sexta-feira, 6 de março de 2009

O futebol de Vitória da Conquista (BA)


Fotos: conquistaesportes.com
O Portal do Esporte Conquistense

Bahia Futebol Clube,time amador da Rua dos Fonseca, em Vitória da Conquista (BA), foto de 1955. Da esquerda para direita: Miltinho Labamba (mascote) - Ildon - Antônio -
Raí - Marcos (fundador do time) - João Uzura - Geraldo Correia - Manoel - ??? - Dudu - Geraldo da Granja e José Coqui.

Seleção de Vitória da Conquista 1962: de Pé: Matias - Diva - Ailton - Nêgo - Wesley - Tolica - Wilson e Detinho. Agachados: Dilson - Zinho - Milton Chefe - Piolho e Neto.

SAMUR E.C., foto de 1979. de Pé: Sinvaldo - Atracador - Zó - Clíssio - Paraná e Clóvis. Agachados: Aderbal - Branco - Missias - Ronaldo e Oberval

Seleção de vitória da Conquista em 1979. De pé: Pedrinho - Dazo - Nade - Wilton - Simões e Tifá. Agachados: Joãozinho (massagista) - Cavalinho - Almir - Milson - Venal - Galego e Cacau (roupeiro).

Bahia de Guimarães, 1980. De pé: Bola Sete - Reubem - Patinho - Guimarães - Dedezinho e Flor. Agachados: Gileno - Orflândes - Abelmiro - Washington e Adeilton. Local da foto: Estádio Lomanto Júnior. Campeonato da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), 1ª Divisão

Serrano Sport Club, 1981. De pé: Matias (Massagista) - Nelson - Luis Carlos - Nade - Mailson - Lulinha - Dino e Naldinho(Preparador Físico). Agachados: João Cavalinho - Djalma - Palinha - Diva e Orlando.

Ponte Preta, de Campinas em jogo no "Lomantão". No time paulista estavam jogadores como Juninho, Carlos, Dicá, Tuta e outros.

Vasco da Gama, do Rio de Janeiro no "Lomantão". No time carioca Roberto "Dinamite", Mauricinho, Acácio, e outros.

Bahia, campeão Brasileiro de 1988. Em pé: João Marcelo - Ronaldo - Paulo Rodrigues - Tarantini - Paulo Robson e Claudir. Agachados: Marquinhos - Bobô - Charles - Zé Carlos e Gil.




