A Coleção Linhares tem as suas raízes no final do século XIX, quando o jovem Joaquim Nabuco Linhares descobre o seu interesse pela imprensa e começa a formar uma coleção das publicações periódicas - jornais e revistas, de natureza “efêmera ou permanente”, “artesanal ou amadora” – que eram publicadas em Belo Horizonte.
Linhares nasceu em Ouro Preto em 1880 e se transferiu para Belo Horizonte quando da mudança da capital. Desde então, se lançou à tarefa de coletar exemplares de jornais e revistas que surgiram e desapareceram durante o tempo em que residiu na cidade.
À medida que reunia as publicações, Linhares se dedicava cuidadosamente à catalogação do material recolhido, descrevendo a sua natureza, formato, propriedade, periodicidade, redação e duração. Assim, Linhares não se limita ao desejo de colecionar o "objeto de sua paixão" e produz a sua monografia, reunindo 839 resenhas de títulos que circularam em Belo Horizonte no período de 1895 a 1954. O material reunido é considerado de “inusitada importância para a memória da cidade e sua imprensa”.
A coleção de Linhares foi adquirida de sua família, a preço simbólico, pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1976, passando a ser denominada "Coleção Linhares". Desde então, o acervo permaneceu sob a guarda da Biblioteca Universitária, estando disponível para consulta da comunidade universitária e do público em geral.
Visando a preservação dos jornais e revistas da Coleção Linhares, parte do acervo foi microfilmada e digitalizada através do Projeto "Criação da Biblioteca Digital Linhares" financiado pela FAPEMIG. Abaixo algumas fotos de antigos jornais esportivos, editados em Minas Gerais.
1949 - Folha de Minas Esportiva.
1949 - Folha de Minas Esportiva.
1946 - O Amadorista.
1946 - O Amadorista.
1946 - O Amadorista.
1946 - O Amadorista.
1930 - Folha Esportiva.
1930 - Folha Esportiva.
1917 - O Foot Ball.
1917 - O Foot Ball.
1917 - Gazeta Esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário