quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O "Leão da Montanha"

Fotos: Acervo do E.C. Cometa - Clube fundado em 15 de agosto de 1959

Histórico da cidade

Itapiranga nasceu da idéia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150km em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que em 10 de abril de 1926 se transformaria em Itapiranga – “pedra vermelha” em tupi-guarani.

Turismo

A base da economia, que já foi calcada na extração da madeira, é hoje a agropecuária, com destaque para o cultivo de milho, fumo e feijão, além da criação de aves, suínos e gado de leite. A diversificação econômica se firma com a instalação de indústrias e a exploração do turismo: durante a Oktoberfest, a população de Itapiranga triplica.

O ano de 2013 já iniciou com atividades esportivas no setor de categorias de base do Esporte Clube Cometa, sob a coordeenação do professor Gilberto Borges (Betinho) e Valentim Lauschner. A Categoria Sub-13 participou recentemente do Campeonato Sul Americano de categorias de base, disputado em Palotina (PR).

De acordo com Valentim Lauschner está programado para o ano de 2013 um intenso trabalho com a gurizada da base, sendo que a parceria firmada entre o poder publico e o Cometa vai proporcionar o trabalho com as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, os quais terão treinos semanais no Estádio da Montanha e estarão se preparando para as competições que serão realizadas regionalmente.

E ainda está se projetando a participação no Estadual de Amadores 2013 na divisão de categorias de base. Em fevereiro está previsto o Arbitral, e caso se torne possível o Esporte Clube Cometa, em parceria com o município de Itapiranga participará de mais este campeonato representando a cidade e região.

Foi realizada na noite do dia 14 de dezembro do ano passado, no Estádio da Montanha, a Assembléia para prestação de contas do ano de 2012 e eleição da nova diretoria para ano de 2013. O atual presidente Jacinto Soethe (Casquinha) foi reeleito para comandar o Esporte Clube Cometa no ano de 2013. O presidente salientou que para 2013 o foco novamente será a participação no estadual de amadores, com a possibilidade de um time regionalizado, além da possibilidade da participação com equipes nas categorias sub-17 e sub-15.

Não foi desta vez! O E.C.Cometa participou nos dias 15 a 18 de novembro dos jogos finais do Campeonato Estadual de Amadores 2012 em Tubarão (SC), e não conseguiu se classificar para a final. Disputou no dia 15/11 o jogo contra o Palmeiras, de Tubarão e acabou derrotado por 1 X 0 . No dia 16/11 enfrentou a forte equipe do Tupy, de Joinville e novamente foi derrotado pelo placar de 2 X 0.

Vice-campeão Sul-Brasileiro de 2010.


Campeão Estadual de Amadores – fase Oeste 2009. Em pé: Miguel - Betinho - Pedro - Ermínio - Dela - Jair - Vítor - Fábio - Rafael - Fernando e Valmor. Agachados: Jorginho - Tarcísio - Mauro - Tuco - Lírio - Enéias - Tiago - Marcelo - Diva - Tone - Zanchetti - Elói e Canhoto.

Campeão em 2007, comemoração com a torcida.

Campeão estadual de amadores – fase Oeste em 2007.

Em Pé: Nelsinho - Fernando - Thiago - Sig - Adriano - Rato - Edson Boi - Geovan - Pedro Paulo - Vitor - Wili - Casquinha e Valentim. Agachados: Betinho - Dapper - Edson Negão - Gugel - Sandro - Ivonei - Elicarlos - Carvão - Lirio - Jean e Jair Mueller.

Time campeão da Copa RBS 1990. Em pé: Léco - Kako - Chico - Gio - Tito - Négui - Paulo Cleto - Mão - Juruna e Kiko. Sentados: Beto - Lamper - Segura - Gordo - Jego Pédo - Ernani e Feda.

Amistoso contra os Juniores do S.C. Internacional.

Flagrante de jogo amistoso entre Cometa X Juniores do Grêmio, em 1984.

O Esporte Clube Cometa tem uma história recheada de títulos conquistados, de campeonatos disputados com raça e determinação. No entanto, o Cometa de Itapiranga também praticou ao longo de sua história a política de integração com outros times, em partidas amistosas que tinham como finalidade preparar o time para campeonatos futuros, ou até mesmo fomentar a diplomacia futebolística, integrando o nome de Itapiranga com outras regiões do país.

Destaque para a dupla colorada que veio até Itapiranga para enfrentar o "Leão da Montanha". No jogo contra os juniores do Internacional o Cometa perdeu de 2 X 0, onde se destacou o então jovem jogador Dunga, que atualmente é técnico do S.C. Internacional, de Porto Alegre, tendo já dirigido a Seleção Brasileira. Dunga marcou os dois gols colorados contra o Cometa.

