Edmundo Mença, Claudiomiro, Wilson Oliveira, Adão Dias (Tio Mico), Nicolau Couto, Tesoura, Heitor Bartmann, Elcy Simões de Oliveira, Amaro Mença, Iedo Grehs, Hari Roos, Adilo Feldmann, Mário Grundling, entre outros. Arlindo Lenz era o treinador.

No dia 1º de abril de 1948, o Juventude elegeu a sua primeira diretoria oficial composta por Walter Filter (presidente), Nestor Schmidt (vice-presidente); Heitor Bartmann (1º secretario); Perceval Martin (2º secretario); Bertholdo Teichmann (1º tesoureiro); Leopoldo Gründling (2º tesoureiro) e Waldemar Martin (diretor social).

Neste dia também foi criado o estatuto do clube. O registro oficial aconteceu em 24 de abril de 1948.

Nos primeiros anos, o Juventude disputou somente amistosos. A equipe enfrentou equipes como o Grêmio Esportivo Sinimbu, Trombudo (Vale do Sol), Ramiz Galvão (Rio Pardo), Atlético (Sobradinho), Rio Pardinho, Mercur, Santa Cruz (Santa Cruz do Sul) entre outros.

Em 1948, o Juventude disputou o seu primeiro Campeonato Estadual de Amadores. Naquela época as partidas eram disputadas no sistema eliminatório em jogo único.

No primeiro jogo, o Juventude enfrentou uma equipe de Rio Pardo, na cidade histórica. A equipe candelariense venceu por 4 X 3 e conquistou a classificação.

Após o jogo, alguns torcedores do Juventude foram desfilar pela cidade de Rio Pardo em cima de uma camionete “Ford Bigode” para comemorar a vitória e acabaram presos pela polícia.

Plínio Lenz, que era jogador do Juventude e sobrinho do coronel Albino Lenz, conversou com o delegado de Rio Pardo e, usufruindo do privilégio por ser parente do coronel, conseguiu soltar os torcedores.

Na segunda fase, o Juventude foi a Caxias do Sul enfrentar o Flamengo, de Caxias do Sul, atual S.E.R. Caxias. Na oportunidade, a delegação inaugurou um ônibus novo, que levou a delegação e alguns torcedores para a partida. No jogo, o Juventude foi derrotado por 4 X 2 e eliminado da competição.

Etti Ensslin fez um dos gols do Juventude, de nuca, após um tiro de meta cobrado pelo goleiro da equipe candelariense. Após o lance, pelo fato da bola estar pesada em razão do campo molhado, Etti caiu no chão, sem ter visto que a bola havia entrado. Foi um lance muito engraçado a maneira como o Etti fez aquele gol Ruy.

O Juventude participou do “Campeonato Gaúcho de Aspirantes” em 1950 e do “Campeonato Estadual de Amadores” em 1948, 1956, 1971 e 1987.

O GE Juventude faturou dois títulos no “Campeonato Estadual de Amadores da 1ª Divisão”: 1956 e 1987.

No dia 23 de setembro de 1949, a prefeitura de Candelária comprou o terreno de Nestor Graeff, onde estava localizado o campo. Por uma escritura pública de doação, lavrada no dia 25 de outubro de 1951, o município doou a área de 18.000m² ao Juventude.

A doação foi assinada pelo prefeito em exercício, Elemar Hintz, e pelo presidente do Juventude, Omar Fonseca de Oliveira, o Maroca. Após o ato, através de uma iniciativa de Leopoldo Hintz e Luis Spengler, o campo foi cercado com tabuas de madeira compradas e serradas pelos dois colaboradores.

Nesta área, até hoje está localizado o antigo Estádio dos Eucaliptos, depois denominado Estádio Darcy Martin.

Palco de grandes jogos realizados pelo Grêmio Esportivo Juventude, o que inclui finais de campeonatos estaduais de futebol amador, o campo possui mais de 70 anos.

Em 24 de novembro de 2015, por meio de um acordo selado por representantes do time e da prefeitura, ocorreu a devolução da área, que estava sob a responsabilidade do clube, que hoje se encontra inativo.

Nos últimos anos, a situação do local foi tema de diversas reportagens realizadas por um jornal local, que mostraram o estado de abandono da estrutura. Nesse período, foram feitas promessas de retomada das obras, que por justificativas diversas não se concretizaram.

Eventos climáticos adversos, princípio de incêndio, espaço da copa como depósito de pneus da prefeitura e até mesmo a suposta presença de pessoas que faziam de determinados pontos do estádio suas moradias são apenas alguns dos fatos que ilustram o enredo.

Vale destacar a figura de Darcy Martin, o organizador do Juventude e que dá nome aoestádio. Era ele que fazia tudo, desde o serviço de copa até a distribuição dos uniformes para os atletas em dias de partidas.

Era o primeiro a chegar e o último a sair. Tudo no Juventude girava em torno dele. Darcy Martin deixava seus afazeres na sapataria que tinha na Avenida Pereira Rego, hoje a loja “Martin Calçados”, para se dedicar ao Juventude. Colocar o nome do estádio de Darcy Martin foi uma homenagem mais do que justa e merecida.

ESTÁDIO ABANDONADO

O Juventude encerrou as atividades em 2015 e entregou o estádio a Prefeitura que em janeiro deste ano realizou obras de revitalização da área, que se encontra completamente abandonada, conforme mostram as fotos abaixo.




FOTOS: Jornal de Candelária

Juventude no período do centro de treinamento entre 1998 e 2003.

Em 2000, categoria Juvenil do Juventude, comemorando o título de campeão invicto do "Metropolitano", conquistado no "Estádio Darcy Martins".

Juventude nos anos 80, em partida disputada contra o Internacional, no "Beira Rio".

Juventude nos anos 1970.

Juventude nos anos 1960.

Juventude nos anos 1960.

Juventude participando do desfile cívico nos anos 1960.

Juventude sagrou-se vice-campeão estadual de futebol amador, em 1958.

Juventude nos anos 1950.

Juventude nos anos 1950.

Juventude em 1946.

Juventude em 1946.

Juventude em 1946.

Juventude anos 1940.


Nenhum comentário: