domingo, 6 de outubro de 2019

Clubes históricos do Maranhão que desapareceram


O jornal "O Imparcial", de São Luís (MA), publicou reportagem lembrando de times históricos que passaram, mas deixaram sua marca no esporte. É uma viagem no tempo para conhecer alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais.

1. FABRIL ATHLETIC CLUB


Fabril Atlétic Club, o popular F.A.C, primeiro clube da história do futebol maranhense. 

O Fabril Athletic Club (FAC) foi fundado oficialmente em 27 de outubro de 1907. Essa equipe é emblemática justamente porque foi criada por Joaquim Moreira Alves dos Santos, o Nhozinho Santos, responsável por trazer o futebol, para o Maranhão. 

Depois de estudar em Liverpool, na Inglaterra, Nhozinho Santos voltou para São Luís quando recebeu a notícia da morte de seu pai, Crispim Alves dos Santos, dono da companhia Fabril Maranhense, conhecida como Fábrica Santa Isabel, e em sua bagagem trouxe conhecimentos e acessórios relacionados ao esporte, como bolas, chuteiras, apitos e as regras.

Nessa época existiam muitas empresas estrangeiras, como a dos ingleses. Estes acabaram se juntando com Nhozinho para treinar futebol, em uma parte do terreno ao lado da fábrica, onde se encontra hoje a Igreja Universal do Reino de Deus e o antigo Cegel, no Canto da Fabril. 

Neste momento surgia o Fabril Atlétic Club (FAC), o primeiro clube de futebol do Maranhão. Suas cores oficiais eram vermelho, preto e branco. A extinção do time “Fabrilense”, começou a se desenhar em 1914, quando de uma grave crise econômica na fábrica, que acabou atingindo o clube e paralisando suas atividades.

Ele ressurgiu em 1916 e permaneceu na ativa até 1923, ano que marcou o fim de um histórico time maranhense.


Fabril Athletic Club em 1905.


2. SPORT CLUB LUSO BRASILEIRO



O Sport Club Luso Brasileiro foi fundado em 1917, pelo comerciante português Edgar Figueira. Sua sede ficava na Praça João Lisboa, e o campo na Quinta do Monteiro na Rua do Passeio ao lado do Hospital Português. 

Apesar do “Luso” ser fundado por um português o clube não tinha as cores de Portugal, suas cores oficiais eram azuis e brancas.

O clube se tornou importante com a inclusão dos antigos associados do primeiro time maranhense, o Atlétic Club Fabril, começando assim uma nova força do nosso futebol, com a esperança de estruturar o futebol no Estado.

O Luso Brasileiro foi o primeiro campeão maranhense em sua edição em 1918, e conseguindo ser oito vezes campeão em 1919, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1927 do campeonato.

No dia 13 de agosto de 1929, a equipe do Luso Brasileiro fez a última partida de sua breve, mas gloriosa história, ao vencer o Independência, de Manaus, por 3 X 1. 

Após a partida, Tarquinio Lopes Filho, diretor de Esportes do Luso Brasileiro, abraçou cordialmente os jogadores do time vitorioso e, depois de justificar os motivos da deliberação que tomou, comunicou a resolução do Luso em desaparecer das competições esportivas do futebol. Assim, chegava ao fim o maior time de futebol do Maranhão da época.



3. VITÓRIA DO MAR FUTEBOL CLUBE


O Vitória do Mar foi fundado no dia 7 de setembro de 1949 por empregados do porto de São Luís, suas cores oficiais foram o verde e o amarelo.

Em 1952, o clube solicitou inscrição para o Campeonato Maranhense, e logo no seu primeiro campeonato conquistou o título de forma invicta, assustando os grandes times do Estado, mas parou por ai, esse foi o único título do clube.

Os grandes destaques daquele time foram os jogadores Ivan e Gafanhoto os artilheiros naquele campeonato. A base da equipe campeã era treinada pelo ex-zagueiro motense Waldemar Almeida, tendo assim sua história no Futebol Maranhense.

 O clube maranhense encerrou em 1990, com problemas financeiros, mantendo apenas atividades esportivas para seus associados, mas a equipe disputou seu último Campeonato Maranhense no ano de 1994, quando já não apresentava as mínimas condições de participar de competições profissionais.



4 - SOCIEDADE ESPORTIVA TUPAN



Sociedade Esportiva Tupan foi um clube da cidade de São Luís, nasceu depois de uma dissidência de dirigentes do extinto Tupi, onde criaram um outro time dando o nome de Tupan, onde seu nome tem origem a um deus dos índios. 

Sua sede ficava localizada na rua dos Acapus, no bairro do Renascença em São Luís, e com seu nome indígena, o que chamava mais atenção, era sua sede oficial em formato de oca. 

O Tupan teve várias participações no campeonato maranhense, sendo três vezes campeão da competição nos anos de 1932, 1935 e 1938. 

Do Tupan saíram o goleiro Clemer (ex-Moto Club, Portuguesa (SP) e Internacional (RS) e o atacante Airton Oliveira (Fiorentina da Itália), (pai do já falecido jogador Zezico) e hoje naturalizado belga e mais conhecido na Europa como “Oliverrá” (disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Bélgica). 

A Sociedade Esportiva Tupan disputou pela última vez o Campeonato Maranhense em 1994 deixando assim saudades de um grande clube maranhense.

5 - FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE


O Ferroviário Esporte Clube foi fundado em 1941, por funcionários da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, o clube ostentava as cores vermelho verde e branco. 

O F.E.C como era conhecido, foi incorporada à RFFSA em 1957, e sua primeira participação no Campeonato Maranhense foi em 1954, que logo na sua estreia, a equipe do “Ferrim” ficou na última colocação no campeonato. 

Seu primeiro título estadual foi em 1957 com uma campanha impecável, seis vitórias e dois empates em 8 partidas, e logo no ano seguinte conquistou seu segundo título em 1958, e deixou também deixou registrado como Campeão Maranhense nos anos de 1971 e 1973. 

Foi o primeiro time maranhense a participar de uma competição nacional de clubes: a Taça Brasil de Futebol de 1959, competição essa reconhecida hoje como Brasileirão. 

Dos clubes em atividade no futebol maranhense, o Ferroviário foi responsável pelo aparecimento de grandes valores do futebol maranhense, onde se destacava o craque Carlos Alberto, Santana (chegou a ir para o Fluminense do Rio de Janeiro), e os zagueiro Santos e Negão que ficaram na memória do torcedor. 

Por causa dos problemas administrativos, financeiros e com discórdia dos empresários com a FMD, o “Ferrim”, deixou de competir e desativou o time profissional.