segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fútbol Ochentoso (Argentina)


Time do Flamengo com o goleiro Fillol.

Fillol, notável goleiro argentino que defendeu o Flamengo.

Ruben Paz, com a camisa da seleção uruguaia. Brilhou no Internacional, de Porto Alegre.

De León, zagueiro uruguaio, com a camisa do Nacional de Montevideéu. Foi campeão mundial pelo Grêmio e capitão da equipe.

Careca, quando jogava pelo São Paulo.


No dia 29 de Maio de 1985 as equipes do Liverpool, da Inglaterra e Juventus, da Itália jogaram a final da Copa de Campeões da Europa, que terminou com a vitória do clube italiano por 1 X 0, gol de Platini de penalti. A maior lembrança desse jogo, porém, não foi o primeiro título do Juventus na competição, mas a maior tragédia já ocorrida em um estádio de futebol, em todos os tempos.
O jogo se realizou no Estádio de Heysel (hoje conhecido como Rey Balduíno), em Bruxelas perante 60 mil expectadores, divididos entre ingleses e italianos. Num setor do estádio estavam muito próximos torcedores do Liverpool, conhecidos como "hooligans", e da Juventus. Em dado momento os ingleses começaram a jogar objetos nos italianos. Como isso não pareceu suficiente, os hooligans invadiram o lado italiano, jogando os torcedores contra uma parede perto da tribuna. Nessa avalanche morreram 39 pessoas (34 italianos, dois franceses, 2 belgas e um inglês).

As duas equipes levaram uma hora e meia para poderem reiniciar o jogo. Os capitães dos dois times leram um comunicado pedindo tranquilidade aos torcedoress. Os cadáveres estavam espalhados por todo o estádio. Segundo a Uefa o jogo continuou, porque se fosse suspenso haveria o risco de mais mortes.

Os jogadores das duas equipes só ficaram sabendo da magnitude da tragédia, no dia seguinte. A equipe italiana recebeu muitas criticas porque aceitou continuar o jogo e festejou a conquista em pleno gramado, como se não tivesse acontecido nada.

O jogo entrou para a história do futebol. O Liverpool foi expulso das competições européias por 10 anos (depois reduzido para 6 anos), e os demais clubes ingleses por 5 anos. (Mais informações: Phttp://es.wikipedia.org/wiki/Tragedia_de_Heysel).

Nenhum comentário: