sábado, 7 de dezembro de 2019

O papa títulos de Brasília (1)


As fotos e textos foram copiados do livro "Rabello Futebol Clube,o papa títulos dos anos 60", de autoria do pesquisador brasiliense José Ricardo Almeida, em parceria com Márcio Almeida e Júlio Bóvio Diogo.

Marco Paulo Rabello, o fundador do clube. Nasceu em Diamantina (MG), em 20 de janeiro de 1918.Firmou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1939.

Trabalhou na Empresa de Melhoramentos Municipais, prestando erviços a Prefeitura de Belo Horizonte nos anos de 1938 e 1939. Depois trabalhou na seção técnica da empresa Carneiro de Rezende, até 1940.

Começou sua carreira como engenheiro, no início da década de 1940 quando Juscelino Kubischek de Oliveira foi nomeado prefeito de Belo Horizonte pelo então governador Benedito Valadares, e decidiu realizar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Para projetar esta obra convocou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer, com 33 anos, e o engenheiro Marco Paulo Rabello, com apenas 22 anos,  que trabalhava na construtora do seu pai, Ajax C. Rabello.


Marco Paulo Rabello faleceu no dia 7 de junho de 2010, aos 92 anos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, devido a uma pneumonia. Teve cinco filhos, nove netos e dois bisnetos. 

Foi um dos maiores e melhores engenheiros do Brasil, trabalhando ao longo de quase 60 anos, construindo e inovando, sempre buscando a excelência. Também foi um dos fundadores do Clube de Engenharia e Arquitetura de Brasília, do Country Club, do Cota Mil e do Iate Clube de Brasília..

O acampamento da Rabello ficava em frente ao “Palácio do Planalto”, que se encontrava em construção. Em 1958, após a inauguração do Palácio do Planalto, o acampamento da Rabello foi para a Vila Planalto, cercado pelos demais alojamentos das outras construtoras, dentre elas Pacheco Fernandes,  e Departamento de Força  e Luz.

O acampamento da Rabello era o que mais tinha infraestrutura, chegando a contar com cinema, farmácia, posto médico e odontológico, capela, campo de futebol e clubes separados para engenheiros e operários.


Capela no acampamento da Rabello.


Obras da Rodoviária de Brasília, construída pela Rabello.


Time do Rabello frente o vestiário. Laranjeira é o primeiro em pé. O quarto agachado é Liliu.


Time do Rabello com seu primeiro uniforme. Em pé: Miguel (técnico) - ??? - Djalma - ??? - Laranjeira - Pernambuco - Totonho e ???. Agachados: Leocádio - Francisco - ??? - ??? - ???  (massagista) e Paulo Linhares.  

Operários na mecânica. O jogador “Laranjeira” é o terceiro da esquerda para a direita.

Rabello em 1959. Foto é de um amistoso contra o Coenge. Rabello 3 X 1.


Em junho de 1959, Laranjeira carregado pelos companheiros.


Rabello em 1960.

Rabello em 1960.

Rabello em 1960.


Roberto, Zé Paulo, Nilo - Calado e Arnaldo, em 1961.


Rabello em 1962.

Rabello em 1962.

Rabello em 1962.

Rabello em 1962.

Campeões de 1963.

Em 1963.


Rabello em 1964.

Rabello em 1964.

Rabello em 1964.