HISTÓRICO DO FUTEBOL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O casamento de Vitória da Conquista com o futebol ganhou força no final da década de 50. O Humaitá Futebol Clube, talvez o mais tradicional dos clubes do Sudoeste do Estado, era tido como a força do futebol conquistense, que arrastava multidões para assistir seus jogos no Estádio Edvaldo Flores. O Humaitá era comandado pelo presidente Lourival Cairo, maior incentivador de futebol na cidade, e que por muitas vezes viajava para Salvador somente para comprar uniformes para o Alviverde. Coisas de um apaixonado por futebol.
Há quem diga que o Estádio Lomanto Junior se chamaria Estádio Lourival Cairo, mas a política da cidade não deixou. Lomanto, baiano de Jequié, foi um político exemplar. Mas, Lourival, gente da terra, era um desportista exemplar. Tão exemplar que até os adversários do Humaitá iam "comemorar" a derrota junto com a turma verde e branca, na Confeitaria Araci, point da cidade na época. Se o estádio conquistense não possui seu nome, a história do futebol da Bahia o possui.
O Humaitá, que não conseguiu vingar como clube profissional, deu lugar ao Serrano Sport Club no coração dos moradores de Vitória da Conquista. Nascido em 1979, o Rubro-verde caiu no gosto do torcedor graças aos memoráveis jogos contra Bahia, Vitória, Galícia e Ypiranga, forças da capital até o final dos anos 80. Liderado pelo desportista Nelival Pereira Sá, o futebol de Vitória da Conquista se profissionalizava e ganhava projeção nacional.
Desembarcaram no Sudoeste clubes como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Santa Cruz, Ponte Preta e Náutico, todos para encarar o "encardido" Serrano, que sempre se caracterizou como um time de muita raça dentro de campo. No entanto, faltaram os títulos e os jogadores da cidade começaram a procurar outros centros para atuarem. Ausente do futebol desde 2003, o Serrano Sport Club tenta reescrever, em 2008, uma história que ficou perdida nos últimos anos.
E foi neste hiato no futebol conquistense, após tentativa frustrada de uma nova profissionalização Conquista Futebol Clube, que surgiu o Esporte Clube Primeiro Passo. Criado em 2001, a partir de um projeto social que visava unir menores carentes ao esporte, além de preparar futuros atletas para o futebol profissional, transformou-se em clube profissional em 2005, com o nome de Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista. Venceu a segunda divisão estadual de forma invicta em 2006 e chegou à elite do futebol baiano trazendo milhares de admiradores, que passaram a declarar seu amor pelo novo Alviverde do Sudoeste.
Tido como o clube mais profissional do interior do estado, o Vitória da Conquista almeja vôos maiores nos próximos anos. Chegou à terceira colocação no Campeonato Baiano de 2008 e leva a cidade conquistense, após 14 anos, à disputa de uma competição nacional, já que está classificado para a Série C do Campeonato rasileiro.
E assim, o futebol da cidade de Vitória da Conquista ganha continuidade. E Glauber Rocha, Xangai, Elomar Figueira, João Gonçalves da Costa, Luiz Caldas e Ricardo Castro agradecem.

Estádio Edvaldo Flores: berço do futebol de Vitória da Conquista.

CLUBES PROFISSIONAIS DE VITÒRIA DA CONQUISTA


Conquista Futebol Clube. Foi fundado em 7 de janeiro de 1978. Seu uniforme é camisa azul com detalhes brancos na gola, calção azul, meias azuis e brancas. Manda seus jogos no estádio, Lomanto Júnior, o “Lomantão”, que tem capacidade para 15 mil pessoas. Títulos: Campeonato Baiano da Segunda Divisão: 1994.

O Serrano Sport Club foi fundado em 22 de dezembro de 1979. Manda seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, o “Lomantão”. Seu uniforme é camisas com listras verticais vermelhas e verdes, calções brancos e meias vermelhas. Títulos: campeão baiano da segunda Divisão em 1982.

O clube foi fundado pelo ex-jogador Ederlane Amorim, com a proposta de resgatar as conquistas do futebol da cidade, outrora famoso, graças a times como o Conquista Esporte Clube, Humaitá, Serrano Sport Clube e Conquista Futebol Clube. Foi iniciado, de fato, em 2001, com um trabalho voltado para a inclusão social, com objetivo de preparar os futuros atletas para o clube profissional. Essa proposta foi consolidada com algumas participações em campeonatos locais e com a expansão do então Projeto Primeiro Passo para outras regiões do estado. Em janeiro de 2005 foi fundado o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, legalmente instituído como equipe profissional. A ascensão do ECPP foi meteórica. Seu único título do time profissional foi conquistado na Segunda Divisão (Campeonato Baiano) em 2006, quando a equipe terminou invicta após 14 partidas, enfrentando equipes como o tradicional Galícia e o (então) forte Jacuipense. No ano seguinte, fez uma campanha razoavelmente boa na primeira divisão estadual, levando o status de defesa menos vazada do campeonato.

ESTÁDIO MUNICIPAL LOMANTO JÚNIOR, O "LOMANTÃO"



Localização: Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
Capacidade: 15.000 pessoas
Inauguração: 5 de novembro de 1966
Jogo Inaugural: Seleção de Vitória da Conquista x Seleção de Jequié
Endereço: Av. Luis Eduardo Magalhães - Alto da Boa Vista
Público Recorde: 15.728 (31-01-2007, Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista x Vitória) (Fonte: Wilkipédia)

Nenhum comentário: