sábado, 2 de fevereiro de 2019

Associação Nova Prata de Esportes


Histórico

A Associação Nova Prata de Esportes Cultura e Lazer, mais conhecida como “Nova Prata”, da cidade gaúcha de igual nome foi fundada em 10 de abril de 2003.

Suas cores são o vermelho, o verde e o branco. Manda seus jogos no “Estádio Municipal Doutor Mário Cini”, com capacidade para 3 mil pessoas.

A equipe manteve-se amadora e disputando somente campeonatos municipais e da região de Nova Prata até 2009, quando participou pela primeira vez do Campeonato Gaúcho de Futebol Amador alcançando as quartas de finais da competição, sendo eliminado pelo Grêmio Esportivo Ibirubá. E também em 2010, quando foi eliminado ainda na primeira fase.

Em 2011 a equipe foi convidada pela Federação Gaúcha de Futebol para disputar a 8ª Copa FGF. O resultado não foi dos melhores, uma modesta 20ª posição em um campeonato com 22 participantes.

Foram 12 jogos, sendo sete derrotas, quatro empates e apenas uma vitória (diante do Esportivo, em Bento Gonçalves). Em 2012 o Clube decidiu disputar a Segundona Gaúcha.

Para tal o tricolor pratense apostou em um elenco formado por jogadores da região, arregimentados na base e nas peneiras realizadas.

Contratou também jogadores mais experientes, oriundos ou com passagem pelo Veranópolis, que disputaram a Copa FGF no ano anterior e voltaram ao Clube. Para técnico foi contratado o experiente Ernesto Guedes.

Mesmo com uma história curta no futebol profissional, em 2013 a equipe alcançou o acesso para a Divisão de Acesso, segunda divisão do futebol gaúcho.

A Associação Nova Prata, após classificar-se em primeiro do grupo, deixou para trás Rio Grande, Sapucaiense e Marau (na final do turno) garantindo a vaga na final da competição e o acesso antecipado para a divisão superior. Na final porém, não conseguiu superar o Tupi, perdendo as duas partidas.

Em 2014, a equipe estreou na Divisão de Acesso, porta de entrada para a Primeira Divisão. A primeira vitória chegou logo na terceira rodada, em casa, contra o Santo Ângelo: 3 X 1.

A campanha foi irregular durante todo o primeiro turno da competição alternando entre vitórias e derrotas. O ponto alto foi a sonora goleada aplicada frente ao Riopardense: 6 X 2, com direito a três gols de Éder Ceccon, atacante com boas passagens pelo Juventude e Paysandu.

Mesmo assim, num grupo equilibrado acabou na última posição, porém somente três pontos atrás do quarto e último classificado.

No segundo turno, o time manteve-se com uma campanha irregular e deixou escapar a classificação para as quartas de finais na última rodada, ao ser derrotado em casa pelo Santa Cruz.

A derrota do Marau para o Cerâmica serviu para manter o tricolor pratense garantido na segunda divisão de 2015. Riopardense (que perdeu as 15 partidas que disputou), Canoas e o próprio Marau foram rebaixados para a terceira divisão.

Em 2015, do time que quase caiu na temporada anterior, restaram algumas peças importantes como Fabio Rodeghiero, Vandré e a dupla de ataque, Jean Dias e Éder Ceccon.

Outro ponto interessante foi a inauguração dos refletores do Estádio Mário Cini, o que permitiu que a Associação mandasse seus jogos a noite, garantindo um público maior. A partida de estreia dos refletores foi frente ao Veranópolis. Vitória do pentacolor por 2 X 0.

Alocado no Grupo A da competição, o clube iniciou com bons resultados. Mantendo-se invicto e dentre os cinco primeiros até a quarta rodada, quando sofreu um revés jogando em casa, diante do Glória.

A partir daí amargou uma sequencia de seis jogos sem vitórias. As três vitórias sobre Esportivo, Glória e Tupi até trouxeram esperanças de classificação aos torcedores. 

Porém as duas derrotas nas últimas duas rodadas, para Santo Ângelo (em casa) e Panambi decretaram, não somente a desclassificação para a segunda fase, mas também, o rebaixamento da Equipe para a Terceira Divisão.

Bastava uma simples vitória para o clube garantir a quinta posição do Grupo, porém o mesmo Panambi foi quem se classificou. Juntamente com Rio Grande, o Nova Prata voltou a jogar a última divisão do futebol profissional gaúcho.

Em 2016, voltou a disputar a Segundona Gaúcha, terceira e última divisão do Campeonato Gaúcho. Com investimento menor e sem contar com os nomes que formaram a base do clube durante a passagem pela Divisão do Acesso, o Nova Prata até fez boa campanha.

Comandado por Joel Cavalo, avançou até a semifinal da competição, sendo eliminado pelo Guarany, de Bagé, que posteriormente conquistou o título e a única vaga de acesso daquele ano.

Restou ao Nova Prata a terceira posição e por conta do regulamento da atual competição (aonde somente o campeão garantia o acesso), manteve-se mais uma vez na Segundona.

Em 2017, o clube apostou na volta do professor Everaldo Medeiros para conquistar o acesso. No primeiro jogo diante de sua torcida, foi goleado pela Equipe B do Grêmio por 4 X 0.

A equipe não conseguiu uma regularidade e somou apenas dois pontos nas primeiras nove rodadas. Uma improvável recuperação (graças a duas boas vitórias contra Três Passos e Elite jogando em casa).

As boas atuações do atacante “Tanque González levaram a equipe a sonhar com a classificação para a segunda fase, mas a derrota por 5 X 0 diante do Três Passos decretou a eliminação do time na última rodada.

A falta de experiência do elenco montado às pressas, a dificuldade para inscrever os atletas estrangeiros e o péssimo início de competição, contribuíram para que a Associação Nova Prata realizasse a pior de suas campanhas desde o profissionalismo: apenas oito pontos conquistados em 36 possíveis.


2018.


2018.

2017.


2017.


2016.


2015.


2014.


2014.


2013.


2013.


2012.

2012