segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O futebol de Alvinópolis




Fotos: Autorizadas por José Silvério Divulgação: www.futebolamadordeminas.com - O Maior site de Futebol Amador do Brasil. 

Histórico

O Município de Alvinópolis teve sua origem no primitivo arraial de Paulo Moreira, criado por Decreto Imperial, em 1830, em terras pertencentes ao município de Mariana. A entrada das primeiras famílias na povoação deu-se entretanto um século antes, cerca de 1730, quando o território pertencia ainda à freguesia de Santa Bárbara.

Por volta de 1832, passou a denominar-se Freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, quando, motivado pelo crescente desenvolvimento, foi este patrimônio legado, pelo seu proprietário, o fazendeiro Paulo Moreira, a Nossa Senhora do Rosário.

O ano de 1887 é assinalado pela fundação de uma fábrica de tecidos, a “Cia. Industrial Paulo Moreirense”, que veio contribuir para maior progresso da localidade. Elevado à categoria de Vila, por força do Decreto de 5-2-1891, do então Presidente do Estado, Sr. Crispim Jacques Bias Fortes, passou a denominar-se Vila de Alvinópolis, em homenagem ao ilustre mineiro Dr. Cesário Alvim.

O progresso da cidade beneficiou-se com o impulso que lhe deu a “Cia. Industrial Paulo Moreirense”, hoje “Cia. Fabril Mascarenhas”, sob nova direção. A sede municipal é dotada de iluminação elétrica, fornecida pela Companhia Fabril que instalou no Município duas usinas elétricas; conta ainda a comuna com o hospital, posto de saúde e posto de puericultura, grupos escolares, escolas rurais, escola de comércio e de ensino agrícola, serviço de abastecimento de água, hotéis, cinemas, associações recreativas e de caridade, campo de pouso.

Há em circulação o semanário “O Progresso”, órgão literário e de notícias. Os principais festejos são em louvor a Nossa Senhora do Rosário, no mês de outubro de cada ano. (Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)














































7 comentários:

Marco Antonio disse...

Obrigado amigo Jose Silverio..

Anônimo disse...

Obrigado Binha. Lembrei de Dico Lavanca, Geraldo Louro,José silvio. Abraço

Anônimo disse...

Excelente!!! Parabéns!

Anônimo disse...

Sou neto de Antônio de Sá Lucinda técnico do industrial na foto de 1950. Que bom ter acesso a este registro. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Você é filho de quem ? Quinquim Salvador Madalena ,Maria????,

Anônimo disse...

Jujuca meu ídolo.👏👏

Anônimo disse...

Marcilio