segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fotos históricas


Olaria 1970. Em pé: ??? - Haroldo - Pedro Paulo - Luis Carlos - Feijão - ??? - Afonsinho - ??? e Alfinete. Agachados: ??? - Osni - ??? - Miguel - Roberto Pinto - ??? e ???.


Portuguesa de Desportos (SP), em 1961.
Equipe do Tuna Luso Comercial, de Belém do Pará em 1983.
Time do Colo-Colo, da Bahia que enfrentou em amistoso, o Botafogo (RJ) em 1956.
Equipe do Tuna Luso Comercial, súper campeão invícto de 1955. Em pé: Mário - Ney - Sarará - Nonato - Maneca - Satiro e Muniz. Agachados: Juvenil - Teixeirinha - Estanislau - China e Acapú.

Aymorés, de Ubá (MG), com Ary Barroso no gol.
Madureira (RJ), na década de 1940: Tarzan - Milton - Brandão - Olavo - Gdofredo - Baiano - Esteves - Esquerdinha - Bebeto e Durval.
Time do Juventus, campeão do "Paulistinha" .
Delegação do Juventus, de São Paulo, com o Papa Pio XII, em 1953.
Cerimônia da mudança de nome de Cotonifício Rodolfo Crespi, para Clube Atlético Juventus.
Equipe e dirigentes do Cotonifício Rodolfo Crespi, de São Paulo, na década de 1920.
Palestra, campeão paulista de 1916.
Primeiro time do Bangu, do Rio de Janeiro, em 1906. (Foto: Museu dos Esportes)

Club Rio Cricket, no início do século passado.
Jogos Atléticos de 1908, no Club Rio Cricket.
1908. Ground do Clube Rio Cricket, de Niterói (RJ).
Time do Rio Cricket em 1911.
O Rio Cricket, clube de Niterói (RJ), fundado em 1872, quando os ingleses construiram a primeira quadra de tênis no Brasil, tem sua história contada no livro "Rio Cricket e Associação Atlética: mais de um século de paixão pelo esporte", que conta a sua trajetória de 137 anos em prol do esporte.
Instalado no coração de Icaraí, o clube ostenta em sua sede um grande trecho de Mata Atlântica e um bem cuidado gramado que há 111 anos tem sido palco de esportes ingleses como o críquete, o futebol, o hóquei e o rúgbi. Foi lá que Oscar Cox, filho de um dos fundadores do clube, promoveu a partida de futebol histórica, marco oficial do início do esporte no Estado do Rio, em 1901.
Desde então o Rio Cricket tem participado do futebol fluminense e brasileiro, seja como fundador das primeiras ligas esportivas no início do século XX, seja como celeiro de atletas. Das escolinhas de futebol do RCAA saíram craques do futebol nacional como Leonardo, que integrou a seleção brasileira tetra-campeã em 1994 e que hoje atua como dirigente do Milan, na Itália.
A obra, com o selo da Editora Arte e Ensaio, é de autoria de Patrícia Iorio e Vitor Iorio.
Esta foto de 1905 mostra atletas do Paulistano, Mackenzie, São Paulo Athletic, Internacional, Fuminense (RJ) e Germânia, por ocasião de torneio realizado em São Paulo (Foto: Site do Milton Neves)

2 comentários:

Miguel Barros disse...

Boa Tarde

Foi com alguma surpresa que conheci este espaço. E digo surpresa pelo facto do nome deste mui nobre blogue ser igualzinho ao meu... Parece que ambos tivemos a mesma ideia (embora o meu Museu Virtual do Futebol seja como o próprio nome indica um museu do futebol a nível global).

E parece que ambos temos uma paixão pelo futebol, não só como simples adeptos mas também como jornalistas...

Devo dizer que gostei imenso deste seu blogue caro colega, permita-me trata-lo assim. Aqui se respira futebol, a história deste belo jogo é retratada de uma forma sublime. Parabéns. Fiquei fã... e prometo voltar mais vezes

Cumprimentos desde Portugal

Miguel Barros

Mazotto Carandiru disse...

Bom dia

em primeiro quero parabenizar pelo site museu virtual do futebol

pois estavamos precisando muito de um lugar onde o torcedor pudesse ver saber aprender e divulgar suas histórias e reliquias do futebol

devemos sempre mater viva a história de nosso futebol e tenho comigo uma raridade da história de nosso futebol segue um pouco da história e a materia realizada pelo comentarista de futebol Milton Neves no quadro "Que fim levou..." onde ele conta um pouco da hist´ria da carterinha nº1 do SPFC e uma homenagem ao saudoso Nestor de Almeida





Em meados dos anos 80 conheci um senhor bem velhindo que praticava caminhada dentro do parque da agua branca ele se chamava Nestor de Almeida e me contou que junto com um grupo de amigos resolveram fundar um time de futebol em 1935 e este time viria a se chamar São Paulo Futebol Clube ele contou que como todos os sócios eram tambem athletas eram denominados de sócio Athleta , e como o Sr Nestor de Almeida fazia parte da primeira formação do clube e foi o primeiro goleiro do time ficou com a carteirnha nº 1 do então SPFC e ele acabou me presenteando com elas, são um jogo de cinco carteirnhas maravilhosas são as mais raras que existem pois não existe cópias e nem o SPFC tem, apenas eu tenho as originais inclusive tem uma materia feita pelo comentarista Milton Neves no quadro "que fim levou" onde ele conta um pouco da história das cartetrinhas e faz uma homenagem ao saudoso Nestor de Almeida, e gostaria de aproveitar o ensejo e dizer que estou procurando patrocinio para colocar em exposção elas dentro do NAVIO TRICOLOR que partirá em abril comemorando 20 anos do primeiro titulo mundial do clube e nele estarão diversas figurinhas carimbadas do SPFC como rai , palhinha, serginho chulapa toda diretoria e muitas mais e tenho certeza que este patrocinio poderá elevar ainda mais o nome do site MUSEU VIRTUAL DO FUTEBOL pois estas carteirinhas alem de contar a história do clube tambem faz parte da historia do futebol brasileiro.
se quizer receber fotocópias das mesmas é só enviar um email que mandarei para vcs e tambem a materia do MILTON NEVES, me coloco a disposção para sanar qualquer eventual duvida , ou se quizerem realizar uma materia estou a disposção tambem .
caso nõ interessar gostari muito de alguns contato com alguns jogadores antigos como rai chulapa palhinha rogerio ceni dentre outros e tambem poder ofereçer se interessam patrocinar este evento.
certo de poder contar com sua habitual compreensão, antecipo meus agrade
OBS: O Sr. Nestor de Almeida fazia ja parte do São Paulo da Floresta dssde 1930