Em 1984 esteve em Itapiranga a equipe de Juniores do Grêmio, de Porto Alegre. Esta foi uma promoção do Cometa pelos seus 25 anos. Pelo mau tempo o jogo foi realizado no estádio da Seara. O jogo Grêmio X Cometa terminou com vitória do 11 da capital por 4 X 2.

O Grêmio jogou e venceu com André - Jorge - Altair e Manica - Lúcio - Darci e Zé Carlos - Sérgio - Deltor (natural de São João) - Diego - Olmar - Aírton - Gerson - César e Clênio. O Cometa jogou e perdeu com Leco - Paulo - Nuna - Pingo e Neco - Segura - Geovani e Feda - Nilo - Kiko e Jego - Chicão - Zé - Jaime - Eduardo e Juruna.

Amistoso contra o Humaitá.



E.C. Cometa, na década de 1960.

Nos primeiros tempos de Esporte Clube Cometa ainda não existiam campeonatos regulares como na atualidade. Na verdade, aconteciam partidas amistosas organizadas com outros times locais ou até mesmo de outras cidades. Havia também os famosos torneios, onde se reuniam diversos times para disputar durante o todo o dia o título de campeão. Estes torneios eram muito disputados e chamavam a atenção de muitos torcedores.
Esporte Clube Itapiranga, tendo ao fundo o majestoso Rio Uruguai. Em pé: Orlando - João - Lacy - Werner - Neto - Dirceu e Irineu. Agachados: Souza - Nenê - Valentim - Celso e Armando.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Uma vida dedicada ao futebol amador paulista

Manoel Cardoso Neto, o popular “Mané”, um dos mais destacados atletas do futebol amador paulistano, está deixando os gramados depois de 43 anos de carreira, quando passou por vários clubes de expressão. Em todo esse tempo colecionou títulos e amigos.

Ele nasceu no dia 8 de dezembro de 1957, na capital paulista. Começou a carreira em 1969 no time de “Dentes de Leite” do “Unidos de Vila Maria”, depois de ter sido mascote do clube.

Polivalente, jogava tanto no meio de campo como na zaga, sempre com a mesma dedicação e categoria. Por essa razão foi sempre cobiçado pelas equipes da Vila Maria, tendo defendido o Benfica quando tinha apenas 15 anos de idade e chegou a condição de titular.

Jogou ainda pelo “Vasco Paulista”, que tinha um verdadeiro timaço, onde se destacava o ponteiro-esquerdo Piauí, que chegou a jogar nos profissionais de São Paulo e Corinthians.

Depois andou pela maioria dos times da Vila Maria: Flamengo, Vila Maria, Nova Neuza, que na época a torcida chamava de “molecada de outro planeta”, Nadir Figueiredo e ADC Frum, onde passou por todas as categorias e conquistou os títulos mais ambicionados do futebol amador paulistano.

Seu bom futebol chamou a atenção de clubes de fora da Vila Maria, como Sereno, Clube do Patropi, Esportivo da Penha, GM de São Caetano, onde foi companheiro na zaga do irmão de Luiz Pereira, ADPM, que no ano de 1982 contava em sua formação com “monstros sagrados” do futebol brasileiro, como Djalma Santos, Ademar Pantera, Cesar “Maluco” e Esquerdinha.

Em seus 43 anos servindo ao futebol amador da capital paulista, Manoel colecionou títulos: Campeão do Torneio da Primavera entre juvenis, que foi disputado por 32 equipes; Campeão do “Desafio ao Galo”, promovido pela TV Record; Campeão Brasileiro da Copa Arizona; Bi Campeão Paulista da Copa Arizona; Campeão da Região Sudeste da Copa Arizona; Tri Campeão da Capital, competição patrocinada pela Federação Paulista de Futebol; Tri Campeão do Estado de São Paulo, certame promovido pela Federação Paulista de Futebol, que reunia os campeões amadores da Capital e do interior e Tri Campeão do Torneio “De Paula”, promovido pela TV Gazeta.

Além dos títulos oficiais, Manoel ainda ajudou os clubes pelos quais atuou, a levantarem muitas taças e troféus em torneios e festivais, enriquecendo ainda mais sua vasta coleção de conquistas.

2012 - Confraternização dos Amigos do Manoel.

2012 - Amigos do Manoel.

2012 - Benfica Master.

2012 - Vila Maria.

1990 - ADPM.

1982 - ADPM.

1979 - Nova Neuza.

1977 - Jufis Vila Maria.

1976 - Frum B.

1975 - Frum Juvenil.

1973 - Frum, Infantil.

1972 - Frum Dentão.

1962 - Manoel, nos tempos de mascote.