quarta-feira, 13 de julho de 2011
A Locomotiva Grená
Histórico
A Desportiva Capixaba é um clube de futebol da cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Fundada no dia 17 de junho de 1963 com o nome de Desportiva Ferroviária (na época administrada pela Companhia Vale do Rio Doce), é um dos principais clubes do Espírito Santo. Possui 16 estaduais, 1 Série B de 2005 e uma Copa Espírito Santo de 2008, entre outro títulos menores, além é claro de participações na Série A do Brasileirão. Também possui de acordo com as pesquisas a segunda maior torcida entre os clubes capixabas. É conhecida como “Grená”, “Locomotiva” e “Tiva”.
O clube nasceu Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, em 17 de junho de 1963, como resultado da fusão de Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos formados por ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce. Foi a própria diretoria da empresa que tomou a iniciativa de fomentar a união, pois seus funcionários viviam à porta dos diretores pedindo ajuda para os cinco clubes isoladamente.
A primeira diretoria da Desportiva Ferroviária foi formada por João Carlos F. Linhares, presidente de honra; José Coradini, presidente executivo; Ludgero César Sarcinelli Garcia, vice-presidente; Lino Santos Gomes, assessor; além de mais 33 pessoas, todas estas com funções subalternas.
Em 1964 o clube da Vale do Rio Doce conquistou seu primeiro estadual, o primeiro de muitos que viriam pela frente. Em 1965 repetiu a dose.
Para incentivar a união, a companhia prometeu – e depois cumpriu – construir um estádio e doá-lo ao novo clube. Assim, surgiu o Estádio Engenheiro Araripe em 1966, em Jardim América, Cariacica (ES), então com capacidade para 36 mil torcedores.
Em 1967 voltou a ser campeão capixaba, feito que também se repetiu em 1972. Em 1973 a “Tiva” estreou na elite do futebol brasileiro, sendo que o representante do Espírito Santo ficou em 27° lugar no geral. Em 1974 foi campeã capixaba em cima do Rio Branco, tendo direito de disputar o Brasileirão mais uma vez no ano de 1975, onde fez uma campanha fraca, ficando na 37° posição.
Voltou a ser campeã capixaba em 1977 e ficou em uma posição ruim em 1978. Conquistou um tricampeonato capixaba entre 1979 e 1981, voltando a conquistar o “Capixabão” em 1984, quando foi campeão vencendo o Rio Branco por 2 x 0 no quadrangular final. Em 1986 repetiu a dose e venceu o campeonato.
Em 1989 ganhou mais um “Capixabão”, época em que os times do interior começavam a ter o domínio dos títulos. Disputou a sua primeira Copa do Brasil em 1990, quando foi eliminada na primeira fase pelo Botafogo.
A Desportiva sempre revelou bons jogadores nas suas divisões de base. As duas principais revelações do grená já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: o meia Geovani e o ponta-esquerda Sávio. Ambos começaram nas escolinhas do clube de Jardim América. Geovani nasceu em Cariacica, pertinho da sede do Desportiva e foi lançado aos 16 anos no time profissional. É o maior ídolo da história do clube. Sávio deixou a Desportiva mais cedo, aos 14 anos, indo para o Flamengo, onde projetou-se a ponto de chegar à Seleção Brasileira.
Os anos 90 marcaram uma nova fase na era da Desportiva, mas antes o clube fez boas campanhas, ganhando os títulos de 1992, 1994 e 1996.
A “Locomotiva Grená” fez uma excelente campanha na Série B de 1998, passando pela primeira fase, eliminando a Tuna Luso, passando pela terceira fase e chegando ao decisivo quadrangular final, onde disputou o acesso pau-a-pau com o Gama, Botafogo-SP e Londrina. O clube grená tentou muito, mas não conseguiu o acesso, que foi impedido após ser goleado pelo Botafogo no Santa Cruz por 5 x 1.
Em maio de 1999 após longas negociações, a Desportiva Ferroviária anunciou o início de uma nova fase em sua história: a de clube-empresa, conforme a Lei Pelé, vendendo 51% de suas ações para o grupo Frannel, de derivados de petróleo, e passando a chamar-se Desportiva Capixaba S.A. O clube passou a ser comandado por Marcelo Villa-Forte, no qual o clube começou o seu calvário.
Em 1999 o clube grená fez péssima campanha na Série B, mas não rebaixou por conta da bagunça ocorrida no campeonato. A má campanha se repetiu em 2000, mas ao mesmo tempo ganhou o estadual.
Em 2001 não conseguiu ser campeão capixaba e foi rebaixado para a Série C do Brasileirão, juntamente com o também capixaba Serra. No ano seguinte foi rebaixada em pleno “Capixabão”, voltando em 2004 após o vice campeonato de 2003, perdendo o título para o Vilavelhense. O clube estava sem dienheiro e em dívidas.
Em 2005 se licenciou das competições, tendo que disputar a Segunda Divisão em 2006, onde foi eliminada ainda na primeira fase do torneio, parecia o início do final daquele clube tradicional do futebol brasileiro.
Mas em 2007 o clube grená teve uma reviravolta, conseguiu o acesso e chegou até a final contra o Rio Bananal, vencendo por 3 x 1 no Engenheiro Araripe com mais de 15 mil grenás no estádio, assim conquistando o título da Segunda Divisão do Espírito Santo.
Em 2008 contou com o reforço de Sávio, revelado pelo clube e ex-jogador do Flamengo e Real Madrid-ESP. Porém o brilho do atacante no clube não adiantaram muita coisa, já que o clube lutou contra o rebaixamento, mas acabou por escapar do descenso. No mesmo ano de 2008 disputou a Copa ES e fez uma grande campanha, chegando ao título do torneio em cima do maior rival Rio Branco no Engenheiro Araripe lotado, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2009.
No ano de 2009 também fez uma pífia campanha no estadual, não conseguindo nem manter a grandeza da equipe, senda eliminada na primeira fase, já na Copa do Brasil teve insucesso e foi eliminada precocemente pelo Fortaleza.
Em 2010 sufoco para a torcida grená, já que mesmo com os gols de Zé Afonso pela Desportiva, a “Locomotiva” foi rebaixada novamente para a segunda divisão, porém entrou nos tribunais para vencer o Espírito Santo de Anchieta. A briga se arrasta até hoje, mas está prevalecendo o rebaixamento da tradicional equipe de Cariacica.
Estádio Engenheiro Alencar de Araripe
Local: Cariacica (ES)
Capacidade: 20.000 pessoas
Inauguração: 16 de janeiro de 1966, no jogo Desportiva 0 x 3 América (RJ)
Primeiro Gol: Roberto Almeida, da Desportiva (contra)
Recorde de Público: 27.600 pagantes, no jogo entre Flamengo 0 x 1 Vitória, em 1995
Propriedade: Desportiva Capixaba
Observação: Alencar de Araripe foi engenheiro da Vale do Rio Doce e morreu antes da construção do estádio. Jardim América é o bairro em que o estádio fica localizado
2008. Campeã da Copa Espirito Santo.
2007. Campeã da Segunda Divisão Capixaba.
2000. Campeã capixaba.
Entrada no gramado do Estádio Engeneheiro Araripe, no final dos anos 90.
1996. Campeã capixaba.
1994. Campeã capixaba.
1992. Campeã capixaba.
1986. Campeã capixaba.
1984. Campeã capixaba.
1974. Campeã capixaba.
1964. Campeã capixaba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Este estádio está situado praticamente na divisa com o municipio de vila velha menos de 100 metros, mesma distancia de uma ponte que atravessa a baia de vitoria chegando a capital vitoria. cariacica fica na grande vitoria e tem tambem o hoje famoso e remodelado estádio kleber andrade.
Queria ver uma foto minha no time campeão de 1994(Jorge Luiz)
Postar um comentário